A JUDICIALIZAÇÃO DA BIOINVASÃO POR ÁGUA DE LASTRO E POR BIOINCRUSTAÇÃO NO BRASIL: UMA RESPOSTA SUSTENTÁVEL AO COMBATE DA BIOINVASÃO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Clara; Mestrado em direitos Humanos da UNIT
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Paixão Silva Oliveira, Liziane; Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UniCEUB, Santana de Araújo Júnior, Luíz Ricardo; Universidade Tiradentes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Argumentum (Marília. Online)
Texto Completo: http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1100
Resumo: Este artigo analisa o mecanismo de judicialização da bioinvasão por água de lastro e por bioincrustação no Brasil, no intuito de verificar se a intervenção do Poder Judiciário é capaz de evitar e diminuir os danos decorrentes da bioinvasão. A relevância do tema consiste na necessidade de reflexão sobre os impactos da bioinvasão no ecossistema, sendo necessário criar mecanismos de precaução e prevenção para a manutenção da biota nativa e conservação da biodiversidade. A pesquisa utilizou a metodologia jurídico-teórica, com raciocínio dedutivo e técnica de pesquisa bibliográfica e em sites governamentais. Para tanto, fez-se inicialmente uma abordagem conceitual do processo de bioinvasão, para então tratar da  judicialização da bioinvasão por água de lastro e por bioincrustação no Brasil, no intuito de verificar se a intervenção do Poder Judiciário, responsabilizando solidariamente o poluidor e o Estado é capaz de oferecer uma resposta sustentável ao problema da bioinvasão de modo a combater e prevenir a agressão ao meio ambiente.
id UNIMAR-1_db1874d3cc5b37f13c184deac3e9c1ce
oai_identifier_str oai:ojs.201.62.80.75:article/1100
network_acronym_str UNIMAR-1
network_name_str Revista Argumentum (Marília. Online)
repository_id_str
spelling A JUDICIALIZAÇÃO DA BIOINVASÃO POR ÁGUA DE LASTRO E POR BIOINCRUSTAÇÃO NO BRASIL: UMA RESPOSTA SUSTENTÁVEL AO COMBATE DA BIOINVASÃO?Este artigo analisa o mecanismo de judicialização da bioinvasão por água de lastro e por bioincrustação no Brasil, no intuito de verificar se a intervenção do Poder Judiciário é capaz de evitar e diminuir os danos decorrentes da bioinvasão. A relevância do tema consiste na necessidade de reflexão sobre os impactos da bioinvasão no ecossistema, sendo necessário criar mecanismos de precaução e prevenção para a manutenção da biota nativa e conservação da biodiversidade. A pesquisa utilizou a metodologia jurídico-teórica, com raciocínio dedutivo e técnica de pesquisa bibliográfica e em sites governamentais. Para tanto, fez-se inicialmente uma abordagem conceitual do processo de bioinvasão, para então tratar da  judicialização da bioinvasão por água de lastro e por bioincrustação no Brasil, no intuito de verificar se a intervenção do Poder Judiciário, responsabilizando solidariamente o poluidor e o Estado é capaz de oferecer uma resposta sustentável ao problema da bioinvasão de modo a combater e prevenir a agressão ao meio ambiente.Argumentum Journal of LawRevista Argumentum - Argumentum Journal of LawMachado, Clara; Mestrado em direitos Humanos da UNITPaixão Silva Oliveira, Liziane; Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UniCEUBSantana de Araújo Júnior, Luíz Ricardo; Universidade Tiradentes2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1100Argumentum Journal of Law; v. 20, n. 3 (2019): SET.-DEZ./2019; 1.143-1.159Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 20, n. 3 (2019): SET.-DEZ./2019; 1.143-1.1592359-68801677-809Xreponame:Revista Argumentum (Marília. Online)instname:Universidade de Marília (Unimar)instacron:UNIMARporhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1100/742Declaro, para os devidos fins de direitos e obrigações, sob as penas previstas na legislação vigente, que como autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais do artigo submetido, cedo-os à Revista Argumentum, nos termos da Lei Federal nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-28T16:42:08Zoai:ojs.201.62.80.75:article/1100Revistahttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/indexhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/oaimari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com2359-68801677-809Xopendoar:2020-11-28T16:42:08Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)false
dc.title.none.fl_str_mv A JUDICIALIZAÇÃO DA BIOINVASÃO POR ÁGUA DE LASTRO E POR BIOINCRUSTAÇÃO NO BRASIL: UMA RESPOSTA SUSTENTÁVEL AO COMBATE DA BIOINVASÃO?
title A JUDICIALIZAÇÃO DA BIOINVASÃO POR ÁGUA DE LASTRO E POR BIOINCRUSTAÇÃO NO BRASIL: UMA RESPOSTA SUSTENTÁVEL AO COMBATE DA BIOINVASÃO?
spellingShingle A JUDICIALIZAÇÃO DA BIOINVASÃO POR ÁGUA DE LASTRO E POR BIOINCRUSTAÇÃO NO BRASIL: UMA RESPOSTA SUSTENTÁVEL AO COMBATE DA BIOINVASÃO?
