FLORESTAS E O BEM-ESTAR HUMANO: DESAFIOS PARA O DIREITO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lucena, Micaella Carolina; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Campello, Lívia Gaigher Bósio; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil., Trevisam, Elisaide; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Argumentum (Marília. Online)
Texto Completo: http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1220
Resumo: A pesquisa apresenta a grave situação de ameaça às florestas no cenário global e a atual discussão acerca dos instrumentos jurídicos para sua proteção internacional. Para atingir o objetivo proposto, o estudo examina a evolução da proteção internacional em relação às florestas e o paradigma do desenvolvimento sustentável. Além disso, apresenta uma reflexão sobre a contribuição do uso de soft law como mecanismo para proteção internacional das florestas e do meio ambiente. Finalmente, o trabalho ressalta a necessidade de se chegar a um consenso para a elaboração de uma Convenção para Proteção das Florestas, legalmente vinculante, para melhor garantir a proteção deste recurso natural às gerações presentes e futuras, assim como da biodiversidade. Este estudo se orienta pelo método dedutivo, com a análise de conceitos gerais de proteção ambiental das florestas até sua particularização. Outrossim, o estudo desenvolve-se por intermédio de uma pesquisa exploratória e descritiva, com base em fontes bibliográficas e documentais.
id UNIMAR-1_fc804c8cabb724f82dd6a240acd01597
oai_identifier_str oai:ojs.201.62.80.75:article/1220
network_acronym_str UNIMAR-1
network_name_str Revista Argumentum (Marília. Online)
repository_id_str
spelling FLORESTAS E O BEM-ESTAR HUMANO: DESAFIOS PARA O DIREITO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXIA pesquisa apresenta a grave situação de ameaça às florestas no cenário global e a atual discussão acerca dos instrumentos jurídicos para sua proteção internacional. Para atingir o objetivo proposto, o estudo examina a evolução da proteção internacional em relação às florestas e o paradigma do desenvolvimento sustentável. Além disso, apresenta uma reflexão sobre a contribuição do uso de soft law como mecanismo para proteção internacional das florestas e do meio ambiente. Finalmente, o trabalho ressalta a necessidade de se chegar a um consenso para a elaboração de uma Convenção para Proteção das Florestas, legalmente vinculante, para melhor garantir a proteção deste recurso natural às gerações presentes e futuras, assim como da biodiversidade. Este estudo se orienta pelo método dedutivo, com a análise de conceitos gerais de proteção ambiental das florestas até sua particularização. Outrossim, o estudo desenvolve-se por intermédio de uma pesquisa exploratória e descritiva, com base em fontes bibliográficas e documentais.Argumentum Journal of LawRevista Argumentum - Argumentum Journal of LawFundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT/MS)de Lucena, Micaella Carolina; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.Campello, Lívia Gaigher Bósio; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.Trevisam, Elisaide; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1220Argumentum Journal of Law; v. 20, n. 3 (2019): SET.-DEZ./2019; 1.161-1.182Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 20, n. 3 (2019): SET.-DEZ./2019; 1.161-1.1822359-68801677-809Xreponame:Revista Argumentum (Marília. Online)instname:Universidade de Marília (Unimar)instacron:UNIMARporhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1220/748Declaro, para os devidos fins de direitos e obrigações, sob as penas previstas na legislação vigente, que como autor(a)/detentor(a) dos direitos autorais do artigo submetido, cedo-os à Revista Argumentum, nos termos da Lei Federal nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-28T16:42:08Zoai:ojs.201.62.80.75:article/1220Revistahttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/indexhttp://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/oaimari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com2359-68801677-809Xopendoar:2020-11-28T16:42:08Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)false
dc.title.none.fl_str_mv FLORESTAS E O BEM-ESTAR HUMANO: DESAFIOS PARA O DIREITO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI
title FLORESTAS E O BEM-ESTAR HUMANO: DESAFIOS PARA O DIREITO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI
spellingShingle FLORESTAS E O BEM-ESTAR HUMANO: DESAFIOS PARA O DIREITO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI
de Lucena, Micaella Carolina; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.
title_short FLORESTAS E O BEM-ESTAR HUMANO: DESAFIOS PARA O DIREITO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI
title_full FLORESTAS E O BEM-ESTAR HUMANO: DESAFIOS PARA O DIREITO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI
title_fullStr FLORESTAS E O BEM-ESTAR HUMANO: DESAFIOS PARA O DIREITO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI
title_full_unstemmed FLORESTAS E O BEM-ESTAR HUMANO: DESAFIOS PARA O DIREITO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI
title_sort FLORESTAS E O BEM-ESTAR HUMANO: DESAFIOS PARA O DIREITO INTERNACIONAL NO SÉCULO XXI
author de Lucena, Micaella Carolina; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.
author_facet de Lucena, Micaella Carolina; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.
Campello, Lívia Gaigher Bósio; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.
Trevisam, Elisaide; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.
author_role author
author2 Campello, Lívia Gaigher Bósio; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.
Trevisam, Elisaide; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT/MS)
dc.contributor.author.fl_str_mv de Lucena, Micaella Carolina; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.
Campello, Lívia Gaigher Bósio; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.
Trevisam, Elisaide; Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande - MS, Brasil.
description A pesquisa apresenta a grave situação de ameaça às florestas no cenário global e a atual discussão acerca dos instrumentos jurídicos para sua proteção internacional. Para atingir o objetivo proposto, o estudo examina a evolução da proteção internacional em relação às florestas e o paradigma do desenvolvimento sustentável. Além disso, apresenta uma reflexão sobre a contribuição do uso de soft law como mecanismo para proteção internacional das florestas e do meio ambiente. Finalmente, o trabalho ressalta a necessidade de se chegar a um consenso para a elaboração de uma Convenção para Proteção das Florestas, legalmente vinculante, para melhor garantir a proteção deste recurso natural às gerações presentes e futuras, assim como da biodiversidade. Este estudo se orienta pelo método dedutivo, com a análise de conceitos gerais de proteção ambiental das florestas até sua particularização. Outrossim, o estudo desenvolve-se por intermédio de uma pesquisa exploratória e descritiva, com base em fontes bibliográficas e documentais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1220
url http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.unimar.br/index.php/revistaargumentum/article/view/1220/748
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
publisher.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law
dc.source.none.fl_str_mv Argumentum Journal of Law; v. 20, n. 3 (2019): SET.-DEZ./2019; 1.161-1.182
Revista Argumentum - Argumentum Journal of Law; v. 20, n. 3 (2019): SET.-DEZ./2019; 1.161-1.182
2359-6880
1677-809X
reponame:Revista Argumentum (Marília. Online)
instname:Universidade de Marília (Unimar)
instacron:UNIMAR
instname_str Universidade de Marília (Unimar)
instacron_str UNIMAR
institution UNIMAR
reponame_str Revista Argumentum (Marília. Online)
collection Revista Argumentum (Marília. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Argumentum (Marília. Online) - Universidade de Marília (Unimar)
repository.mail.fl_str_mv mari.santiago@terra.com.br||revistaargumentumunimar@gmail.com
_version_ 1792205596023324672