Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4178 |
Resumo: | Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. |
id |
UNIL_dc771916a0eb03fbdf588269c08fb933 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4178 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e usoHistóriaAnais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017.Neste trabalho discutimos questões que envolvem o uso de novas linguagens em sala de aula, especialmente na Educação Básica. Na perspectiva da Educação Histórica, procuramos perceber a que fim as diferentes linguagens, como meios, deveriam servir. Entendemos que, embora o debate em torno do assunto, no Brasil, possa ser remetido pelo menos ao final da década de 1980, há problemas na sua compreensão e apropriação na vida prática dos docentes, na forma como são trabalhados em sala de aula. As novas linguagens deveriam ser instrumentos, meios, para uma aprendizagem histórica capaz de desenvolver a competência narrativa dos estudantes, auxiliá-los a pensar historicamente correto. Mas, ao contrário, parece haver um ênfase excessiva nesses meios, sem pensar o fim a que eles deveriam realmente servirEven32018-01-15info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCAMARGO, José Jailton. ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS LINGUAGENS: QUESTÕES DE COMPREENSÃO E USO.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78009-ENSINO-DE-HISTORIA-E-NOVAS-LINGUAGENS--QUESTOES-DE-COMPREENSAO-E-USO>. Acesso em: 05/11/2018 16:58978-85-5722-053-9https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, José Jailtonreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:31:31Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4178Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:31:31Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso |
title |
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso |
spellingShingle |
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso Camargo, José Jailton História |
title_short |
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso |
title_full |
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso |
title_fullStr |
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso |
title_full_unstemmed |
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso |
title_sort |
Ensino de história e novas linguagens: questões de compreensão e uso |
author |
Camargo, José Jailton |
author_facet |
Camargo, José Jailton |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, José Jailton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História |
topic |
História |
description |
Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educaão História - teoria, pesquisa e prática - I Encontro da AIPEDH - Associação Iber-Americana de Pesquisadores em Educação História, realizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana, entre 02, 03 e 04 de agosto de 2017. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CAMARGO, José Jailton. ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS LINGUAGENS: QUESTÕES DE COMPREENSÃO E USO.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78009-ENSINO-DE-HISTORIA-E-NOVAS-LINGUAGENS--QUESTOES-DE-COMPREENSAO-E-USO>. Acesso em: 05/11/2018 16:58 978-85-5722-053-9 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4178 |
identifier_str_mv |
CAMARGO, José Jailton. ENSINO DE HISTÓRIA E NOVAS LINGUAGENS: QUESTÕES DE COMPREENSÃO E USO.. In: Anais do XVII Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica - Teoria, Pesquisa e Prática. Anais...Foz do Iguaçu(PR) UNILA, 2017. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/jornadaseh2017/78009-ENSINO-DE-HISTORIA-E-NOVAS-LINGUAGENS--QUESTOES-DE-COMPREENSAO-E-USO>. Acesso em: 05/11/2018 16:58 978-85-5722-053-9 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
publisher.none.fl_str_mv |
Even3 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285238029418496 |