Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6574 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
id |
UNIL_e51a7f8538e06afb661c323d838d5727 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/6574 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanizaciónbilinguismo no Paraguai; educação bilíngue; plurilinguismo; ensino inte grado e plurilingue; Paraguai.Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras.Este trabalho busca refletir sobre o estado atual da Educação Bilíngue no Paraguai e examinar os documentos orientadores do ensino formal paraguaio do primeiro ciclo da Educación Escolar Básica, focando nas diretrizes para a alfabetização de castelhano e guarani do 1º grau e suas manifestações em materiais didáticos utilizados em 2021, durante o ensino remoto no Paraguai. Nosso método se baseia na leitura crítica dos documentos oficiais orientadores da educação no Paraguai publicados pelo Ministerio de Educación y Cultura (MEC), junto com uma descrição do contexto histórico-linguístico e educacional do Paraguai. A partir dessa análise, propomos outros caminhos teóricos-metodológicos para a abordagem do bilinguismo nessa etapa escolar com base no Ensino Integrado e Plurilíngue (GAJO, 2013). Assim, observamos que existe uma importante assimetria na abordagem das línguas castelhano e guarani, embora os documentos tentem colocá-las no mesmo nível, a prática e determinados trechos dos textos revelam uma verdadeira discriminação. Também constatamos a ausência total de tratamento bilíngue em todas as disciplinas, excetuando na disciplina de língua guarani. Portanto, consideramos que a abordagem atual do bilinguismo no Paraguai está focada na castellanización, por esse motivo, acreditamos que a proposta do Ensino Integrado e Plurilíngue se adequaria melhor para a realidade do país, já que além da língua castelhana, os estudantes podem se desenvolver em outras línguas, pois as línguas constituem uma adição para a formação do indivíduo (IDIAZABAL e DOLZ, 2013). No entanto, as mudanças no sistema educativo dependem da promoção do plurilinguismo nas escolas e na sociedade. O Estado Paraguaio deve garantir que cada uma das ações planejadas nos documentos possa ser executada com sucesso, para atingir níveis de bilinguismo que respondam à realidade multilíngue e multicultural do Paraguai, na maior parte da sociedade paraguaia.OrientaçãoGonzález F, Rocio Esther2022info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:47:51Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/6574Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:47:51Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización |
title |
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización |
spellingShingle |
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización González F, Rocio Esther bilinguismo no Paraguai; educação bilíngue; plurilinguismo; ensino inte grado e plurilingue; Paraguai. |
title_short |
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización |
title_full |
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización |
title_fullStr |
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización |
title_full_unstemmed |
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización |
title_sort |
Ensino Integrado Plurilíngue e Educação no Paraguai: entre Bilinguismo e Castellanización |
author |
González F, Rocio Esther |
author_facet |
González F, Rocio Esther |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Orientação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
González F, Rocio Esther |
dc.subject.por.fl_str_mv |
bilinguismo no Paraguai; educação bilíngue; plurilinguismo; ensino inte grado e plurilingue; Paraguai. |
topic |
bilinguismo no Paraguai; educação bilíngue; plurilinguismo; ensino inte grado e plurilingue; Paraguai. |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6574 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/6574 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285265552441344 |