Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Yasmin Fernandes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Acosta Acevedo, Andrés Camilo, Maia, Francisca Paula Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4610
Resumo: O curso de extensão “Português Para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade” surgiu a partir da necessidade do ensino de português para os estrangeiros que residem na região, seja por questões de trabalho ou outras razões como estudo e que necessitam usar o português diariamente. Seguindo uma abordagem variacionista e integracionista, cada aula do curso possui um tema e a língua é ensinada em seu uso real, considerando as variações e a diversidade cultural. Sendo um dos fundamentos do curso a concepção de variação e interferência entre as línguas, o conceito de erro não faz parte desse trabalho, esse é visto como interferências ou desvios. Esse trabalho visa a refletir sobre o ensino tradicionalmente feito do português para estrangeiros e o ensino praticado nesse projeto, bem como refletir sobre o processo de integração do estrangeiro na comunidade local, a escolha dos temas e a elaboração dos materiais, partindo do conceito de que as maneiras de se ensinar uma língua seja algo construtivo para o discente e não se torne algo fossilizado.
id UNIL_dcf9c6b62b6fe2f3a244602557189315
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4610
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridadePortuguêsLíngua estrangeiraSIEPESEUNIExtensãoO curso de extensão “Português Para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade” surgiu a partir da necessidade do ensino de português para os estrangeiros que residem na região, seja por questões de trabalho ou outras razões como estudo e que necessitam usar o português diariamente. Seguindo uma abordagem variacionista e integracionista, cada aula do curso possui um tema e a língua é ensinada em seu uso real, considerando as variações e a diversidade cultural. Sendo um dos fundamentos do curso a concepção de variação e interferência entre as línguas, o conceito de erro não faz parte desse trabalho, esse é visto como interferências ou desvios. Esse trabalho visa a refletir sobre o ensino tradicionalmente feito do português para estrangeiros e o ensino praticado nesse projeto, bem como refletir sobre o processo de integração do estrangeiro na comunidade local, a escolha dos temas e a elaboração dos materiais, partindo do conceito de que as maneiras de se ensinar uma língua seja algo construtivo para o discente e não se torne algo fossilizado.Proex/UNILA2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4610porinfo:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Yasmin FernandesAcosta Acevedo, Andrés CamiloMaia, Francisca Paula Soaresreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:44:16Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4610Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:44:16Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade
title Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade
spellingShingle Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade
Fernandes, Yasmin Fernandes
Português
Língua estrangeira
SIEPE
SEUNI
Extensão
title_short Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade
title_full Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade
title_fullStr Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade
title_full_unstemmed Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade
title_sort Português para estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade
author Fernandes, Yasmin Fernandes
author_facet Fernandes, Yasmin Fernandes
Acosta Acevedo, Andrés Camilo
Maia, Francisca Paula Soares
author_role author
author2 Acosta Acevedo, Andrés Camilo
Maia, Francisca Paula Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Yasmin Fernandes
Acosta Acevedo, Andrés Camilo
Maia, Francisca Paula Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Português
Língua estrangeira
SIEPE
SEUNI
Extensão
topic Português
Língua estrangeira
SIEPE
SEUNI
Extensão
description O curso de extensão “Português Para Estrangeiros em Foz do Iguaçu: Integração pela diversidade e interdisciplinaridade” surgiu a partir da necessidade do ensino de português para os estrangeiros que residem na região, seja por questões de trabalho ou outras razões como estudo e que necessitam usar o português diariamente. Seguindo uma abordagem variacionista e integracionista, cada aula do curso possui um tema e a língua é ensinada em seu uso real, considerando as variações e a diversidade cultural. Sendo um dos fundamentos do curso a concepção de variação e interferência entre as línguas, o conceito de erro não faz parte desse trabalho, esse é visto como interferências ou desvios. Esse trabalho visa a refletir sobre o ensino tradicionalmente feito do português para estrangeiros e o ensino praticado nesse projeto, bem como refletir sobre o processo de integração do estrangeiro na comunidade local, a escolha dos temas e a elaboração dos materiais, partindo do conceito de que as maneiras de se ensinar uma língua seja algo construtivo para o discente e não se torne algo fossilizado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4610
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4610
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/UNILA
publisher.none.fl_str_mv Proex/UNILA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285236071727104