PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Fernando Icaro Jorge
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Spohr, Carla Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1524
Resumo: O ensino de Física, ao se dissociar dos aspectos sociais e da realidade dos estudantes, enfrenta desafios e pode se tornar abstrato. No contexto do Ensino Superior, a abordagem da Física demanda a integração da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visando formar educadores embasados tanto em teoria quanto em prática, capazes de promover o pensamento crítico. Este trabalho consiste em um relato de experiência fundamentado em quatro práticas experimentais realizadas na componente curricular de Eletromagnetismo, sob a perspectiva de um discente do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Quanto à metodologia, caracteriza-se como qualitativa, integrando revisão narrativa de literatura aos resultados experimentais, estabelecendo conexões entre os fundamentos científicos e os tópicos abordados. Os resultados e conclusões indicam que as práticas proporcionaram uma experiência de aprendizagem significativa em eletrostática e eletrodinâmica, explorando temas como carga elétrica, força elétrica, eletrização, campo elétrico, corrente elétrica, tensão, resistência elétrica, leis de Ohm e propriedades do magnetismo.
id UNIMES-1_148c3c0afb7374154ae284bc1c69c816
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1524
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZAEducação; Ciências da Natureza.Ensino de Ciências; Eletromagnetismo; Eletrostática.O ensino de Física, ao se dissociar dos aspectos sociais e da realidade dos estudantes, enfrenta desafios e pode se tornar abstrato. No contexto do Ensino Superior, a abordagem da Física demanda a integração da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visando formar educadores embasados tanto em teoria quanto em prática, capazes de promover o pensamento crítico. Este trabalho consiste em um relato de experiência fundamentado em quatro práticas experimentais realizadas na componente curricular de Eletromagnetismo, sob a perspectiva de um discente do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Quanto à metodologia, caracteriza-se como qualitativa, integrando revisão narrativa de literatura aos resultados experimentais, estabelecendo conexões entre os fundamentos científicos e os tópicos abordados. Os resultados e conclusões indicam que as práticas proporcionaram uma experiência de aprendizagem significativa em eletrostática e eletrodinâmica, explorando temas como carga elétrica, força elétrica, eletrização, campo elétrico, corrente elétrica, tensão, resistência elétrica, leis de Ohm e propriedades do magnetismo.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCunha, Fernando Icaro JorgeSpohr, Carla Beatriz2024-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1524Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 28-4819826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1524/1331https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1524/580https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1524/581Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T17:49:59Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1524Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T17:49:59Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
title PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
spellingShingle PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
Cunha, Fernando Icaro Jorge
Educação; Ciências da Natureza.
Ensino de Ciências; Eletromagnetismo; Eletrostática.
title_short PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_full PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_fullStr PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_full_unstemmed PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
title_sort PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
author Cunha, Fernando Icaro Jorge
author_facet Cunha, Fernando Icaro Jorge
Spohr, Carla Beatriz
author_role author
author2 Spohr, Carla Beatriz
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Fernando Icaro Jorge
Spohr, Carla Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências da Natureza.
Ensino de Ciências; Eletromagnetismo; Eletrostática.
topic Educação; Ciências da Natureza.
Ensino de Ciências; Eletromagnetismo; Eletrostática.
description O ensino de Física, ao se dissociar dos aspectos sociais e da realidade dos estudantes, enfrenta desafios e pode se tornar abstrato. No contexto do Ensino Superior, a abordagem da Física demanda a integração da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visando formar educadores embasados tanto em teoria quanto em prática, capazes de promover o pensamento crítico. Este trabalho consiste em um relato de experiência fundamentado em quatro práticas experimentais realizadas na componente curricular de Eletromagnetismo, sob a perspectiva de um discente do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Quanto à metodologia, caracteriza-se como qualitativa, integrando revisão narrativa de literatura aos resultados experimentais, estabelecendo conexões entre os fundamentos científicos e os tópicos abordados. Os resultados e conclusões indicam que as práticas proporcionaram uma experiência de aprendizagem significativa em eletrostática e eletrodinâmica, explorando temas como carga elétrica, força elétrica, eletrização, campo elétrico, corrente elétrica, tensão, resistência elétrica, leis de Ohm e propriedades do magnetismo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1524
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1524/1331
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1524/580
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1524/581
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 28-48
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313273986121728