TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morete, Vânya Senegalia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Argumentum (Marília. Online)
Texto Completo: http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/981
Resumo: O presente estudo visa estabelecer, inicialmente, uma relação entre os artigos 170 e 225 da Constituição Federal, os quais elencam o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como garantia fundamental do indivíduo e como princípio a ser respeitado pela ordem econômica e financeira. Nesse contexto, surge o conceito do desenvolvimento sustentável como norteador da proteção ambiental via sistema econômico e tributário. Ao final, apresenta-se a tributação ambiental como instrumento capaz de gerar recursos necessários à prestação de serviços públicos ambientais (fiscalidade), bem como direcionar a postura dos contribuintes à preservação do meio ambiente (extrafiscalidade). O emprego das espécies tributárias em busca da defesa ambiental representa importante papel na efetivação da sustentabilidade, uma vez que através dessa intervenção o poder público estimula os agentes econômicos a adotarem o uso adequado dos recursos naturais no exercício de suas atividades, compatibilizando desenvolvimento econômico e proteção ambiental.
id UNIMAR-1_b4bf6dda256405d8a8baf59eb315e840
oai_identifier_str oai:ojs.201.62.80.75:article/981
network_acronym_str UNIMAR-1
network_name_str Revista Argumentum (Marília. Online)
repository_id_str
spelling TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADEO presente estudo visa estabelecer, inicialmente, uma relação entre os artigos 170 e 225 da Constituição Federal, os quais elencam o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como garantia fundamental do indivíduo e como princípio a ser respeitado pela ordem econômica e financeira. Nesse contexto, surge o conceito do desenvolvimento sustentável como norteador da proteção ambiental via sistema econômico e tributário. Ao final, apresenta-se a tributação ambiental como instrumento capaz de gerar recursos necessários à prestação de serviços públicos ambientais (fiscalidade), bem como direcionar a postura dos contribuintes à preservação do meio ambiente (extrafiscalidade). O emprego das espécies tributárias em busca da defesa ambiental representa importante papel na efetivação da sustentabilidade, uma vez que através dessa intervenção o poder público estimula os agentes econômicos a adotarem o uso adequado dos recursos naturais no exercício de suas atividades, compatibilizando desenvolvimento econômico e proteção ambiental.Argumentum Journal of LawRevista Argumentum - Argumentum Journal of LawMorete, Vânya Senegalia2019-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/981Argumentum Journal of Law; v. 14 (2013): JAN.-DEZ./2013; 139 -165Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 14 (2013): JAN.-DEZ./2013; 139 -1652359-68801677-809Xreponame:Revista Argumentum (Marília. Online)instname:Universidade de Marília (Unimar)instacron:UNIMARporhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/981/601Declaro, para os devidos fins de direitos e obrigações, sob as penas previstas na legislação vigente, que como autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais do artigo submetido, cedo-os à Revista Argumentum, nos termos da Lei Federal nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-03T19:22:08Zoai:ojs.201.62.80.75:article/981Revistahttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/indexhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/oaimari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com2359-68801677-809Xopendoar:2019-03-03T19:22:08Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)false
dc.title.none.fl_str_mv TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
title TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
spellingShingle TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
Morete, Vânya Senegalia
title_short TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
title_full TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
title_fullStr TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
title_full_unstemmed TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
title_sort TRIBUTAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
author Morete, Vânya Senegalia
author_facet Morete, Vânya Senegalia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Morete, Vânya Senegalia
description O presente estudo visa estabelecer, inicialmente, uma relação entre os artigos 170 e 225 da Constituição Federal, os quais elencam o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como garantia fundamental do indivíduo e como princípio a ser respeitado pela ordem econômica e financeira. Nesse contexto, surge o conceito do desenvolvimento sustentável como norteador da proteção ambiental via sistema econômico e tributário. Ao final, apresenta-se a tributação ambiental como instrumento capaz de gerar recursos necessários à prestação de serviços públicos ambientais (fiscalidade), bem como direcionar a postura dos contribuintes à preservação do meio ambiente (extrafiscalidade). O emprego das espécies tributárias em busca da defesa ambiental representa importante papel na efetivação da sustentabilidade, uma vez que através dessa intervenção o poder público estimula os agentes econômicos a adotarem o uso adequado dos recursos naturais no exercício de suas atividades, compatibilizando desenvolvimento econômico e proteção ambiental.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-03
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/981
url http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/981/601
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
dc.source.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law; v. 14 (2013): JAN.-DEZ./2013; 139 -165
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 14 (2013): JAN.-DEZ./2013; 139 -165
2359-6880
1677-809X
reponame:Revista Argumentum (Marília. Online)
instname:Universidade de Marília (Unimar)
instacron:UNIMAR
instname_str Universidade de Marília (Unimar)
instacron_str UNIMAR
institution UNIMAR
reponame_str Revista Argumentum (Marília. Online)
collection Revista Argumentum (Marília. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)
repository.mail.fl_str_mv mari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com
_version_ 1792205596759425024