PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1524 |
Resumo: | O ensino de Física, ao se dissociar dos aspectos sociais e da realidade dos estudantes, enfrenta desafios e pode se tornar abstrato. No contexto do Ensino Superior, a abordagem da Física demanda a integração da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visando formar educadores embasados tanto em teoria quanto em prática, capazes de promover o pensamento crítico. Este trabalho consiste em um relato de experiência fundamentado em quatro práticas experimentais realizadas na componente curricular de Eletromagnetismo, sob a perspectiva de um discente do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Quanto à metodologia, caracteriza-se como qualitativa, integrando revisão narrativa de literatura aos resultados experimentais, estabelecendo conexões entre os fundamentos científicos e os tópicos abordados. Os resultados e conclusões indicam que as práticas proporcionaram uma experiência de aprendizagem significativa em eletrostática e eletrodinâmica, explorando temas como carga elétrica, força elétrica, eletrização, campo elétrico, corrente elétrica, tensão, resistência elétrica, leis de Ohm e propriedades do magnetismo. |
id |
UNIMES-1_148c3c0afb7374154ae284bc1c69c816 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1524 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZAEducação; Ciências da Natureza.Ensino de Ciências; Eletromagnetismo; Eletrostática.O ensino de Física, ao se dissociar dos aspectos sociais e da realidade dos estudantes, enfrenta desafios e pode se tornar abstrato. No contexto do Ensino Superior, a abordagem da Física demanda a integração da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visando formar educadores embasados tanto em teoria quanto em prática, capazes de promover o pensamento crítico. Este trabalho consiste em um relato de experiência fundamentado em quatro práticas experimentais realizadas na componente curricular de Eletromagnetismo, sob a perspectiva de um discente do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Quanto à metodologia, caracteriza-se como qualitativa, integrando revisão narrativa de literatura aos resultados experimentais, estabelecendo conexões entre os fundamentos científicos e os tópicos abordados. Os resultados e conclusões indicam que as práticas proporcionaram uma experiência de aprendizagem significativa em eletrostática e eletrodinâmica, explorando temas como carga elétrica, força elétrica, eletrização, campo elétrico, corrente elétrica, tensão, resistência elétrica, leis de Ohm e propriedades do magnetismo.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaCunha, Fernando Icaro JorgeSpohr, Carla Beatriz2024-02-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1524Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 28-4819826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1524/1331https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1524/580https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1524/581Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T17:49:59Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1524Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T17:49:59Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title |
PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA |
spellingShingle |
PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA Cunha, Fernando Icaro Jorge Educação; Ciências da Natureza. Ensino de Ciências; Eletromagnetismo; Eletrostática. |
title_short |
PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title_full |
PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title_fullStr |
PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA |
title_sort |
PRÁTICA EXPERIMENTAL EM ELETROMAGNETISMO E ENSINO DE FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA |
author |
Cunha, Fernando Icaro Jorge |
author_facet |
Cunha, Fernando Icaro Jorge Spohr, Carla Beatriz |
author_role |
author |
author2 |
Spohr, Carla Beatriz |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Fernando Icaro Jorge Spohr, Carla Beatriz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ciências da Natureza. Ensino de Ciências; Eletromagnetismo; Eletrostática. |
topic |
Educação; Ciências da Natureza. Ensino de Ciências; Eletromagnetismo; Eletrostática. |
description |
O ensino de Física, ao se dissociar dos aspectos sociais e da realidade dos estudantes, enfrenta desafios e pode se tornar abstrato. No contexto do Ensino Superior, a abordagem da Física demanda a integração da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), visando formar educadores embasados tanto em teoria quanto em prática, capazes de promover o pensamento crítico. Este trabalho consiste em um relato de experiência fundamentado em quatro práticas experimentais realizadas na componente curricular de Eletromagnetismo, sob a perspectiva de um discente do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Quanto à metodologia, caracteriza-se como qualitativa, integrando revisão narrativa de literatura aos resultados experimentais, estabelecendo conexões entre os fundamentos científicos e os tópicos abordados. Os resultados e conclusões indicam que as práticas proporcionaram uma experiência de aprendizagem significativa em eletrostática e eletrodinâmica, explorando temas como carga elétrica, força elétrica, eletrização, campo elétrico, corrente elétrica, tensão, resistência elétrica, leis de Ohm e propriedades do magnetismo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1524 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1524/1331 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1524/580 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1524/581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2024 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 16, n. 29 (2024); 28-48 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313273986121728 |