TECNOPOLÍTICA E A MORTE DA SUSTENTABILIDADE: A MITOMANIA COMO RESPOSTA AOS LIMITES DO PLANETA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Felipe da Veiga; IMED - Passo Fundo - RS
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Argumentum (Marília. Online)
Texto Completo: http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1295
Resumo: O presente estudo tem como tema a tecnopolítica e a sustentabilidade, com ênfase no uso de dispositivos tecnológicos como forma de sustentação, impulsão e defesa de discursos irracionais ou sem quaisquer fundamentações científicas. Dito isso, o problema de pesquisa centra-se em indagar como se articulam os mecanismos tecnológicos para vulnerabilizar a visão em prol da sustentabilidade e da consciência dos limites planetários? Objetiva-se assim delimitar como ocorrem, no atual contexto de inserção de uma tecnopolítica neoliberal, esses processos contrários ao discurso da sustentabilidade. Para tanto, adota-se como base metodológica o método fenomenológico-hermenêutico, juntamente aos métodos de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa da documentação indireta. Por fim, conclui-se que no contexto neoliberal, opera uma tecnopolítica não centralizada, em que múltiplos atores e interesses convergem suas ferramentas para a manutenção dos padrões modernos de racionalidade e desenvolvimento, negando a destruição causada ao mesmo tempo em que fragilizam a Sustentabilidade enquanto saber de ruptura e mantém uma narrativa fantasiosa, falaciosa e tecnologicamente sustentada.
id UNIMAR-1_dbb6918f5dd38d87b07aff50fd4ce062
oai_identifier_str oai:ojs.201.62.80.75:article/1295
network_acronym_str UNIMAR-1
network_name_str Revista Argumentum (Marília. Online)
repository_id_str
spelling TECNOPOLÍTICA E A MORTE DA SUSTENTABILIDADE: A MITOMANIA COMO RESPOSTA AOS LIMITES DO PLANETAO presente estudo tem como tema a tecnopolítica e a sustentabilidade, com ênfase no uso de dispositivos tecnológicos como forma de sustentação, impulsão e defesa de discursos irracionais ou sem quaisquer fundamentações científicas. Dito isso, o problema de pesquisa centra-se em indagar como se articulam os mecanismos tecnológicos para vulnerabilizar a visão em prol da sustentabilidade e da consciência dos limites planetários? Objetiva-se assim delimitar como ocorrem, no atual contexto de inserção de uma tecnopolítica neoliberal, esses processos contrários ao discurso da sustentabilidade. Para tanto, adota-se como base metodológica o método fenomenológico-hermenêutico, juntamente aos métodos de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa da documentação indireta. Por fim, conclui-se que no contexto neoliberal, opera uma tecnopolítica não centralizada, em que múltiplos atores e interesses convergem suas ferramentas para a manutenção dos padrões modernos de racionalidade e desenvolvimento, negando a destruição causada ao mesmo tempo em que fragilizam a Sustentabilidade enquanto saber de ruptura e mantém uma narrativa fantasiosa, falaciosa e tecnologicamente sustentada.Argumentum Journal of LawRevista Argumentum - Argumentum Journal of LawDias, Felipe da Veiga; IMED - Passo Fundo - RS2021-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1295Argumentum Journal of Law; v. 22, n. 2 (2021): MAI.-AGO./2021; 487-505Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 22, n. 2 (2021): MAI.-AGO./2021; 487-5052359-68801677-809Xreponame:Revista Argumentum (Marília. Online)instname:Universidade de Marília (Unimar)instacron:UNIMARporhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1295/895Declaro, para os devidos fins de direitos e obrigações, sob as penas previstas na legislação vigente, que como autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais do artigo submetido, cedo-os à Revista Argumentum, nos termos da Lei Federal nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-08T10:39:08Zoai:ojs.201.62.80.75:article/1295Revistahttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/indexhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/oaimari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com2359-68801677-809Xopendoar:2021-09-08T10:39:08Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOPOLÍTICA E A MORTE DA SUSTENTABILIDADE: A MITOMANIA COMO RESPOSTA AOS LIMITES DO PLANETA
title TECNOPOLÍTICA E A MORTE DA SUSTENTABILIDADE: A MITOMANIA COMO RESPOSTA AOS LIMITES DO PLANETA
spellingShingle TECNOPOLÍTICA E A MORTE DA SUSTENTABILIDADE: A MITOMANIA COMO RESPOSTA AOS LIMITES DO PLANETA
Dias, Felipe da Veiga; IMED - Passo Fundo - RS
title_short TECNOPOLÍTICA E A MORTE DA SUSTENTABILIDADE: A MITOMANIA COMO RESPOSTA AOS LIMITES DO PLANETA
title_full TECNOPOLÍTICA E A MORTE DA SUSTENTABILIDADE: A MITOMANIA COMO RESPOSTA AOS LIMITES DO PLANETA
title_fullStr TECNOPOLÍTICA E A MORTE DA SUSTENTABILIDADE: A MITOMANIA COMO RESPOSTA AOS LIMITES DO PLANETA
title_full_unstemmed TECNOPOLÍTICA E A MORTE DA SUSTENTABILIDADE: A MITOMANIA COMO RESPOSTA AOS LIMITES DO PLANETA
title_sort TECNOPOLÍTICA E A MORTE DA SUSTENTABILIDADE: A MITOMANIA COMO RESPOSTA AOS LIMITES DO PLANETA
author Dias, Felipe da Veiga; IMED - Passo Fundo - RS
author_facet Dias, Felipe da Veiga; IMED - Passo Fundo - RS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Felipe da Veiga; IMED - Passo Fundo - RS
description O presente estudo tem como tema a tecnopolítica e a sustentabilidade, com ênfase no uso de dispositivos tecnológicos como forma de sustentação, impulsão e defesa de discursos irracionais ou sem quaisquer fundamentações científicas. Dito isso, o problema de pesquisa centra-se em indagar como se articulam os mecanismos tecnológicos para vulnerabilizar a visão em prol da sustentabilidade e da consciência dos limites planetários? Objetiva-se assim delimitar como ocorrem, no atual contexto de inserção de uma tecnopolítica neoliberal, esses processos contrários ao discurso da sustentabilidade. Para tanto, adota-se como base metodológica o método fenomenológico-hermenêutico, juntamente aos métodos de procedimento monográfico e a técnica de pesquisa da documentação indireta. Por fim, conclui-se que no contexto neoliberal, opera uma tecnopolítica não centralizada, em que múltiplos atores e interesses convergem suas ferramentas para a manutenção dos padrões modernos de racionalidade e desenvolvimento, negando a destruição causada ao mesmo tempo em que fragilizam a Sustentabilidade enquanto saber de ruptura e mantém uma narrativa fantasiosa, falaciosa e tecnologicamente sustentada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1295
url http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1295/895
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
dc.source.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law; v. 22, n. 2 (2021): MAI.-AGO./2021; 487-505
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 22, n. 2 (2021): MAI.-AGO./2021; 487-505
2359-6880
1677-809X
reponame:Revista Argumentum (Marília. Online)
instname:Universidade de Marília (Unimar)
instacron:UNIMAR
instname_str Universidade de Marília (Unimar)
instacron_str UNIMAR
institution UNIMAR
reponame_str Revista Argumentum (Marília. Online)
collection Revista Argumentum (Marília. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)
repository.mail.fl_str_mv mari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com
_version_ 1792205594264862721