As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/931 |
Resumo: | Anais do II Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Relações Internacionais II - 03/07/13 – 13h30 às 18h30 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 01 – Sala 03 |
id |
UNIL_d79dc664e711ab17bef8a0a4f64345af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/931 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e EquadorAmérica LatinaEducaçãoMovimento indígenaIntegraçãoNeoliberalismoAnais do II Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Relações Internacionais II - 03/07/13 – 13h30 às 18h30 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 01 – Sala 03O presente trabalho, ainda em andamento, se insere no projeto de pesquisa ”Bases para repensar la integraci ́on latinoamericana desde l ́os planteos y l ̃as pr ́acticas epistˆemico-pol ́ ıticas del Movimiento Ind ́ ıgena en Am ́erica Latina”, trata de investigar as propostas educacionais dos movimentos ind ́ ıgenas na Bol ́ ıvia e Equador, enquanto contraproposta aos modelos tradicionais de ensino que n ̃ao abarcam a realidade desses grupos. Analisa-se tamb ́em, os impactos das interven ̧c ̃ oes dos organismos internacionais que, diante da crise que se instalara no continente ap ́os a denominada crise do petr ́oleo, deliberam pol ́ ıticas de a ̧c ̃oes neoliberais para conten ̧c ̃ao da crise, sobretudo ao final da d ́ecada de 1980 e durante os anos 90. A Am ́erica Latina, a partir das u ́ ltimas d ́ecadas do s ́eculo XX e in ́ ıcio do XXI, tˆem passado por not ́orias mudan ̧cas no que concerne a sua conjuntura pol ́ ıtica e social. Parte dessas mudan ̧cas conta com a participa ̧c ̃ ao dos movimentos sociais que tem conseguido se organizar de modo a lutar por espa ̧co na repre- senta ̧c ̃ ao pol ́ ıtica. Um desses movimentos sociais ́e os dos ind ́ ıgenas, que, por s ́eculos foram colocados ` a margem da sociedade. Este trabalho parte do principio de que a educa ̧c ̃ao ́e um dos mecanismos de integra ̧c ̃ao latino-americana, esta entendida enquanto instrumento de forma ̧c ̃ ao, conscientiza ̧c ̃ao e emancipa ̧c ̃ao do sujeito. Sendo assim, a integra ̧c ̃ ao que se busca apresentar aqui, ́e aquela cujas barreiras ultrapassem as rela ̧c ̃oes econˆomicas e perpasse o campo cultural e social de integra ̧c ̃ao na regi ̃ao. A op ̧c ̃ao pela Bol ́ ıvia, deve-se ao fato de que nos u ́ ltimos anos a organiza ̧c ̃ao dos movimentos ind ́ ıgenas- estes que correspondem cerca de 60% da popula ̧c ̃ ao na Bol ́ ıvia- contribu ́ ıram de forma enf ́atica para o processo destitui ̧c ̃ao dessas pol ́ ıticas liberalizantes em um per ́ ıodo turbulento no ciclo que se estende de 2000 at ́e 2006, onde o pa ́ ıs chegou a ter sete presidentes. A Bol ́ ıvia foi o primeiro pa ́ ıs a ser analisado nessas condi ̧c ̃ oes aqui apresentadas. Tais dados est ̃ao sendo obtidos por meio de an ́alise de documentos e relat ́ orios do governo, de movimentos sociais e de organiza ̧c ̃oes n ̃ao governamentais para melhor an ́alise de conjuntura.Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)2013-07-03info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Aline CristinaFriggeri, Félix PabloDulci, Tereza Maria Spyerreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:38:20Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/931Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:38:20Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador |
title |
As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador |
spellingShingle |
As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador Paiva, Aline Cristina América Latina Educação Movimento indígena Integração Neoliberalismo |
title_short |
As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador |
title_full |
As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador |
title_fullStr |
As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador |
title_full_unstemmed |
As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador |
title_sort |
As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador |
author |
Paiva, Aline Cristina |
author_facet |
Paiva, Aline Cristina Friggeri, Félix Pablo Dulci, Tereza Maria Spyer |
author_role |
author |
author2 |
Friggeri, Félix Pablo Dulci, Tereza Maria Spyer |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Aline Cristina Friggeri, Félix Pablo Dulci, Tereza Maria Spyer |
dc.subject.por.fl_str_mv |
América Latina Educação Movimento indígena Integração Neoliberalismo |
topic |
América Latina Educação Movimento indígena Integração Neoliberalismo |
description |
Anais do II Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Relações Internacionais II - 03/07/13 – 13h30 às 18h30 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 01 – Sala 03 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/931 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285263571681280 |