ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Emanuelly Torres
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Ivanderson Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1036
Resumo: A videonálise como instrumento para estimular a modelagem científica utilizando o software Tracker como ferramenta proporciona atividades experimentais significativas com a participação crítica e ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento. O presente trabalho apresenta conceitos sobre a videoanálise como exploração da modelagem científica, bem como orientações de utilização e análise de dados utilizando o software Tracker. A videanálise constitui tecnologia de grande potencial para incentivar aos estudantes a terem um papel de protagonistas no processo de ensino aprendizagem, permitindo que os mesmos possam escolher o fenômeno da sua realidade e analisá-lo de forma crítica. O software Tracker é uma boa escolha para a realização da videoanálise, pois é livre, de fácil acesso e fornece automaticamente, depois das marcações no objeto a ser analisados, as posições e intervalos de tempo quadro a quadro, gerando tabela de dados e até três tipos de gráficos do mesmo movimento. Demonstraremos passo a passo de uma videoanálise de movimento na vertical e possíveis análises que podem ser feitas através dos gráficos construídos no software.
id UNIMES-1_ac5886f7c844b2f7a61b14ad3bc3e9c2
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1036
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKEREducação; Ensino e Aprendizagem; Ensino de FísicaTracker; Videoanálise; Ensino de FísicaA videonálise como instrumento para estimular a modelagem científica utilizando o software Tracker como ferramenta proporciona atividades experimentais significativas com a participação crítica e ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento. O presente trabalho apresenta conceitos sobre a videoanálise como exploração da modelagem científica, bem como orientações de utilização e análise de dados utilizando o software Tracker. A videanálise constitui tecnologia de grande potencial para incentivar aos estudantes a terem um papel de protagonistas no processo de ensino aprendizagem, permitindo que os mesmos possam escolher o fenômeno da sua realidade e analisá-lo de forma crítica. O software Tracker é uma boa escolha para a realização da videoanálise, pois é livre, de fácil acesso e fornece automaticamente, depois das marcações no objeto a ser analisados, as posições e intervalos de tempo quadro a quadro, gerando tabela de dados e até três tipos de gráficos do mesmo movimento. Demonstraremos passo a passo de uma videoanálise de movimento na vertical e possíveis análises que podem ser feitas através dos gráficos construídos no software.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaNunes, Emanuelly TorresSilva, Ivanderson Pereira2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1036Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 21 (2020); 44-5919826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1036/959https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1036/451Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-02T23:29:27Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1036Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2020-12-02T23:29:27Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER
title ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER
spellingShingle ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER
Nunes, Emanuelly Torres
Educação; Ensino e Aprendizagem; Ensino de Física
Tracker; Videoanálise; Ensino de Física
title_short ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER
title_full ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER
title_fullStr ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER
title_full_unstemmed ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER
title_sort ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES DE FÍSICA QUE SE AVENTURAM NA REALIZAÇÃO DE VIDEOANÁLISES UTILIZANDO O SOFTWARE TRACKER
author Nunes, Emanuelly Torres
author_facet Nunes, Emanuelly Torres
Silva, Ivanderson Pereira
author_role author
author2 Silva, Ivanderson Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Emanuelly Torres
Silva, Ivanderson Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ensino e Aprendizagem; Ensino de Física
Tracker; Videoanálise; Ensino de Física
topic Educação; Ensino e Aprendizagem; Ensino de Física
Tracker; Videoanálise; Ensino de Física
description A videonálise como instrumento para estimular a modelagem científica utilizando o software Tracker como ferramenta proporciona atividades experimentais significativas com a participação crítica e ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento. O presente trabalho apresenta conceitos sobre a videoanálise como exploração da modelagem científica, bem como orientações de utilização e análise de dados utilizando o software Tracker. A videanálise constitui tecnologia de grande potencial para incentivar aos estudantes a terem um papel de protagonistas no processo de ensino aprendizagem, permitindo que os mesmos possam escolher o fenômeno da sua realidade e analisá-lo de forma crítica. O software Tracker é uma boa escolha para a realização da videoanálise, pois é livre, de fácil acesso e fornece automaticamente, depois das marcações no objeto a ser analisados, as posições e intervalos de tempo quadro a quadro, gerando tabela de dados e até três tipos de gráficos do mesmo movimento. Demonstraremos passo a passo de uma videoanálise de movimento na vertical e possíveis análises que podem ser feitas através dos gráficos construídos no software.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1036
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1036/959
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/downloadSuppFile/1036/451
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 12, n. 21 (2020); 44-59
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313275265384448