A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arvelos, Raquel Maia Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5371
Resumo: Trabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana
id UNIL_e2cdf8d5fe11fa54bf4d689c42377411
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5371
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do IguaçuLa Frontera en la Escuela: imaginarios y narrativas escolares en Foz de IguazúImaginárioEducação - DiscursosFronteirasTrabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino AmericanaEste artigo de TCC é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, vinculada ao projeto “Construção crítica do imaginário trinacional”, que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular do município de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário sobre a região trinacional. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, sobre uma escola localizada próxima a fronteira com a Argentina. Tendo em vista que a escola é um lócus propício para a formação discursiva e imagética do sujeito, toma-se esse local e os sujeitos partícipes do mesmo, para buscar compreender como estes sujeitos apreendem a habitar e se constituir enquanto seres fronteiriços.Este artículo es el resultado de una investigación de Iniciación Científica, vinculada al proyecto "Construcción crítica de la imaginación trinacional", cuyo objetivo es analizar los discursos de los miembros de las comunidades escolares de la educación básica regular del municipio de Foz do Iguaçu, para comprender parte de la formación del imaginario sobre la región trinacional. En este artículo presentamos algunas reflexiones, desde una investigación cualitativa de base interpretativa, sobre una escuela ubicada cerca de la frontera con Argentina. Teniendo en cuenta que la escuela es un lugar propicio para la formación discursiva e imaginativa de los sujetos, considera este lugar y los participantes en él para comprender cómo estos sujetos aprenden a habitar y constituir como seres fronterizosIC-FA, Pibis financiada pela Fundação Araucária – ILAACH, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e Histórica – UNILA.Amato, Laura Janaina DiasArvelos, Raquel Maia Ferreira2019-12-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfARVELOS, Raquel Maia Ferreira. A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de cursto (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5371porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:25Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5371Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:25Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
La Frontera en la Escuela: imaginarios y narrativas escolares en Foz de Iguazú
title A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
spellingShingle A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
Arvelos, Raquel Maia Ferreira
Imaginário
Educação - Discursos
Fronteiras
title_short A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
title_full A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
title_fullStr A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
title_full_unstemmed A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
title_sort A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
author Arvelos, Raquel Maia Ferreira
author_facet Arvelos, Raquel Maia Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amato, Laura Janaina Dias
dc.contributor.author.fl_str_mv Arvelos, Raquel Maia Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Imaginário
Educação - Discursos
Fronteiras
topic Imaginário
Educação - Discursos
Fronteiras
description Trabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARVELOS, Raquel Maia Ferreira. A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de cursto (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5371
identifier_str_mv ARVELOS, Raquel Maia Ferreira. A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de cursto (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285236637958144