Manifestações culturais da América Latina por uma saúde humanizada IV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valencia Córdoba, Angélica Paola
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Plancher, Indy, Pascua Vílchez, Fidel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4558
Resumo: Projeto de extensão desenvolvido entre o primeiro semestre de 2017 e o segundo de 2018 por docentes e discentes da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Capsad) de Foz do Iguaçu – PR. Organizamos, sob a supervisão da Direção do Centro, uma série de oficinas destinadas aos frequentadores, com periodicidade quinzenal, sobre temática latino-americana e relacionadas com a Terapia Ocupacional (TO). Como resultados da ação foram produzidas 84 caixas MDF e 42 peças de cerâmica pintadas, cuja elaboração, exposição e/ou posterior presenteado entre familiares, amigos e visitantes do Centro contribuiu para o fortalecimento da sinergia dos usuários, a sua auto estima e abriu o caminho para futuras colaborações entre o Centro e a Universidade. Ao mesmo tempo, fizemos pesquisa sobre a organização e o funcionamento do Capsad de Foz do Iguaçu, bem como do perfil dos usuários frequentadores. Concluímos que a maioria pertence ao gênero masculino, sua idade oscila entre os 23 e 46 anos, possui uma formação acadêmica que não atinge o ensino fundamental completo, vive em situação de desemprego, sua experiência laboral anterior estava relacionada com trabalhos braçais e está em situação econômica desfavorável.
id UNIL_ed8c4b1eb494d969cd1143278ea57366
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4558
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Manifestações culturais da América Latina por uma saúde humanizada IVOficina de artesanatoInclusão socialSEUNISIEPEProjeto de extensão desenvolvido entre o primeiro semestre de 2017 e o segundo de 2018 por docentes e discentes da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Capsad) de Foz do Iguaçu – PR. Organizamos, sob a supervisão da Direção do Centro, uma série de oficinas destinadas aos frequentadores, com periodicidade quinzenal, sobre temática latino-americana e relacionadas com a Terapia Ocupacional (TO). Como resultados da ação foram produzidas 84 caixas MDF e 42 peças de cerâmica pintadas, cuja elaboração, exposição e/ou posterior presenteado entre familiares, amigos e visitantes do Centro contribuiu para o fortalecimento da sinergia dos usuários, a sua auto estima e abriu o caminho para futuras colaborações entre o Centro e a Universidade. Ao mesmo tempo, fizemos pesquisa sobre a organização e o funcionamento do Capsad de Foz do Iguaçu, bem como do perfil dos usuários frequentadores. Concluímos que a maioria pertence ao gênero masculino, sua idade oscila entre os 23 e 46 anos, possui uma formação acadêmica que não atinge o ensino fundamental completo, vive em situação de desemprego, sua experiência laboral anterior estava relacionada com trabalhos braçais e está em situação econômica desfavorável.Proex/Unila2018-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessValencia Córdoba, Angélica PaolaPlancher, IndyPascua Vílchez, Fidelreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T13:45:06Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4558Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T13:45:06Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Manifestações culturais da América Latina por uma saúde humanizada IV
title Manifestações culturais da América Latina por uma saúde humanizada IV
spellingShingle Manifestações culturais da América Latina por uma saúde humanizada IV
Valencia Córdoba, Angélica Paola
Oficina de artesanato
Inclusão social
SEUNI
SIEPE
title_short Manifestações culturais da América Latina por uma saúde humanizada IV
title_full Manifestações culturais da América Latina por uma saúde humanizada IV
title_fullStr Manifestações culturais da América Latina por uma saúde humanizada IV
title_full_unstemmed Manifestações culturais da América Latina por uma saúde humanizada IV
title_sort Manifestações culturais da América Latina por uma saúde humanizada IV
author Valencia Córdoba, Angélica Paola
author_facet Valencia Córdoba, Angélica Paola
Plancher, Indy
Pascua Vílchez, Fidel
author_role author
author2 Plancher, Indy
Pascua Vílchez, Fidel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valencia Córdoba, Angélica Paola
Plancher, Indy
Pascua Vílchez, Fidel
dc.subject.por.fl_str_mv Oficina de artesanato
Inclusão social
SEUNI
SIEPE
topic Oficina de artesanato
Inclusão social
SEUNI
SIEPE
description Projeto de extensão desenvolvido entre o primeiro semestre de 2017 e o segundo de 2018 por docentes e discentes da Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Capsad) de Foz do Iguaçu – PR. Organizamos, sob a supervisão da Direção do Centro, uma série de oficinas destinadas aos frequentadores, com periodicidade quinzenal, sobre temática latino-americana e relacionadas com a Terapia Ocupacional (TO). Como resultados da ação foram produzidas 84 caixas MDF e 42 peças de cerâmica pintadas, cuja elaboração, exposição e/ou posterior presenteado entre familiares, amigos e visitantes do Centro contribuiu para o fortalecimento da sinergia dos usuários, a sua auto estima e abriu o caminho para futuras colaborações entre o Centro e a Universidade. Ao mesmo tempo, fizemos pesquisa sobre a organização e o funcionamento do Capsad de Foz do Iguaçu, bem como do perfil dos usuários frequentadores. Concluímos que a maioria pertence ao gênero masculino, sua idade oscila entre os 23 e 46 anos, possui uma formação acadêmica que não atinge o ensino fundamental completo, vive em situação de desemprego, sua experiência laboral anterior estava relacionada com trabalhos braçais e está em situação econômica desfavorável.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4558
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
publisher.none.fl_str_mv Proex/Unila
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285252995743744