FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA REDEFOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/374 |
Resumo: | O retorno da Filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio, com a aprovação da lei 11.684/08 que altera o artigo 36 da LDB de 1996, coloca em pauta não só a preocupação com conteúdos e metodologias de ensino, mas a própria formação dos docentes que ministram ou irão ministrar a disciplina. A pesquisa em questão é resultado de uma dissertação de mestrado que estudou o Programa Redefor, do Governo do estado de São Paulo em convênio com a Universidade UNESP de Marília. Realizado na modalidade a distância, o programa surgiu em 2010 como proposta de formação continuada, em nível de pós-graduação, para professores de diversas áreas que atuam na rede estadual de ensino, dentre elas, a Filosofia. O trabalho teve por objetivo conhecer a percepção de professores de Filosofia da Baixada Santista, que atuam na rede estadual, sobre o processo de formação continuada em Filosofia em curso da modalidade a distância, com foco no REDEFOR. Como fundamentação teórica, a pesquisa apoiou-se em Ghedin (2008), Severino (2003) Saviani (1996), Gallo (2006), Alves (2002), Libâneo (2004), Gatti (2009), Rios (2003), Pedrosa (2003), Vilarinho (2001), entre outros. A pesquisa constituiu-se numa abordagem qualitativa e método crítico-dialético, e foi realizada com base na aplicação de questionário exploratório e a realização de entrevistas. Os resultados apontaram para o fato de que as diferentes motivações e concepções de formação continuada dos cursistas influenciam diretamente no desenvolvimento e avaliação do curso, o que levou a reflexão sobre a importância da investigação sobre as necessidades formativas dos sujeitos para o processo de criação e desenvolvimento de cursos de formação continuada. Quanto à modalidade a distância, os participantes não demonstraram dificuldades com a interação no ambiente e atividades virtuais, senão a de falta de tempo para a realização das leituras e tarefas que muitas vezes eram delegadas à madrugada, devido ao excesso de tarefas diárias docentes e acúmulo de funções. Sinalizaram, porém, para uma distância entre as questões teóricas vivenciadas no curso e a prática da sala de aula, como um fator negativo, tendo em vista a concepção de formação continuada em serviço. Palavras-chave: professores de Filosofia; ensino a distância; Redefor. |
id |
UNIMES-1_6e7032348f805b365b3a213b1645b4c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/374 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA REDEFORO retorno da Filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio, com a aprovação da lei 11.684/08 que altera o artigo 36 da LDB de 1996, coloca em pauta não só a preocupação com conteúdos e metodologias de ensino, mas a própria formação dos docentes que ministram ou irão ministrar a disciplina. A pesquisa em questão é resultado de uma dissertação de mestrado que estudou o Programa Redefor, do Governo do estado de São Paulo em convênio com a Universidade UNESP de Marília. Realizado na modalidade a distância, o programa surgiu em 2010 como proposta de formação continuada, em nível de pós-graduação, para professores de diversas áreas que atuam na rede estadual de ensino, dentre elas, a Filosofia. O trabalho teve por objetivo conhecer a percepção de professores de Filosofia da Baixada Santista, que atuam na rede estadual, sobre o processo de formação continuada em Filosofia em curso da modalidade a distância, com foco no REDEFOR. Como fundamentação teórica, a pesquisa apoiou-se em Ghedin (2008), Severino (2003) Saviani (1996), Gallo (2006), Alves (2002), Libâneo (2004), Gatti (2009), Rios (2003), Pedrosa (2003), Vilarinho (2001), entre outros. A pesquisa constituiu-se numa abordagem qualitativa e método crítico-dialético, e foi realizada com base na aplicação de questionário exploratório e a realização de entrevistas. Os resultados apontaram para o fato de que as diferentes motivações e concepções de formação continuada dos cursistas influenciam diretamente no desenvolvimento e avaliação do curso, o que levou a reflexão sobre a importância da investigação sobre as necessidades formativas dos sujeitos para o processo de criação e desenvolvimento de cursos de formação continuada. Quanto à modalidade a distância, os participantes não demonstraram dificuldades com a interação no ambiente e atividades virtuais, senão a de falta de tempo para a realização das leituras e tarefas que muitas vezes eram delegadas à madrugada, devido ao excesso de tarefas diárias docentes e acúmulo de funções. Sinalizaram, porém, para uma distância entre as questões teóricas vivenciadas no curso e a prática da sala de aula, como um fator negativo, tendo em vista a concepção de formação continuada em serviço. Palavras-chave: professores de Filosofia; ensino a distância; Redefor.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2014-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/374Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 6, n. 10 (2014)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/374/378Nóbrega, Juliana Janaína Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-14T17:18:15Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/374Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2014-10-14T17:18:15Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA REDEFOR |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA REDEFOR |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA REDEFOR Nóbrega, Juliana Janaína Tavares |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA REDEFOR |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA REDEFOR |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA REDEFOR |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA REDEFOR |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DE FILOSOFIA DO ENSINO MÉDIO: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA REDEFOR |
author |
Nóbrega, Juliana Janaína Tavares |
author_facet |
Nóbrega, Juliana Janaína Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nóbrega, Juliana Janaína Tavares |
description |
O retorno da Filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio, com a aprovação da lei 11.684/08 que altera o artigo 36 da LDB de 1996, coloca em pauta não só a preocupação com conteúdos e metodologias de ensino, mas a própria formação dos docentes que ministram ou irão ministrar a disciplina. A pesquisa em questão é resultado de uma dissertação de mestrado que estudou o Programa Redefor, do Governo do estado de São Paulo em convênio com a Universidade UNESP de Marília. Realizado na modalidade a distância, o programa surgiu em 2010 como proposta de formação continuada, em nível de pós-graduação, para professores de diversas áreas que atuam na rede estadual de ensino, dentre elas, a Filosofia. O trabalho teve por objetivo conhecer a percepção de professores de Filosofia da Baixada Santista, que atuam na rede estadual, sobre o processo de formação continuada em Filosofia em curso da modalidade a distância, com foco no REDEFOR. Como fundamentação teórica, a pesquisa apoiou-se em Ghedin (2008), Severino (2003) Saviani (1996), Gallo (2006), Alves (2002), Libâneo (2004), Gatti (2009), Rios (2003), Pedrosa (2003), Vilarinho (2001), entre outros. A pesquisa constituiu-se numa abordagem qualitativa e método crítico-dialético, e foi realizada com base na aplicação de questionário exploratório e a realização de entrevistas. Os resultados apontaram para o fato de que as diferentes motivações e concepções de formação continuada dos cursistas influenciam diretamente no desenvolvimento e avaliação do curso, o que levou a reflexão sobre a importância da investigação sobre as necessidades formativas dos sujeitos para o processo de criação e desenvolvimento de cursos de formação continuada. Quanto à modalidade a distância, os participantes não demonstraram dificuldades com a interação no ambiente e atividades virtuais, senão a de falta de tempo para a realização das leituras e tarefas que muitas vezes eram delegadas à madrugada, devido ao excesso de tarefas diárias docentes e acúmulo de funções. Sinalizaram, porém, para uma distância entre as questões teóricas vivenciadas no curso e a prática da sala de aula, como um fator negativo, tendo em vista a concepção de formação continuada em serviço. Palavras-chave: professores de Filosofia; ensino a distância; Redefor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/374 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/374 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/374/378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 6, n. 10 (2014) 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274680279040 |