Tekoha Guasu IV - Educação Patrimonial Material e Imaterial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Anderson
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Barbosa, Welita, Louvain, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: http://dspace.unila.edu.br/123456789/4632
Resumo: Tekoha Guasu em guarani significa “Aldeia Grande” ou “Nossa Grande Aldeia”, um conceito subjetivo que denota a uma concepção coletiva de pertencimento e comunidade. Partindo dessa concepção, o projeto de extensão de educação patrimonial Tekoha Guasu criou o Pré-Vestibular Comunitário, um curso gratuito voltado para o público externo, somando preparação para o ENEM com a promoção dos direitos culturais. Com o objetivo de convocar “nossa aldeia” para debates interdisciplinares sempre aos sábados no próprio campus universitário da Unila, o projeto promove a reflexão sobre temas relacionados ao Exame, congregando cultura, identidade e memória, mas, sobretudo busca encurtar as distâncias entre nossa universidade e a sociedade iguaçuense. Identifica-se uma grande necessidade dos estudantes universitários terem um espaço para desenvolverem suas habilidades didático-pedagógicas, bem como uma demanda da comunidade externa por preparação para ingressar no ensino superior. Somando-se a isso, a Unila possui salas de aula disponíveis nos finais de semana e em seu entorno territorial há várias escolas estaduais. A partir da junção desses elementos, o projeto vem conseguindo alcançar seus objetivos, devido principalmente ao trabalho dedicado e altruísta da sua equipe de professores voluntários e dos cursistas, que possuem um espaço para aprender ensinando e ensinar aprendendo. Para além da preparação para a realização do ENEM, uma avaliação pontual e anual que constitui um mecanismo de restrição, já superado em muitos países, é necessário principalmente fomentar a ideia da Educação Superior não como um privilégio, mas como um Direito Universal. Alinhado a esse entendimento, no contexto da integração na tríplice fronteira, é de suma importância a construção de uma valorização cultural diversificada em prol da consolidação dos direitos culturais fundamentais para uma cidadania latino-americana plena. A educação patrimonial escolar não é o único meio para se chegar a tais anseios, mas indubitavelmente é um dos mais indispensáveis.
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