As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Aline Cristina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Friggeri, Félix Pablo, Dulci, Tereza Maria Spyer
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/931
Resumo: Anais do II Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Relações Internacionais II - 03/07/13 – 13h30 às 18h30 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 01 – Sala 03
id UNIL_d79dc664e711ab17bef8a0a4f64345af
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/931
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e EquadorAmérica LatinaEducaçãoMovimento indígenaIntegraçãoNeoliberalismoAnais do II Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Relações Internacionais II - 03/07/13 – 13h30 às 18h30 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 01 – Sala 03O presente trabalho, ainda em andamento, se insere no projeto de pesquisa ”Bases para repensar la integraci ́on latinoamericana desde l ́os planteos y l ̃as pr ́acticas epistˆemico-pol ́ ıticas del Movimiento Ind ́ ıgena en Am ́erica Latina”, trata de investigar as propostas educacionais dos movimentos ind ́ ıgenas na Bol ́ ıvia e Equador, enquanto contraproposta aos modelos tradicionais de ensino que n ̃ao abarcam a realidade desses grupos. Analisa-se tamb ́em, os impactos das interven ̧c ̃ oes dos organismos internacionais que, diante da crise que se instalara no continente ap ́os a denominada crise do petr ́oleo, deliberam pol ́ ıticas de a ̧c ̃oes neoliberais para conten ̧c ̃ao da crise, sobretudo ao final da d ́ecada de 1980 e durante os anos 90. A Am ́erica Latina, a partir das u ́ ltimas d ́ecadas do s ́eculo XX e in ́ ıcio do XXI, tˆem passado por not ́orias mudan ̧cas no que concerne a sua conjuntura pol ́ ıtica e social. Parte dessas mudan ̧cas conta com a participa ̧c ̃ ao dos movimentos sociais que tem conseguido se organizar de modo a lutar por espa ̧co na repre- senta ̧c ̃ ao pol ́ ıtica. Um desses movimentos sociais ́e os dos ind ́ ıgenas, que, por s ́eculos foram colocados ` a margem da sociedade. Este trabalho parte do principio de que a educa ̧c ̃ao ́e um dos mecanismos de integra ̧c ̃ao latino-americana, esta entendida enquanto instrumento de forma ̧c ̃ ao, conscientiza ̧c ̃ao e emancipa ̧c ̃ao do sujeito. Sendo assim, a integra ̧c ̃ ao que se busca apresentar aqui, ́e aquela cujas barreiras ultrapassem as rela ̧c ̃oes econˆomicas e perpasse o campo cultural e social de integra ̧c ̃ao na regi ̃ao. A op ̧c ̃ao pela Bol ́ ıvia, deve-se ao fato de que nos u ́ ltimos anos a organiza ̧c ̃ao dos movimentos ind ́ ıgenas- estes que correspondem cerca de 60% da popula ̧c ̃ ao na Bol ́ ıvia- contribu ́ ıram de forma enf ́atica para o processo destitui ̧c ̃ao dessas pol ́ ıticas liberalizantes em um per ́ ıodo turbulento no ciclo que se estende de 2000 at ́e 2006, onde o pa ́ ıs chegou a ter sete presidentes. A Bol ́ ıvia foi o primeiro pa ́ ıs a ser analisado nessas condi ̧c ̃ oes aqui apresentadas. Tais dados est ̃ao sendo obtidos por meio de an ́alise de documentos e relat ́ orios do governo, de movimentos sociais e de organiza ̧c ̃oes n ̃ao governamentais para melhor an ́alise de conjuntura.Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)2013-07-03info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Aline CristinaFriggeri, Félix PabloDulci, Tereza Maria Spyerreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:38:20Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/931Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:38:20Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador
title As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador
spellingShingle As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador
Paiva, Aline Cristina
América Latina
Educação
Movimento indígena
Integração
Neoliberalismo
title_short As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador
title_full As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador
title_fullStr As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador
title_full_unstemmed As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador
title_sort As práticas e propostas educacionais dos movimentos indígenas para legitimação de espaço e visibilidade frente às propostas políticas do Estado - O caso da Bolívia e Equador
author Paiva, Aline Cristina
author_facet Paiva, Aline Cristina
Friggeri, Félix Pablo
Dulci, Tereza Maria Spyer
author_role author
author2 Friggeri, Félix Pablo
Dulci, Tereza Maria Spyer
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Aline Cristina
Friggeri, Félix Pablo
Dulci, Tereza Maria Spyer
dc.subject.por.fl_str_mv América Latina
Educação
Movimento indígena
Integração
Neoliberalismo
topic América Latina
Educação
Movimento indígena
Integração
Neoliberalismo
description Anais do II Encontro de Iniciação Científica e de Extensão da Unila - Sessão de Relações Internacionais II - 03/07/13 – 13h30 às 18h30 - Unila-PTI - Bloco 09 – Espaço 01 – Sala 03
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/931
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285263571681280