Machado, Clara; Mestrado em direitos Humanos da UNIT
title_short A JUDICIALIZAÇÃO DA BIOINVASÃO POR ÁGUA DE LASTRO E POR BIOINCRUSTAÇÃO NO BRASIL: UMA RESPOSTA SUSTENTÁVEL AO COMBATE DA BIOINVASÃO?
title_full A JUDICIALIZAÇÃO DA BIOINVASÃO POR ÁGUA DE LASTRO E POR BIOINCRUSTAÇÃO NO BRASIL: UMA RESPOSTA SUSTENTÁVEL AO COMBATE DA BIOINVASÃO?
title_fullStr A JUDICIALIZAÇÃO DA BIOINVASÃO POR ÁGUA DE LASTRO E POR BIOINCRUSTAÇÃO NO BRASIL: UMA RESPOSTA SUSTENTÁVEL AO COMBATE DA BIOINVASÃO?
title_full_unstemmed A JUDICIALIZAÇÃO DA BIOINVASÃO POR ÁGUA DE LASTRO E POR BIOINCRUSTAÇÃO NO BRASIL: UMA RESPOSTA SUSTENTÁVEL AO COMBATE DA BIOINVASÃO?
title_sort A JUDICIALIZAÇÃO DA BIOINVASÃO POR ÁGUA DE LASTRO E POR BIOINCRUSTAÇÃO NO BRASIL: UMA RESPOSTA SUSTENTÁVEL AO COMBATE DA BIOINVASÃO?
author Machado, Clara; Mestrado em direitos Humanos da UNIT
author_facet Machado, Clara; Mestrado em direitos Humanos da UNIT
Paixão Silva Oliveira, Liziane; Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UniCEUB
Santana de Araújo Júnior, Luíz Ricardo; Universidade Tiradentes
author_role author
author2 Paixão Silva Oliveira, Liziane; Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UniCEUB
Santana de Araújo Júnior, Luíz Ricardo; Universidade Tiradentes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Clara; Mestrado em direitos Humanos da UNIT
Paixão Silva Oliveira, Liziane; Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UniCEUB
Santana de Araújo Júnior, Luíz Ricardo; Universidade Tiradentes
description Este artigo analisa o mecanismo de judicialização da bioinvasão por água de lastro e por bioincrustação no Brasil, no intuito de verificar se a intervenção do Poder Judiciário é capaz de evitar e diminuir os danos decorrentes da bioinvasão. A relevância do tema consiste na necessidade de reflexão sobre os impactos da bioinvasão no ecossistema, sendo necessário criar mecanismos de precaução e prevenção para a manutenção da biota nativa e conservação da biodiversidade. A pesquisa utilizou a metodologia jurídico-teórica, com raciocínio dedutivo e técnica de pesquisa bibliográfica e em sites governamentais. Para tanto, fez-se inicialmente uma abordagem conceitual do processo de bioinvasão, para então tratar da  judicialização da bioinvasão por água de lastro e por bioincrustação no Brasil, no intuito de verificar se a intervenção do Poder Judiciário, responsabilizando solidariamente o poluidor e o Estado é capaz de oferecer uma resposta sustentável ao problema da bioinvasão de modo a combater e prevenir a agressão ao meio ambiente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1100
url http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1100/742
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
dc.source.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law; v. 20, n. 3 (2019): SET.-DEZ./2019; 1.143-1.159
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 20, n. 3 (2019): SET.-DEZ./2019; 1.143-1.159
2359-6880
1677-809X
reponame:Revista Argumentum (Marília. Online)
instname:Universidade de Marília (Unimar)
instacron:UNIMAR
instname_str Universidade de Marília (Unimar)
instacron_str UNIMAR
institution UNIMAR
reponame_str Revista Argumentum (Marília. Online)
collection Revista Argumentum (Marília. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)
repository.mail.fl_str_mv mari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com
_version_ 1792205595366916096