Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6561 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza. |
id |
UNIL_e12f338818302708edbd475366404e48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6561 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão BibliográficaEnsino de Ciências; Educação Ambiental; Macrotendência de Educação Ambiental; Formação docente.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza.Considerando a relevância da Educação Ambiental (EA) para a solução dos problemas sócio-ambientais causados pelo atual sistema de desenvolvimento econômico, e sua característica transversal na educação básica, esta pesquisa buscou compreender qual a abordagem predominante da EA no ensino de Ciências. Para tanto, de Outubro a Dezembro de 2020, neste trabalho foram analisadas pesquisas publicadas sobre EA e ensino de Ciências dentre o período de 2003 a 2020, de dois periódicos de referência - Revista de Mestrado em Educação Ambiental e Revista de Pesquisa em Educação Ambiental - de modo a verificar as macrotendências de Educação Ambiental predominantes. As etapas da pesquisa foram: (1) definição do objetivo de pesquisa, ou seja, educação ambiental no ensino de ciências; (2) estabelecimento do termo de busca e critérios de inclusão e exclusão dos artigos; (3) definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados; (4) categorização dos estudos nas macrotendências de EA de acordo com as definições de Moser et al. (2020, p. 24), Sauvé (2005) e Layrargues e Lima (2011); (5) avaliação e interpretação dos estudos; (6) revisão e síntese do conhecimento. Foram analisados dezoito artigos, sendo classificados quatro na macrotendência conservacionista, um artigo na macrotendência pragmática e treze na macrotendência crítica. A predominância da macrotendência crítica indica um alicerce para o estudo e aplicação da Educação Ambiental no ensino. Entretanto, não se pode afirmar que o cenário no espaço formal também se expressa dessa forma. Assim, a reestruturação dos planos de ensino e formação docente, bem como uma orientação voltada para estratégias de ensino passíveis de serem aplicadas no espaço escolar, são impreteríveis para a consolidação da EA no ensino interdisciplinar e contextualizado. Por meio da síntese dos trabalhos, espera-se que sejam geradas novas discussões e reflexões sobre a temática abordada, a partir das lacunas de conhecimento e a necessidade de estudos futuros identificados, além de melhorar a prática de EA no ensino de ciências.OrientaçãoVicente, Yasmin2022-04-26T22:13:19Z2022-04-26T22:13:19Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:37:05Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6561Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:37:05Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica |
title |
Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica |
spellingShingle |
Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica Vicente, Yasmin Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Macrotendência de Educação Ambiental; Formação docente. |
title_short |
Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica |
title_full |
Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica |
title_fullStr |
Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica |
title_full_unstemmed |
Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica |
title_sort |
Análise das Macrotendências de Educação Ambiental no Ensino de Ciências: uma Revisão Bibliográfica |
author |
Vicente, Yasmin |
author_facet |
Vicente, Yasmin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Yasmin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Macrotendência de Educação Ambiental; Formação docente. |
topic |
Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Macrotendência de Educação Ambiental; Formação docente. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino- Americano de Ciências da Vida e da Natureza da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências da Natureza. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-26T22:13:19Z 2022-04-26T22:13:19Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6561 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161896025292800 |