Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Mariana Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ARAÚJO, Dâmaris Starling Ferreira, MORALES, Lívia Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4576
Resumo: Este projeto tem como objetivo geral produzir uma experiência coletiva a partir do encontro entre várias entidades que trabalham a arte mural na América Latina e o Caribe, com o fim de sistematizar e consolidar um material pedagógico sobre as práticas da educação popular no continente. Como exercício de difusão e projeção da proposta, foram realizadas várias ações, entre elas curso de formação de formadores para educadores populares e da rede pública da educação municipal de Foz, em parceria com o SINPREFI, a partir de sua própria demanda à UNILA. Além desse trabalho, em 2018 iniciamos atuação com as crianças da Ocupação Bubas, com oficinas e espaços coletivos de aprendizagem. A intencionalidade é a de explicitar a educação popular como premissa e princípio organizativo para e desde o popular. A referência metodológica é da pesquisa-ação ancorada no materialismo histórico dialético como método que analisa a realidade com vistas a potencializálas.
id UNIL_d0aadc71122f867e7eb31358160522f7
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4576
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.Educação popularmovimentos sociaisterritórioluta de classesresistênciasExtensãoSEUNISIEPEEste projeto tem como objetivo geral produzir uma experiência coletiva a partir do encontro entre várias entidades que trabalham a arte mural na América Latina e o Caribe, com o fim de sistematizar e consolidar um material pedagógico sobre as práticas da educação popular no continente. Como exercício de difusão e projeção da proposta, foram realizadas várias ações, entre elas curso de formação de formadores para educadores populares e da rede pública da educação municipal de Foz, em parceria com o SINPREFI, a partir de sua própria demanda à UNILA. Além desse trabalho, em 2018 iniciamos atuação com as crianças da Ocupação Bubas, com oficinas e espaços coletivos de aprendizagem. A intencionalidade é a de explicitar a educação popular como premissa e princípio organizativo para e desde o popular. A referência metodológica é da pesquisa-ação ancorada no materialismo histórico dialético como método que analisa a realidade com vistas a potencializálas.Proex/Unila2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessOLIVEIRA, Mariana GomesARAÚJO, Dâmaris Starling FerreiraMORALES, Lívia Fernandareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:44:42Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4576Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:44:42Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.
title Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.
spellingShingle Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.
OLIVEIRA, Mariana Gomes
Educação popular
movimentos sociais
território
luta de classes
resistências
Extensão
SEUNI
SIEPE
title_short Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.
title_full Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.
title_fullStr Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.
title_full_unstemmed Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.
title_sort Formação de Formadores: A história das resistências e da educação popular através das imagens murais na América Latina.
author OLIVEIRA, Mariana Gomes
author_facet OLIVEIRA, Mariana Gomes
ARAÚJO, Dâmaris Starling Ferreira
MORALES, Lívia Fernanda
author_role author
author2 ARAÚJO, Dâmaris Starling Ferreira
MORALES, Lívia Fernanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Mariana Gomes
ARAÚJO, Dâmaris Starling Ferreira
MORALES, Lívia Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular
movimentos sociais
território
luta de classes
resistências
Extensão
SEUNI
SIEPE
topic Educação popular
movimentos sociais
território
luta de classes
resistências
Extensão
SEUNI
SIEPE
description Este projeto tem como objetivo geral produzir uma experiência coletiva a partir do encontro entre várias entidades que trabalham a arte mural na América Latina e o Caribe, com o fim de sistematizar e consolidar um material pedagógico sobre as práticas da educação popular no continente. Como exercício de difusão e projeção da proposta, foram realizadas várias ações, entre elas curso de formação de formadores para educadores populares e da rede pública da educação municipal de Foz, em parceria com o SINPREFI, a partir de sua própria demanda à UNILA. Além desse trabalho, em 2018 iniciamos atuação com as crianças da Ocupação Bubas, com oficinas e espaços coletivos de aprendizagem. A intencionalidade é a de explicitar a educação popular como premissa e princípio organizativo para e desde o popular. A referência metodológica é da pesquisa-ação ancorada no materialismo histórico dialético como método que analisa a realidade com vistas a potencializálas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4576
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285244418392064