A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5371 |
Resumo: | Trabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana |
id |
UNIL_e2cdf8d5fe11fa54bf4d689c42377411 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/5371 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do IguaçuLa Frontera en la Escuela: imaginarios y narrativas escolares en Foz de IguazúImaginárioEducação - DiscursosFronteirasTrabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino AmericanaEste artigo de TCC é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, vinculada ao projeto “Construção crítica do imaginário trinacional”, que tem como objetivo analisar discursos de membros de comunidades escolares do ensino básico regular do município de Foz do Iguaçu, para compreender parte da formação do imaginário sobre a região trinacional. Neste trabalho apresentamos algumas reflexões, a partir de uma pesquisa qualitativa, de base interpretativista, sobre uma escola localizada próxima a fronteira com a Argentina. Tendo em vista que a escola é um lócus propício para a formação discursiva e imagética do sujeito, toma-se esse local e os sujeitos partícipes do mesmo, para buscar compreender como estes sujeitos apreendem a habitar e se constituir enquanto seres fronteiriços.Este artículo es el resultado de una investigación de Iniciación Científica, vinculada al proyecto "Construcción crítica de la imaginación trinacional", cuyo objetivo es analizar los discursos de los miembros de las comunidades escolares de la educación básica regular del municipio de Foz do Iguaçu, para comprender parte de la formación del imaginario sobre la región trinacional. En este artículo presentamos algunas reflexiones, desde una investigación cualitativa de base interpretativa, sobre una escuela ubicada cerca de la frontera con Argentina. Teniendo en cuenta que la escuela es un lugar propicio para la formación discursiva e imaginativa de los sujetos, considera este lugar y los participantes en él para comprender cómo estos sujetos aprenden a habitar y constituir como seres fronterizosIC-FA, Pibis financiada pela Fundação Araucária – ILAACH, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e Histórica – UNILA.Amato, Laura Janaina DiasArvelos, Raquel Maia Ferreira2019-12-11info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfARVELOS, Raquel Maia Ferreira. A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de cursto (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5371porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:25Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/5371Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:25Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu La Frontera en la Escuela: imaginarios y narrativas escolares en Foz de Iguazú |
title |
A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu |
spellingShingle |
A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu Arvelos, Raquel Maia Ferreira Imaginário Educação - Discursos Fronteiras |
title_short |
A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu |
title_full |
A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu |
title_fullStr |
A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu |
title_full_unstemmed |
A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu |
title_sort |
A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu |
author |
Arvelos, Raquel Maia Ferreira |
author_facet |
Arvelos, Raquel Maia Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amato, Laura Janaina Dias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arvelos, Raquel Maia Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imaginário Educação - Discursos Fronteiras |
topic |
Imaginário Educação - Discursos Fronteiras |
description |
Trabalho realizado sob orientação do professor Tiago Costa Sanches, como requisito para a obtenção do diploma de licenciado em História pela Universidade Federal da Integração Latino Americana |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARVELOS, Raquel Maia Ferreira. A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de cursto (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5371 |
identifier_str_mv |
ARVELOS, Raquel Maia Ferreira. A Fronteira na Escola: imaginários e narrativas escolares em Foz do Iguaçu. 2019. 15 p. Artigo de conclusão de cursto (História - licenciatura) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, 2019 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/5371 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285236637958144 |