A iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentado: Sports initiation in paralympic sport: the case of sitting volleyball
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Argumentos (Montes Claros. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3049 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo averiguar como ocorreu a inserção de atletas da seleção brasileira feminina de voleibol sentado na prática esportiva paralímpica. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco atletas que participaram dos Jogos Paralímpicos nas edições de 2012, em Londres, e de 2016, no Rio de Janeiro. Evidenciou-se que a inserção das atletas na prática do voleibol sentado foi intermediada por indicações de profissionais da área da saúde e do esporte, com destaque para os treinadores da modalidade, que desempenharam papel proeminente no processo de iniciação destas atletas no esporte paralímpico. A Educação Física escolar despontou nas falas das atletas como potencial facilitador para o processo de iniciação esportiva, sobretudo, às pessoas com deficiência adquirida na vida adulta. Para tanto, foi ressaltada a necessidade de que as experiências com o esporte na fase escolar sejam positivas, estimulando a permanência na prática da(s) modalidade(s) ao longo da vida e contribuindo para o bem-estar físico e psicossocial da pessoa com deficiência. Os resultados do estudo denotaram que as formas de inserção das mulheres no voleibol sentado no Brasil possuem relações com características que marcaram os primórdios da composição da modalidade no país. |
id |
UNIMONTES2_d49f777c1676398f25e4db8afbc71522 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/3049 |
network_acronym_str |
UNIMONTES2 |
network_name_str |
Argumentos (Montes Claros. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentado: Sports initiation in paralympic sport: the case of sitting volleyballPessoa com Deficiência; Jogos Paralímpicos; Atletas; Mulheres no esporte; Educação Física inclusiva.Este estudo tem como objetivo averiguar como ocorreu a inserção de atletas da seleção brasileira feminina de voleibol sentado na prática esportiva paralímpica. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco atletas que participaram dos Jogos Paralímpicos nas edições de 2012, em Londres, e de 2016, no Rio de Janeiro. Evidenciou-se que a inserção das atletas na prática do voleibol sentado foi intermediada por indicações de profissionais da área da saúde e do esporte, com destaque para os treinadores da modalidade, que desempenharam papel proeminente no processo de iniciação destas atletas no esporte paralímpico. A Educação Física escolar despontou nas falas das atletas como potencial facilitador para o processo de iniciação esportiva, sobretudo, às pessoas com deficiência adquirida na vida adulta. Para tanto, foi ressaltada a necessidade de que as experiências com o esporte na fase escolar sejam positivas, estimulando a permanência na prática da(s) modalidade(s) ao longo da vida e contribuindo para o bem-estar físico e psicossocial da pessoa com deficiência. Os resultados do estudo denotaram que as formas de inserção das mulheres no voleibol sentado no Brasil possuem relações com características que marcaram os primórdios da composição da modalidade no país.Editora Unimontes2020-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3049Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes; v. 17 n. 2 (2020)2527-25511806-5627reponame:Argumentos (Montes Claros. Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3049/3732https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3049/3037Copyright (c) 2020 Revista Argumentosinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrivellaro Sanchotene, Vitória Anceski Bataglion, Giandra Zarpellon Mazo, Janice 2021-03-08T19:49:29Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/3049Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentosPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/oairevista.argumentos@unimontes.br|| portal.periodicos@unimontes.br||2527-25511806-5627opendoar:2023-01-12T15:17:51.431230Argumentos (Montes Claros. Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentado: Sports initiation in paralympic sport: the case of sitting volleyball |
title |
A iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentado: Sports initiation in paralympic sport: the case of sitting volleyball |
spellingShingle |
A iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentado: Sports initiation in paralympic sport: the case of sitting volleyball Crivellaro Sanchotene, Vitória Pessoa com Deficiência; Jogos Paralímpicos; Atletas; Mulheres no esporte; Educação Física inclusiva. |
title_short |
A iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentado: Sports initiation in paralympic sport: the case of sitting volleyball |
title_full |
A iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentado: Sports initiation in paralympic sport: the case of sitting volleyball |
title_fullStr |
A iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentado: Sports initiation in paralympic sport: the case of sitting volleyball |
title_full_unstemmed |
A iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentado: Sports initiation in paralympic sport: the case of sitting volleyball |
title_sort |
A iniciação esportiva no esporte paralímpico: o caso do voleibol sentado: Sports initiation in paralympic sport: the case of sitting volleyball |
author |
Crivellaro Sanchotene, Vitória |
author_facet |
Crivellaro Sanchotene, Vitória Anceski Bataglion, Giandra Zarpellon Mazo, Janice |
author_role |
author |
author2 |
Anceski Bataglion, Giandra Zarpellon Mazo, Janice |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Crivellaro Sanchotene, Vitória Anceski Bataglion, Giandra Zarpellon Mazo, Janice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pessoa com Deficiência; Jogos Paralímpicos; Atletas; Mulheres no esporte; Educação Física inclusiva. |
topic |
Pessoa com Deficiência; Jogos Paralímpicos; Atletas; Mulheres no esporte; Educação Física inclusiva. |
description |
Este estudo tem como objetivo averiguar como ocorreu a inserção de atletas da seleção brasileira feminina de voleibol sentado na prática esportiva paralímpica. Para tanto, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco atletas que participaram dos Jogos Paralímpicos nas edições de 2012, em Londres, e de 2016, no Rio de Janeiro. Evidenciou-se que a inserção das atletas na prática do voleibol sentado foi intermediada por indicações de profissionais da área da saúde e do esporte, com destaque para os treinadores da modalidade, que desempenharam papel proeminente no processo de iniciação destas atletas no esporte paralímpico. A Educação Física escolar despontou nas falas das atletas como potencial facilitador para o processo de iniciação esportiva, sobretudo, às pessoas com deficiência adquirida na vida adulta. Para tanto, foi ressaltada a necessidade de que as experiências com o esporte na fase escolar sejam positivas, estimulando a permanência na prática da(s) modalidade(s) ao longo da vida e contribuindo para o bem-estar físico e psicossocial da pessoa com deficiência. Os resultados do estudo denotaram que as formas de inserção das mulheres no voleibol sentado no Brasil possuem relações com características que marcaram os primórdios da composição da modalidade no país. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3049 |
url |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3049/3732 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/3049/3037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Argumentos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Argumentos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes; v. 17 n. 2 (2020) 2527-2551 1806-5627 reponame:Argumentos (Montes Claros. Online) instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) instacron:UNIMONTES |
instname_str |
Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
instacron_str |
UNIMONTES |
institution |
UNIMONTES |
reponame_str |
Argumentos (Montes Claros. Online) |
collection |
Argumentos (Montes Claros. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Argumentos (Montes Claros. Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.argumentos@unimontes.br|| portal.periodicos@unimontes.br|| |
_version_ |
1797053599244615680 |