Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel, Marcos Adriano
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7333
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
id UNIL_e1ad82831456758eaf1a50be065134d4
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/7333
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Políticas Públicas no Ensino de Línguas no ParanáTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.Este estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas do ensino de línguas no Paraná trazendo conceitos de importantes autores sobre a políticas linguísticas e o processo de institucionalização do ensino de espanhol no Paraná através da legislação educacional nacional e estadual no período temporal de 1919 a 2023. O período de recorte a ser estudado foi escolhido tendo em vista alguns eventos importantes: o primeiro é o concurso público que selecionou o primeiro professor catedrático de espanhol do Colégio Pedro II, Antenor Nascentes,) posteriormente com a reforma Capanema com o Decreto-lei nº 4.244, de 9 de abril de 1942 e as LDB’s de 1961, 1971 e 1996 e a nova “Lei do Espanhol”, como está sendo chamada a Lei 11.161/2005 que traz a oferta do espanhol pelas escolas de nível médio com a obrigatoriedade da língua espanhola no ensino médio e facultativa para o ensino fundamental da 5ª a 8ª séries (atualmente do 6º ao 9º ano), e a lei de apagamento do Espanhol no currículo escolar, lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Por fim, a aprovação do Inglês e espanhol como disciplinas obrigatórias na rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu através da Lei nº 5.215 de 14 de março de 2023.2023-06-16T16:31:31Z2023-06-16T16:31:31Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGABRIEL, Marcos Adriano. Politicas Públicas no ensino Línguas no Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, 37 p. Foz do Iguaçu, 2023.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7333porGabriel, Marcos Adrianoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:39Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/7333Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:39Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná
title Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná
spellingShingle Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná
Gabriel, Marcos Adriano
title_short Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná
title_full Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná
title_fullStr Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná
title_full_unstemmed Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná
title_sort Políticas Públicas no Ensino de Línguas no Paraná
author Gabriel, Marcos Adriano
author_facet Gabriel, Marcos Adriano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel, Marcos Adriano
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-16T16:31:31Z
2023-06-16T16:31:31Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GABRIEL, Marcos Adriano. Politicas Públicas no ensino Línguas no Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, 37 p. Foz do Iguaçu, 2023.
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7333
identifier_str_mv GABRIEL, Marcos Adriano. Politicas Públicas no ensino Línguas no Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal da Integração Latino- Americana, 37 p. Foz do Iguaçu, 2023.
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/7333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161888696795136