Essa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Bruno Moll do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: http://dspace.unila.edu.br/123456789/7733
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.
id UNIL_d7eea40fb43b79e25ca5afabe4bee0c2
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7733
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Nascimento, Bruno Moll do2023-11-17T00:23:38Z2023-11-17T00:23:38Z2023http://dspace.unila.edu.br/123456789/7733Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.Esse trabalho tem como objetivo entender o motivo que leva os jogadores de League os Legends a gastarem dinheiro real com skins, roupas para personagens virtuais que não oferecem qualquer vantagem no jogo e tem como função apenas mudar a aparência dos personagens. Para isso, foi realizada uma netnografia, seguindo os preceitos básicos da antropologia, buscando ir a campo, no caso, jogar o jogo e conversar com jogadores sobre suas experiências dentro do jogo e com skins. Entender como o jogo funciona é essencial para entender a lógica por trás das relações existentes entre jogadores reais e personagens fictícios. Como método de pesquisa, foi utilizada a observação participante, não só dentro do jogo, mas em redes sociais, lives e vídeos e até mesmo participação presencial em eventos oficiais. Foi entendido que a compra de skins vai muito além de uma mera compra lúdica, pois envolve sentimentos e emoções que os jogadores acabam desenvolvendo pelos personagens. As formas como essas afetividades entre jogador/personagem se desenvolvem é muito pautada pelo formato como não só o jogo, mas toda a marca de League of Legends interage com seus jogadores, tanto dentro quanto fora do ambiente virtual. As skins acabam por se torarem a forma mais fácil e expressiva desses jogadores de expressarem seus afetos e alcançarem ao mesmo tempo um sentimento de prazer por estarem jogando com determinados campeões.porskins; jogadores; personagens; campeões; comunidade virtual.Essa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skinsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILAORIGINALEssa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skins.pdfEssa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skins.pdfEssa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skinsapplication/pdf1644599https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/7733/1/Essa%20skin%20d%c3%a1%20mais%20dano%3a%20netnografia%20sobre%20o%20porqu%c3%aa%20dos%20jogadores%20de%20League%20of%20Legends%20%28LOL%29%20comprarem%20skins.pdf5742aa5901a3e05e0d74031e8ad16380MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81867https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/7733/2/license.txt2cc17e5fa028bf681461a82474f236b8MD52123456789/77332023-11-23 13:20:14.37oai:dspace.unila.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362023-11-23T16:20:14Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Essa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skins
title Essa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skins
spellingShingle Essa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skins
Nascimento, Bruno Moll do
skins; jogadores; personagens; campeões; comunidade virtual.
title_short Essa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skins
title_full Essa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skins
title_fullStr Essa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skins
title_full_unstemmed Essa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skins
title_sort Essa skin dá mais dano: netnografia sobre o porquê dos jogadores de League of Legends (LOL) comprarem skins
author Nascimento, Bruno Moll do
author_facet Nascimento, Bruno Moll do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Bruno Moll do
dc.subject.por.fl_str_mv skins; jogadores; personagens; campeões; comunidade virtual.
topic skins; jogadores; personagens; campeões; comunidade virtual.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-17T00:23:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-17T00:23:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br/123456789/7733
url http://dspace.unila.edu.br/123456789/7733
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/7733/1/Essa%20skin%20d%c3%a1%20mais%20dano%3a%20netnografia%20sobre%20o%20porqu%c3%aa%20dos%20jogadores%20de%20League%20of%20Legends%20%28LOL%29%20comprarem%20skins.pdf
https://dspace.unila.edu.br/bitstream/123456789/7733/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5742aa5901a3e05e0d74031e8ad16380
2cc17e5fa028bf681461a82474f236b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797227519736283136