Educação para as relações étnico-raciais, destinado a implementação das leis 10.639 e 11.645 no currículo escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Thais. M.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: REIS, João Carlos, SOUZA, Ângela Maria de, ROSA, Waldemir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4555
Resumo: O curso de Extensão “Educação para as Relações Étnico-Raciais, destinado à implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no currículo escolar” fomenta a formação de professores da rede pública e particular de ensino de Foz do Iguaçu e região, no ensino da História e Cultura Afro-brasileira, africana e indígena. O intuito é colaborar com o desenvolvimento de práticas pedagógicas sensíveis e fundamentadas no reconhecimento e valorização do conhecimento da diversidade étnico-racial, com a finalidade de valorizar e reconhecer Histórias e culturas até então negligenciadas e negadas historicamente pela sociedade brasileira. O fundamento metodológico teóricoconceitual adotado propõe que as/os docentes, no seu âmbito escolar e a partir das discussões dos encontros, realizem ações que considerem as trocas de saberes para uma educação que reconheça e valorize as Relações Étnico-Raciais. O curso teve sua primeira versão em 2013, a partir de demandas de docentes da escola pública engajados na discussão para a implementação da legislação que respeite a diversidade cultural. Dessa forma, identificamos que o curso está sendo fundamental ao atuar na desnaturalização do preconceito racial, racismo e discriminação racial no ambiente escolar.
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