Projetos de vida no espaço rural de São Miguel do Iguaçu, PR: Juventude, gênero, eduação e trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarpari, Karini Aparecida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1973
Resumo: O trabalho investiga, principalmente, os fatores, juventude, gênero e trabalho no espaço rural a partir da realidade de 5(cinco) jovens estudantes do curso de Técnico em Agropecuária da Escola Agrícola Estadual Manuel Moreira Pena, também, conhecida como Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu. A metodologia de pesquisa é qualitativa e quantitativa. A partir de questionários semi-estruturados aplicados a 46 jovens estudantes da Escola Agrícola, sendo 11 moças e 35 rapazes com idade de 14 a 19 anos, selecionamos as 5 (cinco) jovens que residem no espaço rural do município de São Miguel do Iguaçu, PR. A juventude é um processo que se constrói a partir de múltiplas variáveis da vida em sociedade, o conceito de gênero expõe uma das contradições da sociedade do mundo do trabalho e os papéis de homens e mulheres como atores sociais no espaço rural. Nesse sentido, o trabalho analisa quais os motivos das jovens optarem por fazer o curso de Técnico em Agropecuária e como percebem o papel da mulher no trabalho agrícola na propriedade
id UNIL_eb99c6d2a220d1e1d9335a2d04f94c93
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/1973
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Projetos de vida no espaço rural de São Miguel do Iguaçu, PR: Juventude, gênero, eduação e trabalhoProjetos de vidaSão Miguel do Iguaçu (PR) - BrasilO trabalho investiga, principalmente, os fatores, juventude, gênero e trabalho no espaço rural a partir da realidade de 5(cinco) jovens estudantes do curso de Técnico em Agropecuária da Escola Agrícola Estadual Manuel Moreira Pena, também, conhecida como Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu. A metodologia de pesquisa é qualitativa e quantitativa. A partir de questionários semi-estruturados aplicados a 46 jovens estudantes da Escola Agrícola, sendo 11 moças e 35 rapazes com idade de 14 a 19 anos, selecionamos as 5 (cinco) jovens que residem no espaço rural do município de São Miguel do Iguaçu, PR. A juventude é um processo que se constrói a partir de múltiplas variáveis da vida em sociedade, o conceito de gênero expõe uma das contradições da sociedade do mundo do trabalho e os papéis de homens e mulheres como atores sociais no espaço rural. Nesse sentido, o trabalho analisa quais os motivos das jovens optarem por fazer o curso de Técnico em Agropecuária e como percebem o papel da mulher no trabalho agrícola na propriedadeEl trabajo investiga, principalmente, los factores, juventud, género y trabajo en el espacio rural a partir de la realidad de 5 (cinco) jóvenes estudiantes del curso de Técnico en Agropecuaria de la Escuela Agrícola Estadual Manuel Moreira Pena, también conocida como Colegio Agrícola de Foz do Iguazú. La metodología de investigación es cualitativa. A partir de cuestionarios semi-estructurados aplicados a 46 jóvenes estudiantes de la Escuela Agrícola, siendo 11 mujeres y 35 hombres con edad de 14 a 19 años, seleccionamos las 5 (cinco) jóvenes que residen en el espacio rural del municipio de São Miguel do Iguaçu, PR. La juventud es un proceso que se construye a partir de múltiples variables de la vida en sociedad, el concepto de género expone una de las contradicciones de la sociedad del mundo del trabajo y los papeles de hombres y mujeres con actores sociales en el espacio rural. En este sentido, el trabajo analiza cuales son los motivos de las jóvenes al optar por hacer la carrera de Técnico en Agropecuaria y cómo perciben el papel de la mujer en el trabajo agrícola en la propiedadQueiroz Neto, ExzolvildresDe La Peña Garcia, AntonioScarpari, Karini Aparecida2017-06-09T21:20:56Z2017-06-09T21:20:56Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfSCARPARI, Karini Aparecida. PROJETOS DE VIDA NO ESPAÇO RURAL DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU, PR: JUVENTUDE, GÊNERO, EDUCAÇÃO E TRABALHO. 2014. 30p. Trabalho de Conclusão de Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2014https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:38:58Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/1973Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:38:58Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Projetos de vida no espaço rural de São Miguel do Iguaçu, PR: Juventude, gênero, eduação e trabalho
title Projetos de vida no espaço rural de São Miguel do Iguaçu, PR: Juventude, gênero, eduação e trabalho
spellingShingle Projetos de vida no espaço rural de São Miguel do Iguaçu, PR: Juventude, gênero, eduação e trabalho
Scarpari, Karini Aparecida
Projetos de vida
São Miguel do Iguaçu (PR) - Brasil
title_short Projetos de vida no espaço rural de São Miguel do Iguaçu, PR: Juventude, gênero, eduação e trabalho
title_full Projetos de vida no espaço rural de São Miguel do Iguaçu, PR: Juventude, gênero, eduação e trabalho
title_fullStr Projetos de vida no espaço rural de São Miguel do Iguaçu, PR: Juventude, gênero, eduação e trabalho
title_full_unstemmed Projetos de vida no espaço rural de São Miguel do Iguaçu, PR: Juventude, gênero, eduação e trabalho
title_sort Projetos de vida no espaço rural de São Miguel do Iguaçu, PR: Juventude, gênero, eduação e trabalho
author Scarpari, Karini Aparecida
author_facet Scarpari, Karini Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz Neto, Exzolvildres
De La Peña Garcia, Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarpari, Karini Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Projetos de vida
São Miguel do Iguaçu (PR) - Brasil
topic Projetos de vida
São Miguel do Iguaçu (PR) - Brasil
description O trabalho investiga, principalmente, os fatores, juventude, gênero e trabalho no espaço rural a partir da realidade de 5(cinco) jovens estudantes do curso de Técnico em Agropecuária da Escola Agrícola Estadual Manuel Moreira Pena, também, conhecida como Colégio Agrícola de Foz do Iguaçu. A metodologia de pesquisa é qualitativa e quantitativa. A partir de questionários semi-estruturados aplicados a 46 jovens estudantes da Escola Agrícola, sendo 11 moças e 35 rapazes com idade de 14 a 19 anos, selecionamos as 5 (cinco) jovens que residem no espaço rural do município de São Miguel do Iguaçu, PR. A juventude é um processo que se constrói a partir de múltiplas variáveis da vida em sociedade, o conceito de gênero expõe uma das contradições da sociedade do mundo do trabalho e os papéis de homens e mulheres como atores sociais no espaço rural. Nesse sentido, o trabalho analisa quais os motivos das jovens optarem por fazer o curso de Técnico em Agropecuária e como percebem o papel da mulher no trabalho agrícola na propriedade
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2017-06-09T21:20:56Z
2017-06-09T21:20:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCARPARI, Karini Aparecida. PROJETOS DE VIDA NO ESPAÇO RURAL DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU, PR: JUVENTUDE, GÊNERO, EDUCAÇÃO E TRABALHO. 2014. 30p. Trabalho de Conclusão de Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2014
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1973
identifier_str_mv SCARPARI, Karini Aparecida. PROJETOS DE VIDA NO ESPAÇO RURAL DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU, PR: JUVENTUDE, GÊNERO, EDUCAÇÃO E TRABALHO. 2014. 30p. Trabalho de Conclusão de Curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2014
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/1973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1816161889224228864