Placas odontológicas: aspectos legais e orientações práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sassi, Carlos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Francesquini Júnior, Luiz, Daruge Júnior, Eduardo, Fernandes, Mário Marques, Picapedra, Alicia, de Bragança, Daniel Pereira Parreiras, Lima, Laíse Nascimento Correia, Santos, Leonardo Soriano de Mello, de Oliveira, Osvaldo Fortes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (Online)
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/view/1901
Resumo: Objetivo: averiguar se os profissionais que fazem publicidade em odontologia, valendo-se de placas, cumprem as normas éticas e legais vigorantes. Material e métodos: a pesquisa consistiu em um estudo observacional, no qual foram avaliadas 100 placas odontológicas de cinco estados brasileiros, por meio de imagens digitais, de fachadas ou vias públicas, coletadas nas cidades de Porto Alegre/RS, Macaé/RJ, Cuiabá/MT, João Pessoa/PB, Belém/PA e regiões adjacentes. Posteriormente, os dados foram tabulados e analisados por estatística descritiva. Resultados: dentre as placas examinadas, apenas 16% não violava o marco jurídico vigente; 61% correspondia a pessoas físicas e 35% a jurídicas. Quanto aos seus dizeres obrigatórios, o número de inscrição da pessoa jurídica no Conselho Regional de Odontologia não foi encontrado em nenhum dos anúncios (100%). No tocante aos outros elementos permitidos, o telefone foi o mais reiterado (82%). Em relação às infrações éticas, a forma de pagamento apresentou-se em 11% dos casos. Conclusões: os profissionais não estão respeitando a normativa nacional em vigência, motivo pelo qual torna-se imperioso conscientizá-los e norteá-los sobre a maneira correta de divulgar seus serviços.
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