METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1277 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência, com a utilização de metodologias ativas, vivenciada no transcorrer das aulas de Língua Portuguesa, do ensino fundamental I, a partir do uso do smartphone. Na contemporaneidade, observamos o quão as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) articulam-se com a realidade que, há tempos, transforma-se em virtude dos avanços tecnológicos. Sendo assim, a escola como agência de fomento cognitivo não pode estar à parte de todo esse processo social, envolvendo, sobretudo, os smartphones que já fazem parte da rotina da população, principalmente, crianças e adolescentes. Dessa forma, amparamo-nos na pesquisa-ação como metodologia, partindo de uma breve revisão de literatura para, na sequência, descrevermos sucintamente o desenvolvimento do trabalho, envolvendo as metodologias ativas e o uso do smartphone. Partimos da hipótese de que esse recurso atrelado à escolha teórico-metodológica pode elevar o nível de engajamento dos estudantes, bem como os resultados de aproveitamento. |
id |
UNIMES-1_7f7bfcdc0269aa8364b47c424fef89e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1277 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMEducaçãoMetodologias Ativas. Smartphone. Ensino fundamental. Língua portuguesa.Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência, com a utilização de metodologias ativas, vivenciada no transcorrer das aulas de Língua Portuguesa, do ensino fundamental I, a partir do uso do smartphone. Na contemporaneidade, observamos o quão as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) articulam-se com a realidade que, há tempos, transforma-se em virtude dos avanços tecnológicos. Sendo assim, a escola como agência de fomento cognitivo não pode estar à parte de todo esse processo social, envolvendo, sobretudo, os smartphones que já fazem parte da rotina da população, principalmente, crianças e adolescentes. Dessa forma, amparamo-nos na pesquisa-ação como metodologia, partindo de uma breve revisão de literatura para, na sequência, descrevermos sucintamente o desenvolvimento do trabalho, envolvendo as metodologias ativas e o uso do smartphone. Partimos da hipótese de que esse recurso atrelado à escolha teórico-metodológica pode elevar o nível de engajamento dos estudantes, bem como os resultados de aproveitamento.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaReginato, Celia AparecidaAlexandre Filho, Paulo2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1277Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 137-14719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1277/1163Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-06T23:21:50Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1277Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2022-04-06T23:21:50Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title |
METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM Reginato, Celia Aparecida Educação Metodologias Ativas. Smartphone. Ensino fundamental. Língua portuguesa. |
title_short |
METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full |
METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
title_sort |
METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
author |
Reginato, Celia Aparecida |
author_facet |
Reginato, Celia Aparecida Alexandre Filho, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Alexandre Filho, Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reginato, Celia Aparecida Alexandre Filho, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Metodologias Ativas. Smartphone. Ensino fundamental. Língua portuguesa. |
topic |
Educação Metodologias Ativas. Smartphone. Ensino fundamental. Língua portuguesa. |
description |
Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência, com a utilização de metodologias ativas, vivenciada no transcorrer das aulas de Língua Portuguesa, do ensino fundamental I, a partir do uso do smartphone. Na contemporaneidade, observamos o quão as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) articulam-se com a realidade que, há tempos, transforma-se em virtude dos avanços tecnológicos. Sendo assim, a escola como agência de fomento cognitivo não pode estar à parte de todo esse processo social, envolvendo, sobretudo, os smartphones que já fazem parte da rotina da população, principalmente, crianças e adolescentes. Dessa forma, amparamo-nos na pesquisa-ação como metodologia, partindo de uma breve revisão de literatura para, na sequência, descrevermos sucintamente o desenvolvimento do trabalho, envolvendo as metodologias ativas e o uso do smartphone. Partimos da hipótese de que esse recurso atrelado à escolha teórico-metodológica pode elevar o nível de engajamento dos estudantes, bem como os resultados de aproveitamento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1277 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1277/1163 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 137-147 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275263287296 |