Pasantías del personal de apoyo académico que realizan estudios en gestión universitaria en el marco de la capacitación del MERCOSUR: una mirada a la integración y la cooperación internacional desde el bilingüismo y la multiculturalidad

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Astorga, Sergio Gustavo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5679
Resumo: O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.
id UNIL_d7df0687507e419243a6a00ac1d0b85b
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5679
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Pasantías del personal de apoyo académico que realizan estudios en gestión universitaria en el marco de la capacitación del MERCOSUR: una mirada a la integración y la cooperación internacional desde el bilingüismo y la multiculturalidadGestión universitariaMercado Común del Sur (MERCOSUR)O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.En los primeros años de la década del 2000 en el sistema universitario argentino afloró la necesidad y la pertinencia de diversas estrategias de formación del personal de apoyo académico (codocentes, personal nodocente o no docente –según las acepciones reconocidas en las universidades), teniendo en cuenta diversos factores: la masificación de los estudios superiores, el incremento del presupuesto, las nuevas tecnologías de gestión pública, la internacionalización, la promoción del liderazgo universitario, el desarrollo de la carrera administrativa y las mejoras de las condiciones laborales. Teniendo en cuenta los antecedentes de las estrategias de formación de los trabajadores universitarios y las trabajadoras universitarias, el impacto del Convenio Colectivo de Trabajo (2006), se realiza un análisis comparado de los estudios en gestión y administración universitaria dirigidos en general a personal en servicio dentro de las universidades, dando cuenta de los principales desafíos y oportunidades en el marco de la complejidad de las instituciones y la democratización universitaria en marcha (1).Núcleo de Estudios e Investigaciones en Educación Superior del Mercosur - NUCLEO Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação na América Latina – EducAL/UNILA Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA/UNILA Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais – PROINT/UNILA2019-09-04info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasilhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5679spainfo:eu-repo/semantics/openAccessAstorga, Sergio Gustavoreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:30:44Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5679Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:30:44Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Pasantías del personal de apoyo académico que realizan estudios en gestión universitaria en el marco de la capacitación del MERCOSUR: una mirada a la integración y la cooperación internacional desde el bilingüismo y la multiculturalidad
title Pasantías del personal de apoyo académico que realizan estudios en gestión universitaria en el marco de la capacitación del MERCOSUR: una mirada a la integración y la cooperación internacional desde el bilingüismo y la multiculturalidad
spellingShingle Pasantías del personal de apoyo académico que realizan estudios en gestión universitaria en el marco de la capacitación del MERCOSUR: una mirada a la integración y la cooperación internacional desde el bilingüismo y la multiculturalidad
Astorga, Sergio Gustavo
Gestión universitaria
Mercado Común del Sur (MERCOSUR)
title_short Pasantías del personal de apoyo académico que realizan estudios en gestión universitaria en el marco de la capacitación del MERCOSUR: una mirada a la integración y la cooperación internacional desde el bilingüismo y la multiculturalidad
title_full Pasantías del personal de apoyo académico que realizan estudios en gestión universitaria en el marco de la capacitación del MERCOSUR: una mirada a la integración y la cooperación internacional desde el bilingüismo y la multiculturalidad
title_fullStr Pasantías del personal de apoyo académico que realizan estudios en gestión universitaria en el marco de la capacitación del MERCOSUR: una mirada a la integración y la cooperación internacional desde el bilingüismo y la multiculturalidad
title_full_unstemmed Pasantías del personal de apoyo académico que realizan estudios en gestión universitaria en el marco de la capacitación del MERCOSUR: una mirada a la integración y la cooperación internacional desde el bilingüismo y la multiculturalidad
title_sort Pasantías del personal de apoyo académico que realizan estudios en gestión universitaria en el marco de la capacitación del MERCOSUR: una mirada a la integración y la cooperación internacional desde el bilingüismo y la multiculturalidad
author Astorga, Sergio Gustavo
author_facet Astorga, Sergio Gustavo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Astorga, Sergio Gustavo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestión universitaria
Mercado Común del Sur (MERCOSUR)
topic Gestión universitaria
Mercado Común del Sur (MERCOSUR)
description O CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – CIES 2019 é um evento in- ternacional, que reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação para divulgar a produção científica no campo da Internacionalização do Ensino Superior e fortalecer a cooperação internacional entre diferentes instituições de ensino e grupos de pesquisa no âmbito do MERCOSUL. A iniciativa é fruto de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal da Integra- ção Latino-Americana (UNILA - Brasil), a Universidad Nacional del Litoral (UNL - Argentina), a Uni- versidad Nacional de Asunción (UNA - Paraguay) e a Universidad de la República (UDeLaR - Uru- guay), que atuam em projetos vinculados ao Setor Educacional do MERCOSUL, no Núcleo de Estudos e Investigações em Educação Superior. O evento será realizado nos dias 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 no campus PTI da UNILA, dentro do Parque Tecnológico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. A UNILA, sede do evento, é uma universidade temática criada em 2010 pelo governo federal do Brasil com a missão institucional de formar recursos humanos aptos a contribuir com a integra- ção latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no MERCOSUL. Sua finalidade, portanto, é conver- ter-se em um espaço de encontros, de trocas e de aprendizagem mútua, que reforçam o compro- misso em prol da pertinência, da excelência e da construção sustentável de um mundo melhor.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5679
identifier_str_mv CONGRESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 4, 5 e 6 de Setembro de 2019 - UNILA | Foz do Iguaçu, Brasil
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5679
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285260367233024