Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7333 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
id |
UNIL_e1ad82831456758eaf1a50be065134d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7333 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Políticas Públicas no Ensino de Línguas no ParanáTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.Este estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas do ensino de línguas no Paraná trazendo conceitos de importantes autores sobre a políticas linguísticas e o processo de institucionalização do ensino de espanhol no Paraná através da legislação educacional nacional e estadual no período temporal de 1919 a 2023. O período de recorte a ser estudado foi escolhido tendo em vista alguns eventos importantes: o primeiro é o concurso público que selecionou o primeiro professor catedrático de espanhol do Colégio Pedro II, Antenor Nascentes,) posteriormente com a reforma Capanema com o Decreto-lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942 e as LDB’s de 1961, 1971 e 1996 e a nova “Lei do Espanhol”, como está sendo chamada a Lei 11.161/2005 que traz a oferta do espanhol pelas escolas de nível médio com a obrigatoriedade da língua espanhola no ensino médio e facultativa para o ensino fundamental da 5ª a 8ª séries (atualmente do 6º ao 9º ano), e a lei de apagamento do Espanhol no currículo escolar, lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Por fim, a aprovação do Inglês e espanhol como disciplinas obrigatórias na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu através da Lei nº 5.215 de 14 de março de 2023.2023-06-16T16:31:31Z2023-06-16T16:31:31Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGABRIEL, Marcos Adriano. Politicas Públicas no ensino Línguas no Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, 37 p. Foz do Iguaçu, 2023.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7333porGabriel, Marcos Adrianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:39Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7333Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:39Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná |
title |
Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná |
spellingShingle |
Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná Gabriel, Marcos Adriano |
title_short |
Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná |
title_full |
Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná |
title_fullStr |
Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná |
title_full_unstemmed |
Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná |
title_sort |
Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná |
author |
Gabriel, Marcos Adriano |
author_facet |
Gabriel, Marcos Adriano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel, Marcos Adriano |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-16T16:31:31Z 2023-06-16T16:31:31Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GABRIEL, Marcos Adriano. Politicas Públicas no ensino Línguas no Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, 37 p. Foz do Iguaçu, 2023. https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7333 |
identifier_str_mv |
GABRIEL, Marcos Adriano. Politicas Públicas no ensino Línguas no Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, 37 p. Foz do Iguaçu, 2023. |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1816161888696795136 |