Estudo sobre evasão e retenção na UNILA: fomento à criação de Políticas institucionais de permanência discente e de formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1308 |
Resumo: | Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Ciências Humanas |
id |
UNIL_e91d20ba94ffcda1b46919b10d1a166a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1308 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Estudo sobre evasão e retenção na UNILA: fomento à criação de Políticas institucionais de permanência discente e de formação docentePolíticas institucionaisEvasão universitáriaUniversidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Ciências HumanasEsta pesquisa tem como objetivo a análise dos dados de evasão e retenção da Unila gerados pelo Departamento de Informações Institucionais da PROGRAD com colaboração da PRAE. Ao analisar qualitativamente a evasão a partir de variáveis como nacionalidade e raça, reserva de vaga para escola pública e gênero, se buscará fazer uma correlação estatística, na medida em que se observa como estes recortes específicos explicam a saída de estudantes desta universidade. O diagnóstico parcial da evasão e retenção no contexto da instituição possibilitará discutir novas políticas institucionais que auxiliam as políticas já existentes de auxílio financeiro, moradia e de acompanhamento pedagógico e psicológico para a permanência discente, e a proposição de cursos de formação continuada para os docentes que lidam com um espaço acadêmico mais diverso e, para isto devem estar preparados para as diferentes trajetórias dos estudantes advindos do processo de expansão e democratização do ensino, muitas destas marcadas pela desigualdade social, do qual surge esta instituição.2016-10info:eu-repo/semantics/conferenceObjectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendoza, Franciele MussioAraújo, Ana Paula Araújoreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:40:43Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1308Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:40:43Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo sobre evasão e retenção na UNILA: fomento à criação de Políticas institucionais de permanência discente e de formação docente |
title |
Estudo sobre evasão e retenção na UNILA: fomento à criação de Políticas institucionais de permanência discente e de formação docente |
spellingShingle |
Estudo sobre evasão e retenção na UNILA: fomento à criação de Políticas institucionais de permanência discente e de formação docente Mendoza, Franciele Mussio Políticas institucionais Evasão universitária Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
title_short |
Estudo sobre evasão e retenção na UNILA: fomento à criação de Políticas institucionais de permanência discente e de formação docente |
title_full |
Estudo sobre evasão e retenção na UNILA: fomento à criação de Políticas institucionais de permanência discente e de formação docente |
title_fullStr |
Estudo sobre evasão e retenção na UNILA: fomento à criação de Políticas institucionais de permanência discente e de formação docente |
title_full_unstemmed |
Estudo sobre evasão e retenção na UNILA: fomento à criação de Políticas institucionais de permanência discente e de formação docente |
title_sort |
Estudo sobre evasão e retenção na UNILA: fomento à criação de Políticas institucionais de permanência discente e de formação docente |
author |
Mendoza, Franciele Mussio |
author_facet |
Mendoza, Franciele Mussio Araújo, Ana Paula Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Ana Paula Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendoza, Franciele Mussio Araújo, Ana Paula Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas institucionais Evasão universitária Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
topic |
Políticas institucionais Evasão universitária Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
description |
Anais do V Encontro de Iniciação Científica e I Encontro Anual de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI 2016 - 05 e 07 de outubro de 2016 – Sessão Ciências Humanas |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1308 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285251194290176 |