FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Cezar, Mariana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos Cotrim, Fabiana, Lima, Lilian Patrícia, Menezes, Sandra, Barbosa Verão, Glauce
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1169
Resumo: O presente trabalho buscou investigar os fatores associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na participação de Lives, em disciplinas que discutem fundamentos e práticas no ensino de Ciências e Matemática. Nesse sentido, temos como questão diretriz desta investigação: Que fatores estão associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na comunicação e interação em Lives? Para o desenvolvimento deste estudo, optamos pelos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionários online aplicados aos licenciandos. A fundamentação teórica e a análise dos dados tiveram como embasamento as dimensões de engajamento no Ensino Superior e os diferentes tipos de interações que ocorrem na EaD. Os resultados mostraram que os estudantes buscam por meio de suas participações nas Lives uma formação mais direcionada ao desenvolvimento de competências, contemplando a aquisição de conhecimentos, de habilidades e de atitudes, bem como refletir coletivamente sobre a prática docente.   Por outro lado, a pouca indicação de fatores associados a discussões sobre a prática docente, especificamente sobre aspectos que motivam a participação dos estudantes nas Lives, revelou que possivelmente este ambiente ainda seja um espaço pouco direcionado à formação profissional em âmbito mais prático.
id UNIMES-1_9239d497f0bd28dfd602af265aa6aafe
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1169
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIAO presente trabalho buscou investigar os fatores associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na participação de Lives, em disciplinas que discutem fundamentos e práticas no ensino de Ciências e Matemática. Nesse sentido, temos como questão diretriz desta investigação: Que fatores estão associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na comunicação e interação em Lives? Para o desenvolvimento deste estudo, optamos pelos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionários online aplicados aos licenciandos. A fundamentação teórica e a análise dos dados tiveram como embasamento as dimensões de engajamento no Ensino Superior e os diferentes tipos de interações que ocorrem na EaD. Os resultados mostraram que os estudantes buscam por meio de suas participações nas Lives uma formação mais direcionada ao desenvolvimento de competências, contemplando a aquisição de conhecimentos, de habilidades e de atitudes, bem como refletir coletivamente sobre a prática docente.   Por outro lado, a pouca indicação de fatores associados a discussões sobre a prática docente, especificamente sobre aspectos que motivam a participação dos estudantes nas Lives, revelou que possivelmente este ambiente ainda seja um espaço pouco direcionado à formação profissional em âmbito mais prático.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciados Santos Cezar, MarianaSantos Cotrim, FabianaLima, Lilian PatríciaMenezes, SandraBarbosa Verão, Glauce2021-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1169Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 23 (2021); 56-8319826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1169/1035https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1169/486Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-10T23:25:29Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1169Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2021-05-10T23:25:29Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA
title FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA
spellingShingle FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA
dos Santos Cezar, Mariana
title_short FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA
title_full FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA
title_fullStr FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA
title_sort FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA
author dos Santos Cezar, Mariana
author_facet dos Santos Cezar, Mariana
Santos Cotrim, Fabiana
Lima, Lilian Patrícia
Menezes, Sandra
Barbosa Verão, Glauce
author_role author
author2 Santos Cotrim, Fabiana
Lima, Lilian Patrícia
Menezes, Sandra
Barbosa Verão, Glauce
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Cezar, Mariana
Santos Cotrim, Fabiana
Lima, Lilian Patrícia
Menezes, Sandra
Barbosa Verão, Glauce
dc.subject.none.fl_str_mv

description O presente trabalho buscou investigar os fatores associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na participação de Lives, em disciplinas que discutem fundamentos e práticas no ensino de Ciências e Matemática. Nesse sentido, temos como questão diretriz desta investigação: Que fatores estão associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na comunicação e interação em Lives? Para o desenvolvimento deste estudo, optamos pelos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionários online aplicados aos licenciandos. A fundamentação teórica e a análise dos dados tiveram como embasamento as dimensões de engajamento no Ensino Superior e os diferentes tipos de interações que ocorrem na EaD. Os resultados mostraram que os estudantes buscam por meio de suas participações nas Lives uma formação mais direcionada ao desenvolvimento de competências, contemplando a aquisição de conhecimentos, de habilidades e de atitudes, bem como refletir coletivamente sobre a prática docente.   Por outro lado, a pouca indicação de fatores associados a discussões sobre a prática docente, especificamente sobre aspectos que motivam a participação dos estudantes nas Lives, revelou que possivelmente este ambiente ainda seja um espaço pouco direcionado à formação profissional em âmbito mais prático.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1169
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1169/1035
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1169/486
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 23 (2021); 56-83
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275686912000