Educação superior e desenvolvimento no Brasil: expansão e contenção (1961-1971): Higher education and development in Brazil: expansion and containment (1961-1971)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira dos Santos, Dulce
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Ávila Melo Sampaio, Adriany, Jane Durães , Sarah
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Argumentos (Montes Claros. Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1102
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre educação superior e desenvolvimento no Brasil enfatizando o período compreendido entre o ano de 1961, quando entra em vigor a Lei de Diretrizes e Bases, e o de 1971, quando é aprovada a Lei 5692. A discussão destaca o período no qual se intensificaram as políticas (inter)nacionais de escolarização da população e, dentre elas, as de Educação superior para formação de profissionais de ensino e de pesquisa, caracterizando-se a importância fundamental da educação como estratégia de qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho. Em linhas gerais, se identifica que houve uma política de contenção e ao mesmo tempo uma expansão de instituições mediante implantação de instituições privadas e no interior do país.
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spelling Educação superior e desenvolvimento no Brasil: expansão e contenção (1961-1971): Higher education and development in Brazil: expansion and containment (1961-1971)Ensino Superior. Desenvolvimento. Expansão. Contenção. Políticas Públicas.Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre educação superior e desenvolvimento no Brasil enfatizando o período compreendido entre o ano de 1961, quando entra em vigor a Lei de Diretrizes e Bases, e o de 1971, quando é aprovada a Lei 5692. A discussão destaca o período no qual se intensificaram as políticas (inter)nacionais de escolarização da população e, dentre elas, as de Educação superior para formação de profissionais de ensino e de pesquisa, caracterizando-se a importância fundamental da educação como estratégia de qualificação de mão de obra para o mercado de trabalho. Em linhas gerais, se identifica que houve uma política de contenção e ao mesmo tempo uma expansão de instituições mediante implantação de instituições privadas e no interior do país.Editora Unimontes2018-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1102Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes; v. 15 n. 1 (2018); 250-2752527-25511806-5627reponame:Argumentos (Montes Claros. Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1102/3818https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/1102/1132Copyright (c) 2020 Revista Argumentosinfo:eu-repo/semantics/openAccess Pereira dos Santos, Dulcede Ávila Melo Sampaio, AdrianyJane Durães , Sarah2021-03-11T20:59:49Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1102Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentosPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/oairevista.argumentos@unimontes.br|| portal.periodicos@unimontes.br||2527-25511806-5627opendoar:2023-01-12T15:17:49.201682Argumentos (Montes Claros. Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)true
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