Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, José Jailton
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4178
Resumo: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
id UNIL_dc771916a0eb03fbdf588269c08fb933
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4178
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e usoHistóriaAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Neste trabalho discutimos questões que envolvem o uso de novas linguagens em sala de aula, especialmente na Educação Básica. Na perspectiva da Educação Histórica, procuramos perceber a que fim as diferentes linguagens, como meios, deveriam servir. Entendemos que, embora o debate em torno do assunto, no Brasil, possa ser remetido pelo menos ao final da década de 1980, há problemas na sua compreensão e apropriação na vida prática dos docentes, na forma como são trabalhados em sala de aula. As novas linguagens deveriam ser instrumentos, meios, para uma aprendizagem histórica capaz de desenvolver a competência narrativa dos estudantes, auxiliá-los a pensar historicamente correto. Mas, ao contrário, parece haver um ênfase excessiva nesses meios, sem pensar o fim a que eles deveriam realmente servirEven32018-01-15info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCAMARGO, José Jailton. ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS LINGUAGENS: QUESTÕES DE COMPREENSÃO E USO.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78009-ENSINO-DE-HISTORIA-E-NOVAS-LINGUAGENS--QUESTOES-DE-COMPREENSAO-E-USO>. Acesso em: 05/11/2018 16:58978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, José Jailtonreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:31Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4178Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:31Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
title Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
spellingShingle Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
Camargo, José Jailton
História
title_short Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
title_full Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
title_fullStr Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
title_full_unstemmed Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
title_sort Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
author Camargo, José Jailton
author_facet Camargo, José Jailton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, José Jailton
dc.subject.por.fl_str_mv História
topic História
description Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMARGO, José Jailton. ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS LINGUAGENS: QUESTÕES DE COMPREENSÃO E USO.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78009-ENSINO-DE-HISTORIA-E-NOVAS-LINGUAGENS--QUESTOES-DE-COMPREENSAO-E-USO>. Acesso em: 05/11/2018 16:58
978-85-5722-053-9
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4178
identifier_str_mv CAMARGO, José Jailton. ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS LINGUAGENS: QUESTÕES DE COMPREENSÃO E USO.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78009-ENSINO-DE-HISTORIA-E-NOVAS-LINGUAGENS--QUESTOES-DE-COMPREENSAO-E-USO>. Acesso em: 05/11/2018 16:58
978-85-5722-053-9
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Even3
publisher.none.fl_str_mv Even3
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285238029418496