Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4576 |
Resumo: | Este projeto tem como objetivo geral produzir uma experiência coletiva a partir do encontro entre várias entidades que trabalham a arte mural na América Latina e o Caribe, com o fim de sistematizar e consolidar um material pedagógico sobre as práticas da educação popular no continente. Como exercício de difusão e projeção da proposta, foram realizadas várias ações, entre elas curso de formação de formadores para educadores populares e da rede pública da educação municipal de Foz, em parceria com o SINPREFI, a partir de sua própria demanda à UNILA. Além desse trabalho, em 2018 iniciamos atuação com as crianças da Ocupação Bubas, com oficinas e espaços coletivos de aprendizagem. A intencionalidade é a de explicitar a educação popular como premissa e princípio organizativo para e desde o popular. A referência metodológica é da pesquisa-ação ancorada no materialismo histórico dialético como método que analisa a realidade com vistas a potencializálas. |
id |
UNIL_d0aadc71122f867e7eb31358160522f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4576 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.Educação popularmovimentos sociaisterritórioluta de classesresistênciasExtensãoSEUNISIEPEEste projeto tem como objetivo geral produzir uma experiência coletiva a partir do encontro entre várias entidades que trabalham a arte mural na América Latina e o Caribe, com o fim de sistematizar e consolidar um material pedagógico sobre as práticas da educação popular no continente. Como exercício de difusão e projeção da proposta, foram realizadas várias ações, entre elas curso de formação de formadores para educadores populares e da rede pública da educação municipal de Foz, em parceria com o SINPREFI, a partir de sua própria demanda à UNILA. Além desse trabalho, em 2018 iniciamos atuação com as crianças da Ocupação Bubas, com oficinas e espaços coletivos de aprendizagem. A intencionalidade é a de explicitar a educação popular como premissa e princípio organizativo para e desde o popular. A referência metodológica é da pesquisa-ação ancorada no materialismo histórico dialético como método que analisa a realidade com vistas a potencializálas.Proex/Unila2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, Mariana GomesARAÚJO, Dâmaris Starling FerreiraMORALES, Lívia Fernandareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:44:42Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4576Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:44:42Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina. |
title |
Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina. |
spellingShingle |
Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina. OLIVEIRA, Mariana Gomes Educação popular movimentos sociais território luta de classes resistências Extensão SEUNI SIEPE |
title_short |
Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina. |
title_full |
Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina. |
title_fullStr |
Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina. |
title_full_unstemmed |
Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina. |
title_sort |
Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina. |
author |
OLIVEIRA, Mariana Gomes |
author_facet |
OLIVEIRA, Mariana Gomes ARAÚJO, Dâmaris Starling Ferreira MORALES, Lívia Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
ARAÚJO, Dâmaris Starling Ferreira MORALES, Lívia Fernanda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Mariana Gomes ARAÚJO, Dâmaris Starling Ferreira MORALES, Lívia Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação popular movimentos sociais território luta de classes resistências Extensão SEUNI SIEPE |
topic |
Educação popular movimentos sociais território luta de classes resistências Extensão SEUNI SIEPE |
description |
Este projeto tem como objetivo geral produzir uma experiência coletiva a partir do encontro entre várias entidades que trabalham a arte mural na América Latina e o Caribe, com o fim de sistematizar e consolidar um material pedagógico sobre as práticas da educação popular no continente. Como exercício de difusão e projeção da proposta, foram realizadas várias ações, entre elas curso de formação de formadores para educadores populares e da rede pública da educação municipal de Foz, em parceria com o SINPREFI, a partir de sua própria demanda à UNILA. Além desse trabalho, em 2018 iniciamos atuação com as crianças da Ocupação Bubas, com oficinas e espaços coletivos de aprendizagem. A intencionalidade é a de explicitar a educação popular como premissa e princípio organizativo para e desde o popular. A referência metodológica é da pesquisa-ação ancorada no materialismo histórico dialético como método que analisa a realidade com vistas a potencializálas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4576 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
publisher.none.fl_str_mv |
Proex/Unila |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285244418392064 |