Estudo da influência do dano no amortecimento do concreto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6008 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil de Infraestrutura. |
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Estudo da influência do dano no amortecimento do concretoAmortecimento; dano; concreto; decremento randômico; técnica de excitação por impulso.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil de Infraestrutura.A vibração aleatória é uma das principais solicitações às quais muitas estruturas são submetidas. Consequentemente, a inspeção durante a manufatura das peças estruturais e vida útil ou de serviço, torna-se imprescindível por meio de ferramentas de diagnósticos econômicos e de fácil execução. Nesse sentido, as técnicas e metodologias convencionais de detecção de dano (por exemplo, métodos visuais de detecção) nem sempre são viáveis, motivo pelo qual buscam-se alternativas, especialmente em pequenas peças estruturais, onde há maior risco de falha. A avaliação da condição destas peças é realizada a partir da seleção de um indicador sensível à presença de qualquer variação no comportamento estrutural, assim, através do método de decremento randômico, é possível analisar a evolução do parâmetro dinâmico no tempo. Neste contexto, o método de decremento randômico em conjunto com o método de ajuste de curva para a estimação do parâmetro dinâmico, serão utilizados no presente trabalho para o estudo da influência do dano na taxa de amortecimento de corpos de prova cilíndricos de concreto, submetidos a três valores de carga de compressão uniaxial. Para este fim, foi desenvolvido por parte do autor em conjunto com o orientador, um programa em linguagem MATLAB® a fim de avaliar a sensibilidade do amortecimento ao dano, quando comparando-a as variações de frequências apresentadas no programa. Para tanto, os materiais foram caracterizados e foram realizados ensaios pela técnica de excitação por impulso, utilizando um equipamento também fabricado pelo autor em conjunto com o orientador deste trabalho. Os resultados numéricos obtidos no estado inicial não danificado foram comparados para os diferentes valores de carga aplicadas ao mesmo corpo de prova, gerando na etapa final um gráfico que relaciona a taxa de amortecimento com a amplitude de vibração. Assim, a taxa de amortecimento se apresenta como um indicador altamente sensível ao dano, especialmente em valores de carga menor a 50% da carga última de ruptura dos corpos de prova cilíndricos de concreto.OrientaçãoRamirez Nuñez, Pablo Ariel2020-12-23info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6008porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:40:00Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6008Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:40Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
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