O ENSINO DE REPRESENTAÇÕES ESTATÍSTICAS NO BRASIL, FRENTE ÀS DEMANDAS PÓS-BNCC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giordano, Cassio Cristiano
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lima, Reinaldo Feio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1525
Resumo: O Brasil vive uma ampla reforma curricular em sua Educação Básica, desde a publicação da Base Nacional Comum Curricular — BNCC, em 2018. Na componente curricular Matemática, a recém-criada unidade temática Probabilidade e Estatística ampliou o espaço dedicado à Estocástica, apresentando os elementos referentes às diversas representações de dados de natureza estatística de forma bem específica, com progressivos avanços quanto ao seu grau de complexidade e aprofundamento. Discutir o impacto e a viabilidade de tais mudanças curriculares, no que concerne à exploração de tabelas de distribuição de frequência e gráficos estatísticos é o objetivo desse artigo, uma vez que a apreensão significativa da realidade, em um mundo imerso em dados, depende do letramento estatístico, que por sua vez, requer compreensão dessas formas de representação. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, analisando a BNCC e o Currículo Paulista, uma das primeiras propostas curriculares pós-BNCC publicadas, implantada na maior rede de ensino do país. Ao final, identificamos as principais mudanças, apontando dificuldades em sua implantação e implementação, bem como possíveis vantagens dessas mudanças, no sentido de viabilizar a articulação dos objetos de conhecimento matemáticos e estatísticos com as demais componentes curriculares, temas transversais e itinerários formativos da educação brasileira.
id UNIMES-1_c03d30f81fa6028dd6285e7ef7aa26c7
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1525
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling O ENSINO DE REPRESENTAÇÕES ESTATÍSTICAS NO BRASIL, FRENTE ÀS DEMANDAS PÓS-BNCCEnsino; Educação; Educação EstatísticaReforma Curricular; Base Nacional Comum Curricular; Tabelas e gráficos estatísticos; Estatística na Educação Básica.O Brasil vive uma ampla reforma curricular em sua Educação Básica, desde a publicação da Base Nacional Comum Curricular — BNCC, em 2018. Na componente curricular Matemática, a recém-criada unidade temática Probabilidade e Estatística ampliou o espaço dedicado à Estocástica, apresentando os elementos referentes às diversas representações de dados de natureza estatística de forma bem específica, com progressivos avanços quanto ao seu grau de complexidade e aprofundamento. Discutir o impacto e a viabilidade de tais mudanças curriculares, no que concerne à exploração de tabelas de distribuição de frequência e gráficos estatísticos é o objetivo desse artigo, uma vez que a apreensão significativa da realidade, em um mundo imerso em dados, depende do letramento estatístico, que por sua vez, requer compreensão dessas formas de representação. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, analisando a BNCC e o Currículo Paulista, uma das primeiras propostas curriculares pós-BNCC publicadas, implantada na maior rede de ensino do país. Ao final, identificamos as principais mudanças, apontando dificuldades em sua implantação e implementação, bem como possíveis vantagens dessas mudanças, no sentido de viabilizar a articulação dos objetos de conhecimento matemáticos e estatísticos com as demais componentes curriculares, temas transversais e itinerários formativos da educação brasileira.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a DistânciaGiordano, Cassio CristianoLima, Reinaldo Feio2023-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1525Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 4-2019826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1525/1284Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-17T00:18:37Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/1525Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2024-02-17T00:18:37Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE REPRESENTAÇÕES ESTATÍSTICAS NO BRASIL, FRENTE ÀS DEMANDAS PÓS-BNCC
title O ENSINO DE REPRESENTAÇÕES ESTATÍSTICAS NO BRASIL, FRENTE ÀS DEMANDAS PÓS-BNCC
spellingShingle O ENSINO DE REPRESENTAÇÕES ESTATÍSTICAS NO BRASIL, FRENTE ÀS DEMANDAS PÓS-BNCC
Giordano, Cassio Cristiano
Ensino; Educação; Educação Estatística
Reforma Curricular; Base Nacional Comum Curricular; Tabelas e gráficos estatísticos; Estatística na Educação Básica.
title_short O ENSINO DE REPRESENTAÇÕES ESTATÍSTICAS NO BRASIL, FRENTE ÀS DEMANDAS PÓS-BNCC
title_full O ENSINO DE REPRESENTAÇÕES ESTATÍSTICAS NO BRASIL, FRENTE ÀS DEMANDAS PÓS-BNCC
title_fullStr O ENSINO DE REPRESENTAÇÕES ESTATÍSTICAS NO BRASIL, FRENTE ÀS DEMANDAS PÓS-BNCC
title_full_unstemmed O ENSINO DE REPRESENTAÇÕES ESTATÍSTICAS NO BRASIL, FRENTE ÀS DEMANDAS PÓS-BNCC
title_sort O ENSINO DE REPRESENTAÇÕES ESTATÍSTICAS NO BRASIL, FRENTE ÀS DEMANDAS PÓS-BNCC
author Giordano, Cassio Cristiano
author_facet Giordano, Cassio Cristiano
Lima, Reinaldo Feio
author_role author
author2 Lima, Reinaldo Feio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Giordano, Cassio Cristiano
Lima, Reinaldo Feio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino; Educação; Educação Estatística
Reforma Curricular; Base Nacional Comum Curricular; Tabelas e gráficos estatísticos; Estatística na Educação Básica.
topic Ensino; Educação; Educação Estatística
Reforma Curricular; Base Nacional Comum Curricular; Tabelas e gráficos estatísticos; Estatística na Educação Básica.
description O Brasil vive uma ampla reforma curricular em sua Educação Básica, desde a publicação da Base Nacional Comum Curricular — BNCC, em 2018. Na componente curricular Matemática, a recém-criada unidade temática Probabilidade e Estatística ampliou o espaço dedicado à Estocástica, apresentando os elementos referentes às diversas representações de dados de natureza estatística de forma bem específica, com progressivos avanços quanto ao seu grau de complexidade e aprofundamento. Discutir o impacto e a viabilidade de tais mudanças curriculares, no que concerne à exploração de tabelas de distribuição de frequência e gráficos estatísticos é o objetivo desse artigo, uma vez que a apreensão significativa da realidade, em um mundo imerso em dados, depende do letramento estatístico, que por sua vez, requer compreensão dessas formas de representação. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, analisando a BNCC e o Currículo Paulista, uma das primeiras propostas curriculares pós-BNCC publicadas, implantada na maior rede de ensino do país. Ao final, identificamos as principais mudanças, apontando dificuldades em sua implantação e implementação, bem como possíveis vantagens dessas mudanças, no sentido de viabilizar a articulação dos objetos de conhecimento matemáticos e estatísticos com as demais componentes curriculares, temas transversais e itinerários formativos da educação brasileira.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1525
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1525/1284
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 15, n. 28 (2023); 4-20
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274002898944