MEDIAÇÃO ESCOLAR COMO CAMINHO PARA A DESJUDICIALIZAÇÃO: POTENCIALIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Adriana Pereira; UFES
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Peres, Silvia Dutary; UFES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Argumentum (Marília. Online)
Texto Completo: http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/604
Resumo: O artigo discute a mediação escolar como meio de tutela de direitos para além daquela praticada pelo Judiciário. Considerou-se a importância conferida aos métodos adequados de resolução de conflitos e suas técnicas, principalmente, depois da Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça e a promulgação do novo Código de Processo Civil. Explora-se, assim, a mediação como método baseado no diálogo entre as partes, com a ajuda de um terceiro imparcial, para o deslinde da controvérsia. Levantaram-se as experiências da mediação no âmbito escolar e verificou-se o valor da técnica para o desenvolvimento pessoal dos alunos. Pelo incentivo à cultura do diálogo e a auto responsabilização dos envolvidos com o desenlace dos impasses no ambiente educacional, a mediação contribui decisivamente para o desenvolvimento do convívio positivo com conflitos, proporcionando a formação de indivíduos mais tolerantes, resilientes e confiantes.
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