FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1169 |
Resumo: | O presente trabalho buscou investigar os fatores associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na participação de Lives, em disciplinas que discutem fundamentos e práticas no ensino de Ciências e Matemática. Nesse sentido, temos como questão diretriz desta investigação: Que fatores estão associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na comunicação e interação em Lives? Para o desenvolvimento deste estudo, optamos pelos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionários online aplicados aos licenciandos. A fundamentação teórica e a análise dos dados tiveram como embasamento as dimensões de engajamento no Ensino Superior e os diferentes tipos de interações que ocorrem na EaD. Os resultados mostraram que os estudantes buscam por meio de suas participações nas Lives uma formação mais direcionada ao desenvolvimento de competências, contemplando a aquisição de conhecimentos, de habilidades e de atitudes, bem como refletir coletivamente sobre a prática docente. Por outro lado, a pouca indicação de fatores associados a discussões sobre a prática docente, especificamente sobre aspectos que motivam a participação dos estudantes nas Lives, revelou que possivelmente este ambiente ainda seja um espaço pouco direcionado à formação profissional em âmbito mais prático. |
id |
UNIMES-1_9239d497f0bd28dfd602af265aa6aafe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1169 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIAO presente trabalho buscou investigar os fatores associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na participação de Lives, em disciplinas que discutem fundamentos e práticas no ensino de Ciências e Matemática. Nesse sentido, temos como questão diretriz desta investigação: Que fatores estão associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na comunicação e interação em Lives? Para o desenvolvimento deste estudo, optamos pelos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionários online aplicados aos licenciandos. A fundamentação teórica e a análise dos dados tiveram como embasamento as dimensões de engajamento no Ensino Superior e os diferentes tipos de interações que ocorrem na EaD. Os resultados mostraram que os estudantes buscam por meio de suas participações nas Lives uma formação mais direcionada ao desenvolvimento de competências, contemplando a aquisição de conhecimentos, de habilidades e de atitudes, bem como refletir coletivamente sobre a prática docente. Por outro lado, a pouca indicação de fatores associados a discussões sobre a prática docente, especificamente sobre aspectos que motivam a participação dos estudantes nas Lives, revelou que possivelmente este ambiente ainda seja um espaço pouco direcionado à formação profissional em âmbito mais prático.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciados Santos Cezar, MarianaSantos Cotrim, FabianaLima, Lilian PatríciaMenezes, SandraBarbosa Verão, Glauce2021-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1169Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 23 (2021); 56-8319826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1169/1035https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1169/486Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-10T23:25:29Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1169Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2021-05-10T23:25:29Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA |
title |
FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA dos Santos Cezar, Mariana |
title_short |
FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA |
title_full |
FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA |
title_sort |
FATORES DE ENGAJAMENTO DOS LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA NA PARTICIPAÇÃO DE LIVES EM UM CURSO A DISTÂNCIA |
author |
dos Santos Cezar, Mariana |
author_facet |
dos Santos Cezar, Mariana Santos Cotrim, Fabiana Lima, Lilian Patrícia Menezes, Sandra Barbosa Verão, Glauce |
author_role |
author |
author2 |
Santos Cotrim, Fabiana Lima, Lilian Patrícia Menezes, Sandra Barbosa Verão, Glauce |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Cezar, Mariana Santos Cotrim, Fabiana Lima, Lilian Patrícia Menezes, Sandra Barbosa Verão, Glauce |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
description |
O presente trabalho buscou investigar os fatores associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na participação de Lives, em disciplinas que discutem fundamentos e práticas no ensino de Ciências e Matemática. Nesse sentido, temos como questão diretriz desta investigação: Que fatores estão associados ao engajamento dos licenciandos de pedagogia na comunicação e interação em Lives? Para o desenvolvimento deste estudo, optamos pelos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionários online aplicados aos licenciandos. A fundamentação teórica e a análise dos dados tiveram como embasamento as dimensões de engajamento no Ensino Superior e os diferentes tipos de interações que ocorrem na EaD. Os resultados mostraram que os estudantes buscam por meio de suas participações nas Lives uma formação mais direcionada ao desenvolvimento de competências, contemplando a aquisição de conhecimentos, de habilidades e de atitudes, bem como refletir coletivamente sobre a prática docente. Por outro lado, a pouca indicação de fatores associados a discussões sobre a prática docente, especificamente sobre aspectos que motivam a participação dos estudantes nas Lives, revelou que possivelmente este ambiente ainda seja um espaço pouco direcionado à formação profissional em âmbito mais prático. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1169 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1169/1035 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1169/486 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 13, n. 23 (2021); 56-83 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275686912000 |