ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1036 |
Resumo: | A videonálise como instrumento para estimular a modelagem científica utilizando o software Tracker como ferramenta proporciona atividades experimentais significativas com a participação crítica e ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento. O presente trabalho apresenta conceitos sobre a videoanálise como exploração da modelagem científica, bem como orientações de utilização e análise de dados utilizando o software Tracker. A videanálise constitui tecnologia de grande potencial para incentivar aos estudantes a terem um papel de protagonistas no processo de ensino aprendizagem, permitindo que os mesmos possam escolher o fenômeno da sua realidade e analisá-lo de forma crítica. O software Tracker é uma boa escolha para a realização da videoanálise, pois é livre, de fácil acesso e fornece automaticamente, depois das marcações no objeto a ser analisados, as posições e intervalos de tempo quadro a quadro, gerando tabela de dados e até três tipos de gráficos do mesmo movimento. Demonstraremos passo a passo de uma videoanálise de movimento na vertical e possíveis análises que podem ser feitas através dos gráficos construídos no software. |
id |
UNIMES-1_ac5886f7c844b2f7a61b14ad3bc3e9c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1036 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKEREducação; Ensino e Aprendizagem; Ensino de FísicaTracker; Videoanálise; Ensino de FísicaA videonálise como instrumento para estimular a modelagem científica utilizando o software Tracker como ferramenta proporciona atividades experimentais significativas com a participação crítica e ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento. O presente trabalho apresenta conceitos sobre a videoanálise como exploração da modelagem científica, bem como orientações de utilização e análise de dados utilizando o software Tracker. A videanálise constitui tecnologia de grande potencial para incentivar aos estudantes a terem um papel de protagonistas no processo de ensino aprendizagem, permitindo que os mesmos possam escolher o fenômeno da sua realidade e analisá-lo de forma crítica. O software Tracker é uma boa escolha para a realização da videoanálise, pois é livre, de fácil acesso e fornece automaticamente, depois das marcações no objeto a ser analisados, as posições e intervalos de tempo quadro a quadro, gerando tabela de dados e até três tipos de gráficos do mesmo movimento. Demonstraremos passo a passo de uma videoanálise de movimento na vertical e possíveis análises que podem ser feitas através dos gráficos construídos no software.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaNunes, Emanuelly TorresSilva, Ivanderson Pereira2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1036Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 21 (2020); 44-5919826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1036/959https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1036/451Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T23:29:27Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1036Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2020-12-02T23:29:27Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER |
title |
ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER |
spellingShingle |
ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER Nunes, Emanuelly Torres Educação; Ensino e Aprendizagem; Ensino de Física Tracker; Videoanálise; Ensino de Física |
title_short |
ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER |
title_full |
ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER |
title_fullStr |
ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER |
title_full_unstemmed |
ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER |
title_sort |
ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER |
author |
Nunes, Emanuelly Torres |
author_facet |
Nunes, Emanuelly Torres Silva, Ivanderson Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ivanderson Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Emanuelly Torres Silva, Ivanderson Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Ensino e Aprendizagem; Ensino de Física Tracker; Videoanálise; Ensino de Física |
topic |
Educação; Ensino e Aprendizagem; Ensino de Física Tracker; Videoanálise; Ensino de Física |
description |
A videonálise como instrumento para estimular a modelagem científica utilizando o software Tracker como ferramenta proporciona atividades experimentais significativas com a participação crítica e ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento. O presente trabalho apresenta conceitos sobre a videoanálise como exploração da modelagem científica, bem como orientações de utilização e análise de dados utilizando o software Tracker. A videanálise constitui tecnologia de grande potencial para incentivar aos estudantes a terem um papel de protagonistas no processo de ensino aprendizagem, permitindo que os mesmos possam escolher o fenômeno da sua realidade e analisá-lo de forma crítica. O software Tracker é uma boa escolha para a realização da videoanálise, pois é livre, de fácil acesso e fornece automaticamente, depois das marcações no objeto a ser analisados, as posições e intervalos de tempo quadro a quadro, gerando tabela de dados e até três tipos de gráficos do mesmo movimento. Demonstraremos passo a passo de uma videoanálise de movimento na vertical e possíveis análises que podem ser feitas através dos gráficos construídos no software. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1036 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1036/959 https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1036/451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 21 (2020); 44-59 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313275265384448 |