“TERRITORI‘AR” NAS RELAÇÕES GEOGRÁFICAS: OS XAKRIABÁS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre da Silva, Cássio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: José Santos, Rosselvelt
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Revista Desenvolvimento Social (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1662
Resumo: Em análise nos estudos de doutoramento, buscamos compreender o território em sua amplitude. Desde o século XVII os povos Xakriabás são atores da História sobre o espaço geográfico, hoje o território em São João das Missões no norte de Minas Gerais; aqui, objeto de estudo. O território enquanto uma categoria geográfica apresenta-se com muitas funções, agregando ao espaço  muitas  relações geográficas. A principal relação é da Sociedade e  Natureza, configurando-se em algumas, como as temporais, sociais, ambientais, políticas, econômicas, poder e outras.  Diante das funções, processos, relações e abordagens, a categoria constitui-se em Des-re-multiterritorialidades.  Outrossim trazemos ao debate a ação “Territori‘ar” que conjuga uma constituição histórica sobre o espaço e abordando aspectos próprios da construção do território como a resistência contínua e o seu uso na vivência e ações cotidianas, entre o Estado, as Populações Tradicionais, Movimentos Sociais e outras formas de usos. As metodologias enquadrantes no discurso e ações da pesquisa, estão amparadas principalmente nas referências bibliográficas e nos trabalhos de campo de diversos territórios de políticas territoriais. Os territórios dessas políticas são principalmente, a academia, as comunidades, os debates das políticas públicas, as instituições não governamentais, o Estado e os espaços de enfrentamentos entre ambos. Entendemos que a ação “Territori ‘ar”  possa contribuir para os estudos geográficos no campo do desenvolvimento da própria epistemologia e ampliar o debate que se inicia.
id UNIMONTES3_2c9dac3a405075c8f4579d463264cae2
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1662
network_acronym_str UNIMONTES3
network_name_str Revista Desenvolvimento Social (Online)
repository_id_str
spelling “TERRITORI‘AR” NAS RELAÇÕES GEOGRÁFICAS: OS XAKRIABÁSEm análise nos estudos de doutoramento, buscamos compreender o território em sua amplitude. Desde o século XVII os povos Xakriabás são atores da História sobre o espaço geográfico, hoje o território em São João das Missões no norte de Minas Gerais; aqui, objeto de estudo. O território enquanto uma categoria geográfica apresenta-se com muitas funções, agregando ao espaço  muitas  relações geográficas. A principal relação é da Sociedade e  Natureza, configurando-se em algumas, como as temporais, sociais, ambientais, políticas, econômicas, poder e outras.  Diante das funções, processos, relações e abordagens, a categoria constitui-se em Des-re-multiterritorialidades.  Outrossim trazemos ao debate a ação “Territori‘ar” que conjuga uma constituição histórica sobre o espaço e abordando aspectos próprios da construção do território como a resistência contínua e o seu uso na vivência e ações cotidianas, entre o Estado, as Populações Tradicionais, Movimentos Sociais e outras formas de usos. As metodologias enquadrantes no discurso e ações da pesquisa, estão amparadas principalmente nas referências bibliográficas e nos trabalhos de campo de diversos territórios de políticas territoriais. Os territórios dessas políticas são principalmente, a academia, as comunidades, os debates das políticas públicas, as instituições não governamentais, o Estado e os espaços de enfrentamentos entre ambos. Entendemos que a ação “Territori ‘ar”  possa contribuir para os estudos geográficos no campo do desenvolvimento da própria epistemologia e ampliar o debate que se inicia.Editora Unimontes2020-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1662Revista Desenvolvimento Social; v. 1 n. 7 (2012)2179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESCopyright (c) 2012 Revista Desenvolvimento Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre da Silva, Cássio José Santos, Rosselvelt 2020-03-31T13:02:27Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1662Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2020-03-31T13:02:27Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false
dc.title.none.fl_str_mv “TERRITORI‘AR” NAS RELAÇÕES GEOGRÁFICAS: OS XAKRIABÁS
title “TERRITORI‘AR” NAS RELAÇÕES GEOGRÁFICAS: OS XAKRIABÁS
spellingShingle “TERRITORI‘AR” NAS RELAÇÕES GEOGRÁFICAS: OS XAKRIABÁS
Alexandre da Silva, Cássio
title_short “TERRITORI‘AR” NAS RELAÇÕES GEOGRÁFICAS: OS XAKRIABÁS
title_full “TERRITORI‘AR” NAS RELAÇÕES GEOGRÁFICAS: OS XAKRIABÁS
title_fullStr “TERRITORI‘AR” NAS RELAÇÕES GEOGRÁFICAS: OS XAKRIABÁS
title_full_unstemmed “TERRITORI‘AR” NAS RELAÇÕES GEOGRÁFICAS: OS XAKRIABÁS
title_sort “TERRITORI‘AR” NAS RELAÇÕES GEOGRÁFICAS: OS XAKRIABÁS
author Alexandre da Silva, Cássio
author_facet Alexandre da Silva, Cássio
José Santos, Rosselvelt
author_role author
author2 José Santos, Rosselvelt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre da Silva, Cássio
José Santos, Rosselvelt
description Em análise nos estudos de doutoramento, buscamos compreender o território em sua amplitude. Desde o século XVII os povos Xakriabás são atores da História sobre o espaço geográfico, hoje o território em São João das Missões no norte de Minas Gerais; aqui, objeto de estudo. O território enquanto uma categoria geográfica apresenta-se com muitas funções, agregando ao espaço  muitas  relações geográficas. A principal relação é da Sociedade e  Natureza, configurando-se em algumas, como as temporais, sociais, ambientais, políticas, econômicas, poder e outras.  Diante das funções, processos, relações e abordagens, a categoria constitui-se em Des-re-multiterritorialidades.  Outrossim trazemos ao debate a ação “Territori‘ar” que conjuga uma constituição histórica sobre o espaço e abordando aspectos próprios da construção do território como a resistência contínua e o seu uso na vivência e ações cotidianas, entre o Estado, as Populações Tradicionais, Movimentos Sociais e outras formas de usos. As metodologias enquadrantes no discurso e ações da pesquisa, estão amparadas principalmente nas referências bibliográficas e nos trabalhos de campo de diversos territórios de políticas territoriais. Os territórios dessas políticas são principalmente, a academia, as comunidades, os debates das políticas públicas, as instituições não governamentais, o Estado e os espaços de enfrentamentos entre ambos. Entendemos que a ação “Territori ‘ar”  possa contribuir para os estudos geográficos no campo do desenvolvimento da própria epistemologia e ampliar o debate que se inicia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1662
url https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1662
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Desenvolvimento Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Revista Desenvolvimento Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Desenvolvimento Social; v. 1 n. 7 (2012)
2179-6807
1982-8608
reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)
instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron:UNIMONTES
instname_str Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron_str UNIMONTES
institution UNIMONTES
reponame_str Revista Desenvolvimento Social (Online)
collection Revista Desenvolvimento Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
repository.mail.fl_str_mv revista.desenvolvimento@unimontes.br
_version_ 1797053914371063808