UMA REFLEXÃO SOBRE O ASSÉDIO MORAL COMO FATOR DE DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, José Carlos de Souza; Advogado militante (OAB/PA) e tecnólogo em Segurança do Trabalho; especialista em Docência para o Magistério Superior, em Direito Ambiental, em Direito do Trabalho, e MBA em Gestão Ambiental. Docente no Programa de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Argumentum (Marília. Online)
Texto Completo: http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/81
Resumo: O presente trabalho tem arrimo no fato de que o assédio moral nas relações de trabalho é um problema social grave e pouco discutido em meio à sociedade em geral, sendo, muitas vezes, ignorado ou encoberto pela própria vítima por ter medo de perder o emprego ou pela vergonha de ser desprezado pelos demais colegas de trabalho. O referido assunto tem adquirido relevo por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento como Sociologia, Administração de Empresas, Psicologia, Direito e outras. Por tal razão, o que aqui se visa é contribuir para a discussão do tema, realizando-se uma reflexão sobre o assédio moral como fator de degradação do meio ambiente laboral, assim como diante do dano reflexo causado à vida pessoal, familiar e social do trabalhador. Dessa forma, apresenta-se, sem a pretensão de esgotar o assunto, a forma como o direito estabelece a proteção ao meio ambiente do trabalho, consubstanciado na doutrina e jurisprudência pátria, notadamente, em observância ao comezinho princípio fundamental da dignidade da pessoa humana.
id UNIMAR-1_93883be9b8ec200d47528a259039c531
oai_identifier_str oai:ojs.201.62.80.75:article/81
network_acronym_str UNIMAR-1
network_name_str Revista Argumentum (Marília. Online)
repository_id_str
spelling UMA REFLEXÃO SOBRE O ASSÉDIO MORAL COMO FATOR DE DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHOO presente trabalho tem arrimo no fato de que o assédio moral nas relações de trabalho é um problema social grave e pouco discutido em meio à sociedade em geral, sendo, muitas vezes, ignorado ou encoberto pela própria vítima por ter medo de perder o emprego ou pela vergonha de ser desprezado pelos demais colegas de trabalho. O referido assunto tem adquirido relevo por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento como Sociologia, Administração de Empresas, Psicologia, Direito e outras. Por tal razão, o que aqui se visa é contribuir para a discussão do tema, realizando-se uma reflexão sobre o assédio moral como fator de degradação do meio ambiente laboral, assim como diante do dano reflexo causado à vida pessoal, familiar e social do trabalhador. Dessa forma, apresenta-se, sem a pretensão de esgotar o assunto, a forma como o direito estabelece a proteção ao meio ambiente do trabalho, consubstanciado na doutrina e jurisprudência pátria, notadamente, em observância ao comezinho princípio fundamental da dignidade da pessoa humana.Argumentum Journal of LawRevista Argumentum - Argumentum Journal of LawNascimento, José Carlos de Souza; Advogado militante (OAB/PA) e tecnólogo em Segurança do Trabalho; especialista em Docência para o Magistério Superior, em Direito Ambiental, em Direito do Trabalho, e MBA em Gestão Ambiental. Docente no Programa de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.2016-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/81Argumentum Journal of Law; v. 17 (2016): JAN.-DEZ./2016; 265-282Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 17 (2016): JAN.-DEZ./2016; 265-2822359-68801677-809Xreponame:Revista Argumentum (Marília. Online)instname:Universidade de Marília (Unimar)instacron:UNIMARporhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/81/47Declaro, para os devidos fins de direitos e obrigações, sob as penas previstas na legislação vigente, que como autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais do artigo submetido, cedo-os à Revista Argumentum, nos termos da Lei Federal nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-12T18:02:16Zoai:ojs.201.62.80.75:article/81Revistahttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/indexhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/oaimari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com2359-68801677-809Xopendoar:2017-01-12T18:02:16Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA REFLEXÃO SOBRE O ASSÉDIO MORAL COMO FATOR DE DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
title UMA REFLEXÃO SOBRE O ASSÉDIO MORAL COMO FATOR DE DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
spellingShingle UMA REFLEXÃO SOBRE O ASSÉDIO MORAL COMO FATOR DE DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
Nascimento, José Carlos de Souza; Advogado militante (OAB/PA) e tecnólogo em Segurança do Trabalho; especialista em Docência para o Magistério Superior, em Direito Ambiental, em Direito do Trabalho, e MBA em Gestão Ambiental. Docente no Programa de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.
title_short UMA REFLEXÃO SOBRE O ASSÉDIO MORAL COMO FATOR DE DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
title_full UMA REFLEXÃO SOBRE O ASSÉDIO MORAL COMO FATOR DE DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
title_fullStr UMA REFLEXÃO SOBRE O ASSÉDIO MORAL COMO FATOR DE DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
title_full_unstemmed UMA REFLEXÃO SOBRE O ASSÉDIO MORAL COMO FATOR DE DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
title_sort UMA REFLEXÃO SOBRE O ASSÉDIO MORAL COMO FATOR DE DEGRADAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
author Nascimento, José Carlos de Souza; Advogado militante (OAB/PA) e tecnólogo em Segurança do Trabalho; especialista em Docência para o Magistério Superior, em Direito Ambiental, em Direito do Trabalho, e MBA em Gestão Ambiental. Docente no Programa de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.
author_facet Nascimento, José Carlos de Souza; Advogado militante (OAB/PA) e tecnólogo em Segurança do Trabalho; especialista em Docência para o Magistério Superior, em Direito Ambiental, em Direito do Trabalho, e MBA em Gestão Ambiental. Docente no Programa de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, José Carlos de Souza; Advogado militante (OAB/PA) e tecnólogo em Segurança do Trabalho; especialista em Docência para o Magistério Superior, em Direito Ambiental, em Direito do Trabalho, e MBA em Gestão Ambiental. Docente no Programa de Ciências Jurídicas, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA.
description O presente trabalho tem arrimo no fato de que o assédio moral nas relações de trabalho é um problema social grave e pouco discutido em meio à sociedade em geral, sendo, muitas vezes, ignorado ou encoberto pela própria vítima por ter medo de perder o emprego ou pela vergonha de ser desprezado pelos demais colegas de trabalho. O referido assunto tem adquirido relevo por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento como Sociologia, Administração de Empresas, Psicologia, Direito e outras. Por tal razão, o que aqui se visa é contribuir para a discussão do tema, realizando-se uma reflexão sobre o assédio moral como fator de degradação do meio ambiente laboral, assim como diante do dano reflexo causado à vida pessoal, familiar e social do trabalhador. Dessa forma, apresenta-se, sem a pretensão de esgotar o assunto, a forma como o direito estabelece a proteção ao meio ambiente do trabalho, consubstanciado na doutrina e jurisprudência pátria, notadamente, em observância ao comezinho princípio fundamental da dignidade da pessoa humana.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/81
url http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/81/47
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
dc.source.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law; v. 17 (2016): JAN.-DEZ./2016; 265-282
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 17 (2016): JAN.-DEZ./2016; 265-282
2359-6880
1677-809X
reponame:Revista Argumentum (Marília. Online)
instname:Universidade de Marília (Unimar)
instacron:UNIMAR
instname_str Universidade de Marília (Unimar)
instacron_str UNIMAR
institution UNIMAR
reponame_str Revista Argumentum (Marília. Online)
collection Revista Argumentum (Marília. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)
repository.mail.fl_str_mv mari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com
_version_ 1792205596726919168