Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Yasmin
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6561
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza.
id UNIL_e12f338818302708edbd475366404e48
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6561
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão BibliográficaEnsino de Ciências; Educação Ambiental; Macrotendência de Educação Ambiental; Formação docente.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza.Considerando a relevância da Educação Ambiental (EA) para a solução dos problemas sócio-ambientais causados pelo atual sistema de desenvolvimento econômico, e sua característica transversal na educação básica, esta pesquisa buscou compreender qual a abordagem predominante da EA no ensino de Ciências. Para tanto, de Outubro a Dezembro de 2020, neste trabalho foram analisadas pesquisas publicadas sobre EA e ensino de Ciências dentre o período de 2003 a 2020, de dois periódicos de referência - Revista de Mestrado em Educação Ambiental e Revista de Pesquisa em Educação Ambiental - de modo a verificar as macrotendências de Educação Ambiental predominantes. As etapas da pesquisa foram: (1) definição do objetivo de pesquisa, ou seja, educação ambiental no ensino de ciências; (2) estabelecimento do termo de busca e critérios de inclusão e exclusão dos artigos; (3) definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; (4) categorização dos estudos nas macrotendências de EA de acordo com as definições de Moser et al. (2020, p. 24), Sauvé (2005) e Layrargues e Lima (2011); (5) avaliação e interpretação dos estudos; (6) revisão e síntese do conhecimento. Foram analisados dezoito artigos, sendo classificados quatro na macrotendência conservacionista, um artigo na macrotendência pragmática e treze na macrotendência crítica. A predominância da macrotendência crítica indica um alicerce para o estudo e aplicação da Educação Ambiental no ensino. Entretanto, não se pode afirmar que o cenário no espaço formal também se expressa dessa forma. Assim, a reestruturação dos planos de ensino e formação docente, bem como uma orientação voltada para estratégias de ensino passíveis de serem aplicadas no espaço escolar, são impreteríveis para a consolidação da EA no ensino interdisciplinar e contextualizado. Por meio da síntese dos trabalhos, espera-se que sejam geradas novas discussões e reflexões sobre a temática abordada, a partir das lacunas de conhecimento e a necessidade de estudos futuros identificados, além de melhorar a prática de EA no ensino de ciências.OrientaçãoVicente, Yasmin2022-04-26T22:13:19Z2022-04-26T22:13:19Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:37:05Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6561Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:37:05Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica
title Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica
spellingShingle Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica
Vicente, Yasmin
Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Macrotendência de Educação Ambiental; Formação docente.
title_short Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica
title_full Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica
title_fullStr Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica
title_full_unstemmed Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica
title_sort Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica
author Vicente, Yasmin
author_facet Vicente, Yasmin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Orientação
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Yasmin
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Macrotendência de Educação Ambiental; Formação docente.
topic Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Macrotendência de Educação Ambiental; Formação docente.
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-26T22:13:19Z
2022-04-26T22:13:19Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6561
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161896025292800