METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reginato, Celia Aparecida
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alexandre Filho, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1277
Resumo: Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência, com a utilização de metodologias ativas, vivenciada no transcorrer das aulas de Língua Portuguesa, do ensino fundamental I, a partir do uso do smartphone. Na contemporaneidade, observamos o quão as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) articulam-se com a realidade que, há tempos, transforma-se em virtude dos avanços tecnológicos. Sendo assim, a escola como agência de fomento cognitivo não pode estar à parte de todo esse processo social, envolvendo, sobretudo, os smartphones que já fazem parte da rotina da população, principalmente, crianças e adolescentes. Dessa forma, amparamo-nos na pesquisa-ação como metodologia, partindo de uma breve revisão de literatura para, na sequência, descrevermos sucintamente o desenvolvimento do trabalho, envolvendo as metodologias ativas e o uso do smartphone. Partimos da hipótese de que esse recurso atrelado à escolha teórico-metodológica pode elevar o nível de engajamento dos estudantes, bem como os resultados de aproveitamento.
id UNIMES-1_7f7bfcdc0269aa8364b47c424fef89e1
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1277
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMEducaçãoMetodologias Ativas. Smartphone. Ensino fundamental. Língua portuguesa.Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência, com a utilização de metodologias ativas, vivenciada no transcorrer das aulas de Língua Portuguesa, do ensino fundamental I, a partir do uso do smartphone. Na contemporaneidade, observamos o quão as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) articulam-se com a realidade que, há tempos, transforma-se em virtude dos avanços tecnológicos. Sendo assim, a escola como agência de fomento cognitivo não pode estar à parte de todo esse processo social, envolvendo, sobretudo, os smartphones que já fazem parte da rotina da população, principalmente, crianças e adolescentes. Dessa forma, amparamo-nos na pesquisa-ação como metodologia, partindo de uma breve revisão de literatura para, na sequência, descrevermos sucintamente o desenvolvimento do trabalho, envolvendo as metodologias ativas e o uso do smartphone. Partimos da hipótese de que esse recurso atrelado à escolha teórico-metodológica pode elevar o nível de engajamento dos estudantes, bem como os resultados de aproveitamento.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaReginato, Celia AparecidaAlexandre Filho, Paulo2022-02-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1277Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 137-14719826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1277/1163Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-06T23:21:50Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1277Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2022-04-06T23:21:50Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
spellingShingle METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Reginato, Celia Aparecida
Educação
Metodologias Ativas. Smartphone. Ensino fundamental. Língua portuguesa.
title_short METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_fullStr METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
title_sort METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
author Reginato, Celia Aparecida
author_facet Reginato, Celia Aparecida
Alexandre Filho, Paulo
author_role author
author2 Alexandre Filho, Paulo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Reginato, Celia Aparecida
Alexandre Filho, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Metodologias Ativas. Smartphone. Ensino fundamental. Língua portuguesa.
topic Educação
Metodologias Ativas. Smartphone. Ensino fundamental. Língua portuguesa.
description Este estudo tem como objetivo relatar uma experiência, com a utilização de metodologias ativas, vivenciada no transcorrer das aulas de Língua Portuguesa, do ensino fundamental I, a partir do uso do smartphone. Na contemporaneidade, observamos o quão as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) articulam-se com a realidade que, há tempos, transforma-se em virtude dos avanços tecnológicos. Sendo assim, a escola como agência de fomento cognitivo não pode estar à parte de todo esse processo social, envolvendo, sobretudo, os smartphones que já fazem parte da rotina da população, principalmente, crianças e adolescentes. Dessa forma, amparamo-nos na pesquisa-ação como metodologia, partindo de uma breve revisão de literatura para, na sequência, descrevermos sucintamente o desenvolvimento do trabalho, envolvendo as metodologias ativas e o uso do smartphone. Partimos da hipótese de que esse recurso atrelado à escolha teórico-metodológica pode elevar o nível de engajamento dos estudantes, bem como os resultados de aproveitamento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1277
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1277/1163
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2022 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 14, n. 25 (2022); 137-147
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275263287296