SISTEMA DE RESSEGURO BRASILEIRO E AMERICANO: CONVERGÊNCIAS POSSÍVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcela Semeghini; Unimar - Universidade de Marilia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Argumentum (Marília. Online)
Texto Completo: http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/975
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar definições e características de seguro e resseguro enfatizando a representação desses temas no Brasil e a relação entre o sistema de resseguro brasileiro e o americano. Apresentaremos os principais momentos dos dois sistemas, até o momento atual, no qual o Brasil passa de um sistema monopolista, iniciado com a criação do Instituto de Resseguro Brasileiro – IRB –, na Era Vargas, para a abertura de mercado, com a sanção da Lei Complementar 126, em 2007. Essa abertura possibilita integração do Brasil com os mercados internacionais, destacando o mercado americano, além de maior concorrência e busca de melhor preço, o que indica necessidade de adequações do sistema atual. O sistema de resseguro americano, aberto para o mercado mais tempo, possuindo, portanto, maior know how nesse serviço, tem como desafio a evasão de divisas, ou seja, a fuga de dinheiro para paraísos fiscais e, consequentemente, o não recolhimento de impostos e a necessidade de unificar a normatização do resseguro nos dois países. Os dois países, no cenário atual, têm muito a ajustar e desenvolver nesse mercado, e as modificações que estão por vir gerarão consequências mundiais nesse segmento.
id UNIMAR-1_40a7377dce9c8d638334a48570fc6cb5
oai_identifier_str oai:ojs.201.62.80.75:article/975
network_acronym_str UNIMAR-1
network_name_str Revista Argumentum (Marília. Online)
repository_id_str
spelling SISTEMA DE RESSEGURO BRASILEIRO E AMERICANO: CONVERGÊNCIAS POSSÍVEISEste trabalho objetiva apresentar definições e características de seguro e resseguro enfatizando a representação desses temas no Brasil e a relação entre o sistema de resseguro brasileiro e o americano. Apresentaremos os principais momentos dos dois sistemas, até o momento atual, no qual o Brasil passa de um sistema monopolista, iniciado com a criação do Instituto de Resseguro Brasileiro – IRB –, na Era Vargas, para a abertura de mercado, com a sanção da Lei Complementar 126, em 2007. Essa abertura possibilita integração do Brasil com os mercados internacionais, destacando o mercado americano, além de maior concorrência e busca de melhor preço, o que indica necessidade de adequações do sistema atual. O sistema de resseguro americano, aberto para o mercado mais tempo, possuindo, portanto, maior know how nesse serviço, tem como desafio a evasão de divisas, ou seja, a fuga de dinheiro para paraísos fiscais e, consequentemente, o não recolhimento de impostos e a necessidade de unificar a normatização do resseguro nos dois países. Os dois países, no cenário atual, têm muito a ajustar e desenvolver nesse mercado, e as modificações que estão por vir gerarão consequências mundiais nesse segmento.Argumentum Journal of LawRevista Argumentum - Argumentum Journal of LawPereira, Marcela Semeghini; Unimar - Universidade de Marilia2019-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/975Argumentum Journal of Law; v. 14 (2013): JAN.-DEZ./2013; 21-42Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 14 (2013): JAN.-DEZ./2013; 21-422359-68801677-809Xreponame:Revista Argumentum (Marília. Online)instname:Universidade de Marília (Unimar)instacron:UNIMARporhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/975/595http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/downloadSuppFile/975/30Declaro, para os devidos fins de direitos e obrigações, sob as penas previstas na legislação vigente, que como autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais do artigo submetido, cedo-os à Revista Argumentum, nos termos da Lei Federal nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-03T19:22:07Zoai:ojs.201.62.80.75:article/975Revistahttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/indexhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/oaimari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com2359-68801677-809Xopendoar:2019-03-03T19:22:07Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)false
dc.title.none.fl_str_mv SISTEMA DE RESSEGURO BRASILEIRO E AMERICANO: CONVERGÊNCIAS POSSÍVEIS
title SISTEMA DE RESSEGURO BRASILEIRO E AMERICANO: CONVERGÊNCIAS POSSÍVEIS
spellingShingle SISTEMA DE RESSEGURO BRASILEIRO E AMERICANO: CONVERGÊNCIAS POSSÍVEIS
Pereira, Marcela Semeghini; Unimar - Universidade de Marilia
title_short SISTEMA DE RESSEGURO BRASILEIRO E AMERICANO: CONVERGÊNCIAS POSSÍVEIS
title_full SISTEMA DE RESSEGURO BRASILEIRO E AMERICANO: CONVERGÊNCIAS POSSÍVEIS
title_fullStr SISTEMA DE RESSEGURO BRASILEIRO E AMERICANO: CONVERGÊNCIAS POSSÍVEIS
title_full_unstemmed SISTEMA DE RESSEGURO BRASILEIRO E AMERICANO: CONVERGÊNCIAS POSSÍVEIS
title_sort SISTEMA DE RESSEGURO BRASILEIRO E AMERICANO: CONVERGÊNCIAS POSSÍVEIS
author Pereira, Marcela Semeghini; Unimar - Universidade de Marilia
author_facet Pereira, Marcela Semeghini; Unimar - Universidade de Marilia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcela Semeghini; Unimar - Universidade de Marilia
description Este trabalho objetiva apresentar definições e características de seguro e resseguro enfatizando a representação desses temas no Brasil e a relação entre o sistema de resseguro brasileiro e o americano. Apresentaremos os principais momentos dos dois sistemas, até o momento atual, no qual o Brasil passa de um sistema monopolista, iniciado com a criação do Instituto de Resseguro Brasileiro – IRB –, na Era Vargas, para a abertura de mercado, com a sanção da Lei Complementar 126, em 2007. Essa abertura possibilita integração do Brasil com os mercados internacionais, destacando o mercado americano, além de maior concorrência e busca de melhor preço, o que indica necessidade de adequações do sistema atual. O sistema de resseguro americano, aberto para o mercado mais tempo, possuindo, portanto, maior know how nesse serviço, tem como desafio a evasão de divisas, ou seja, a fuga de dinheiro para paraísos fiscais e, consequentemente, o não recolhimento de impostos e a necessidade de unificar a normatização do resseguro nos dois países. Os dois países, no cenário atual, têm muito a ajustar e desenvolver nesse mercado, e as modificações que estão por vir gerarão consequências mundiais nesse segmento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/975
url http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/975/595
http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/downloadSuppFile/975/30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
dc.source.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law; v. 14 (2013): JAN.-DEZ./2013; 21-42
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 14 (2013): JAN.-DEZ./2013; 21-42
2359-6880
1677-809X
reponame:Revista Argumentum (Marília. Online)
instname:Universidade de Marília (Unimar)
instacron:UNIMAR
instname_str Universidade de Marília (Unimar)
instacron_str UNIMAR
institution UNIMAR
reponame_str Revista Argumentum (Marília. Online)
collection Revista Argumentum (Marília. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)
repository.mail.fl_str_mv mari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com
_version_ 1792205593833897984