A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/561 |
Resumo: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Música, Área de concentração Musicologia, Linha de Pesquisa História, Estilo e Recepção, da Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo, como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Musicologia, sob a orintação do Prof. Dr. Rodolfo Nogueira Coelhode Souza. 2010 |
id |
UNIL_f6f3fa3634249e9fb66d7374e54baa15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/561 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição.Forma sonataDodecafonismoAnálise musicalPós-Graduação Dissertações de MestradoDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Música, Área de concentração Musicologia, Linha de Pesquisa História, Estilo e Recepção, da Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo, como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Musicologia, sob a orintação do Prof. Dr. Rodolfo Nogueira Coelhode Souza. 2010Este trabalho irá discutir o emprego da forma sonata na música atonal da primeira metade do século XX a partir das análises das seguintes sonatas para piano: Opus No. 1 de Alban Berg, Opus 33a de Arnold Schoenberg e a Sonata 1942 de Cláudio Santoro. Em comum estas obras apresentam seu plano estrutural de forma sonata resultante de procedimentos composicionais desligados do sistema de funcionalidades do tonalismo. O objetivo será verificar como a forma sonata pode ser estruturada a partir de técnicas dodecafônicas, qual a relevância do uso desta forma clássica para a técnica empregada e através de quais procedimentos construtivos esta forma se faz possível dentro de uma linguagem atonal, já que se origina da realização da harmonia tonal tradicional. A pesquisa fundamenta-se em ferramentas analíticas e em corpo teórico desenvolvido na área musicológica nas últimas décadas, principalmente. Como conclusão irá apresentar os elementos composicionais e conceituais que conectam as obras entre si e com a tradição clássica da forma sonata, além de apontar para a ocorrência de técnicas composicionais importantes para o desenvolvimento da música a partir da primeira metade do século XX.2016-07-08info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfLARSEN, Juliane Cristina. A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição. 118 p. Dissertação de Mestrado (Pós-Graduação em Música) – Universidade São Paulo (USP), São Paulo, 2010.https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/561porinfo:eu-repo/semantics/openAccessLarsen, Juliane Cristinareponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-07T04:28:48Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/561Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-07T04:28:48Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição. |
title |
A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição. |
spellingShingle |
A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição. Larsen, Juliane Cristina Forma sonata Dodecafonismo Análise musical Pós-Graduação Dissertações de Mestrado |
title_short |
A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição. |
title_full |
A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição. |
title_fullStr |
A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição. |
title_full_unstemmed |
A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição. |
title_sort |
A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição. |
author |
Larsen, Juliane Cristina |
author_facet |
Larsen, Juliane Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Larsen, Juliane Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Forma sonata Dodecafonismo Análise musical Pós-Graduação Dissertações de Mestrado |
topic |
Forma sonata Dodecafonismo Análise musical Pós-Graduação Dissertações de Mestrado |
description |
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Música, Área de concentração Musicologia, Linha de Pesquisa História, Estilo e Recepção, da Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo, como exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Musicologia, sob a orintação do Prof. Dr. Rodolfo Nogueira Coelhode Souza. 2010 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LARSEN, Juliane Cristina. A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição. 118 p. Dissertação de Mestrado (Pós-Graduação em Música) – Universidade São Paulo (USP), São Paulo, 2010. https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/561 |
identifier_str_mv |
LARSEN, Juliane Cristina. A forma sonata em três obras inaugurais: diálogos da nova música de Berg Schoenberg e Santoro com a tradição. 118 p. Dissertação de Mestrado (Pós-Graduação em Música) – Universidade São Paulo (USP), São Paulo, 2010. |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285238650175488 |