Perda óssea marginal peri-implantar: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Marcos Boaventura
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (Online)
Texto Completo: https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/view/3128
Resumo: Introdução: O nível do osso marginal é um dos critérios de referência utilizados para avaliar o sucesso de implantes. Há muitos fatores que podem gerar reabsorção óssea, as influências não foram claramente determinadas. Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática é identificar quais os fatores e sua influência sobre alterações ósseas peri-implantares. Metodologia: Os artigos incluídos foram avaliados para grau de qualidade por dois pesquisadores independentes. Oitocentos e noventa e nove artigos foram avaliados, destes, 885 foram excluídos, permanecendo 14 artigos para revisão, sendo incluídos mais 15 artigos retirados de referências dos artigos anteriormente selecionados na busca sistemática e relacionados com o tema, para complementar a metodologia. Entre os possíveis fatores identificados como razão para as alterações ósseas peri-implantares, o momento da carga, o protocolo cirúrgico(um ou dois estágios), assim como os diferentes sistemas de implantes, entre outros, foram considerados. Conclusão: Conclui-se que fatores como o momento da carga e protocolo cirúrgico, sistemas de implantes, entre outros, não interferiram no nível ósseo peri-implantar, já o conceito de plataforma switching foi considerado o aspecto mais influente na prevenção da perda óssea marginal em torno de implantes dentários.
id UNIMEP_5d37f0026082865c86edb3c5f41ef917
oai_identifier_str oai:ojs-unimep.metodista.br:article/3128
network_acronym_str UNIMEP
network_name_str Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (Online)
repository_id_str
spelling Perda óssea marginal peri-implantar: uma revisão de literaturaOsseointegração; Reabsorção óssea; Implantes dentáriosIntrodução: O nível do osso marginal é um dos critérios de referência utilizados para avaliar o sucesso de implantes. Há muitos fatores que podem gerar reabsorção óssea, as influências não foram claramente determinadas. Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática é identificar quais os fatores e sua influência sobre alterações ósseas peri-implantares. Metodologia: Os artigos incluídos foram avaliados para grau de qualidade por dois pesquisadores independentes. Oitocentos e noventa e nove artigos foram avaliados, destes, 885 foram excluídos, permanecendo 14 artigos para revisão, sendo incluídos mais 15 artigos retirados de referências dos artigos anteriormente selecionados na busca sistemática e relacionados com o tema, para complementar a metodologia. Entre os possíveis fatores identificados como razão para as alterações ósseas peri-implantares, o momento da carga, o protocolo cirúrgico(um ou dois estágios), assim como os diferentes sistemas de implantes, entre outros, foram considerados. Conclusão: Conclui-se que fatores como o momento da carga e protocolo cirúrgico, sistemas de implantes, entre outros, não interferiram no nível ósseo peri-implantar, já o conceito de plataforma switching foi considerado o aspecto mais influente na prevenção da perda óssea marginal em torno de implantes dentários.Universidade Metodista de PiracicabaMoura, Marcos Boaventura2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/view/312810.15600/2238-1236/fol.v27n2p37-44Revista da Faculdade de Odontologia de Lins; v. 27, n. 2 (2017): Revista da Faculdade de Odontologia de Lins - Journal of The Lins Dentistry School; 37-442238-123601047582reponame:Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (Online)instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)instacron:UNIMEPporhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/view/3128/2049https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/downloadSuppFile/3128/863https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/downloadSuppFile/3128/865https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/downloadSuppFile/3128/866Direitos autorais 2017 Revista da Faculdade de Odontologia de Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-28T17:24:17Zoai:ojs-unimep.metodista.br:article/3128Revistahttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Folhttps://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/oai||revistafol@unimep.br|| nalfieri@unimep.br2238-12360104-7582opendoar:2018-06-28T17:24:17Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (Online) - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perda óssea marginal peri-implantar: uma revisão de literatura
title Perda óssea marginal peri-implantar: uma revisão de literatura
spellingShingle Perda óssea marginal peri-implantar: uma revisão de literatura
Moura, Marcos Boaventura
Osseointegração; Reabsorção óssea; Implantes dentários
title_short Perda óssea marginal peri-implantar: uma revisão de literatura
title_full Perda óssea marginal peri-implantar: uma revisão de literatura
title_fullStr Perda óssea marginal peri-implantar: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed Perda óssea marginal peri-implantar: uma revisão de literatura
title_sort Perda óssea marginal peri-implantar: uma revisão de literatura
author Moura, Marcos Boaventura
author_facet Moura, Marcos Boaventura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Marcos Boaventura
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Osseointegração; Reabsorção óssea; Implantes dentários
topic Osseointegração; Reabsorção óssea; Implantes dentários
description Introdução: O nível do osso marginal é um dos critérios de referência utilizados para avaliar o sucesso de implantes. Há muitos fatores que podem gerar reabsorção óssea, as influências não foram claramente determinadas. Objetivo: O objetivo desta revisão sistemática é identificar quais os fatores e sua influência sobre alterações ósseas peri-implantares. Metodologia: Os artigos incluídos foram avaliados para grau de qualidade por dois pesquisadores independentes. Oitocentos e noventa e nove artigos foram avaliados, destes, 885 foram excluídos, permanecendo 14 artigos para revisão, sendo incluídos mais 15 artigos retirados de referências dos artigos anteriormente selecionados na busca sistemática e relacionados com o tema, para complementar a metodologia. Entre os possíveis fatores identificados como razão para as alterações ósseas peri-implantares, o momento da carga, o protocolo cirúrgico(um ou dois estágios), assim como os diferentes sistemas de implantes, entre outros, foram considerados. Conclusão: Conclui-se que fatores como o momento da carga e protocolo cirúrgico, sistemas de implantes, entre outros, não interferiram no nível ósseo peri-implantar, já o conceito de plataforma switching foi considerado o aspecto mais influente na prevenção da perda óssea marginal em torno de implantes dentários.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/view/3128
10.15600/2238-1236/fol.v27n2p37-44
url https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/view/3128
identifier_str_mv 10.15600/2238-1236/fol.v27n2p37-44
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/view/3128/2049
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/downloadSuppFile/3128/863
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/downloadSuppFile/3128/865
https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/downloadSuppFile/3128/866
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista da Faculdade de Odontologia de Lins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista da Faculdade de Odontologia de Lins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Piracicaba
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Odontologia de Lins; v. 27, n. 2 (2017): Revista da Faculdade de Odontologia de Lins - Journal of The Lins Dentistry School; 37-44
2238-1236
01047582
reponame:Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (Online)
instname:Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron:UNIMEP
instname_str Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
instacron_str UNIMEP
institution UNIMEP
reponame_str Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (Online)
collection Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Odontologia de Lins (Online) - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
repository.mail.fl_str_mv ||revistafol@unimep.br|| nalfieri@unimep.br
_version_ 1754569016081383424