A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goes, Andrew Cesar de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4294
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em História. Orientador: Prof. Dr. Éder Cristiano de Souza
id UNIL_e7e0959eb5172044e236b12b692d4ab6
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4294
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura históricaGuerra do ParaguaiManuais DidáticosConsciência HistóricaCultura HistóricaHistoriografiaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em História. Orientador: Prof. Dr. Éder Cristiano de SouzaA Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguai, tem sido tema de pesquisa e debate desde o final do conflito em 1870 até a atualidade. Ao largo deste período, diversas interpretações, abordagens e métodos historiográficos produziram mudanças nas formas de narrar essa história, sendo possível destacar três grandes vertentes historiográficas sobre a guerra: a versão tradicionalista; revisionista; e a neorrevisionista. O presente trabalho toma como fonte de investigação, os manuais didáticos de história, entendidos como fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica. A partir do estudo feito sobre tais materiais, o objetivo da pesquisa foi identificar quais são as narrativas presentes nos livros didáticos da atualidade sobre a guerra e a formação da consciência histórica dos brasileiros a respeito da Guerra do Paraguai a partir da narrativas dos materiais escolares. Entender a construção da consciência histórica nos permite um estudo mais preciso sobre a formação da cultura histórica, que também será um dos pontos centrais da presente pesquisa.La Guerra de la Triple Alianza, o Guerra del Paraguay, ha sido tema de pesquisa y debate desde el final del conflicto en 1870 hasta la actualidad. Al largo de este periodo, diferentes interpretaciones, abordajes y métodos historiográficos produjeron cambios en las maneras de narrar a esa historia, siendo posible destacar tres grandes corrientes historiográficas acerca de la guerra: la versión tradicionalista; la revisionista; y la neorrevisionista. El presente trabajo toma como fuente de investigación, los manuales didácticos de historia, comprendidos como fuentes para el análisis de la cultura escolar y de la cultura histórica. A partir del estudio hecho sobre tales materiales, el objetivo de la pesquisa fue identificar cuáles son las narrativas presentes en los libros didácticos de la actualidad sobre la guerra y cuáles conciencias históricas están siendo fomentadas a partir de la historiografía escolar. Entender la construcción de la conciencia histórica nos permite un estudio más preciso sobre la formación de la cultura histórica, que también será uno de los puntos centrales de la presente pesquisaAndrew Cesar de GoesSouza, Éder Cristiano deGoes, Andrew Cesar de2018-12-07info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfGOES, Andrew Cesar de. A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: Fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica. 2 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História - Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:46:04Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4294Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:46:04Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica
title A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica
spellingShingle A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica
Goes, Andrew Cesar de
Guerra do Paraguai
Manuais Didáticos
Consciência Histórica
Cultura Histórica
Historiografia
title_short A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica
title_full A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica
title_fullStr A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica
title_full_unstemmed A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica
title_sort A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica
author Goes, Andrew Cesar de
author_facet Goes, Andrew Cesar de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Éder Cristiano de
dc.contributor.author.fl_str_mv Goes, Andrew Cesar de
dc.subject.por.fl_str_mv Guerra do Paraguai
Manuais Didáticos
Consciência Histórica
Cultura Histórica
Historiografia
topic Guerra do Paraguai
Manuais Didáticos
Consciência Histórica
Cultura Histórica
Historiografia
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciado em História. Orientador: Prof. Dr. Éder Cristiano de Souza
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOES, Andrew Cesar de. A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: Fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica. 2 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História - Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4294
identifier_str_mv GOES, Andrew Cesar de. A Guerra do Paraguai em manuais didáticos: Fontes para análise da cultura escolar e da cultura histórica. 2 2018. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História - Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Andrew Cesar de Goes
publisher.none.fl_str_mv Andrew Cesar de Goes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285259014569984