A QUESTÃO MERIDIONAL E O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Dallys
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Desenvolvimento Social (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1290
Resumo: Estado é um dos conceitos centrais da obra do pensador italiano Antônio Gramsci. A centralidade deste conceito no pensamento gramsciano expressa a própria perspectiva analítica do autor: a análise política dos fatos e processos. Associados a ele estão outros igualmente fundamentais, quais sejam, sociedade civil, sociedade política e hegemonia. Por isso, o objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão do conceito de Estado em Gramsci a partir de suas análises sobre a questão meridional. A metodologia empregada baseou-se em revisão bibliográfica dos principais textos do autor relacionados ao tema. São eles: A questão meridional (1987) e Cadernos do Cárcere (1999; 2000a; 2000b; 2002). Constatou-se a relevância do conceito para o entendimento das questões políticas na Itália entre o final do século XIX e início do século XX, a exemplo do Risorgimento e da questão meridional, e também sua ampliação em função das reformulações teóricas do autor durante o cárcere. Conclui-se, portanto, que o conceito gramsciano de Estado constitui um significativo instrumental teórico para se pensar as relações políticas de uma sociedade, tendo sempre em vista – importa salientar – o contexto espacial e histórico em que se desenvolvem.
id UNIMONTES3_8527ec4177dbf8e0764688a4c2fb3265
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1290
network_acronym_str UNIMONTES3
network_name_str Revista Desenvolvimento Social (Online)
repository_id_str
spelling A QUESTÃO MERIDIONAL E O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCIEstado é um dos conceitos centrais da obra do pensador italiano Antônio Gramsci. A centralidade deste conceito no pensamento gramsciano expressa a própria perspectiva analítica do autor: a análise política dos fatos e processos. Associados a ele estão outros igualmente fundamentais, quais sejam, sociedade civil, sociedade política e hegemonia. Por isso, o objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão do conceito de Estado em Gramsci a partir de suas análises sobre a questão meridional. A metodologia empregada baseou-se em revisão bibliográfica dos principais textos do autor relacionados ao tema. São eles: A questão meridional (1987) e Cadernos do Cárcere (1999; 2000a; 2000b; 2002). Constatou-se a relevância do conceito para o entendimento das questões políticas na Itália entre o final do século XIX e início do século XX, a exemplo do Risorgimento e da questão meridional, e também sua ampliação em função das reformulações teóricas do autor durante o cárcere. Conclui-se, portanto, que o conceito gramsciano de Estado constitui um significativo instrumental teórico para se pensar as relações políticas de uma sociedade, tendo sempre em vista – importa salientar – o contexto espacial e histórico em que se desenvolvem.Editora Unimontes2020-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1290Revista Desenvolvimento Social; v. 23 n. 1 (2018); 33-442179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1290/1370Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas, Dallys2020-03-13T20:49:59Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1290Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2020-03-13T20:49:59Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false
dc.title.none.fl_str_mv A QUESTÃO MERIDIONAL E O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCI
title A QUESTÃO MERIDIONAL E O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCI
spellingShingle A QUESTÃO MERIDIONAL E O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCI
Dantas, Dallys
title_short A QUESTÃO MERIDIONAL E O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCI
title_full A QUESTÃO MERIDIONAL E O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCI
title_fullStr A QUESTÃO MERIDIONAL E O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCI
title_full_unstemmed A QUESTÃO MERIDIONAL E O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCI
title_sort A QUESTÃO MERIDIONAL E O CONCEITO DE ESTADO EM GRAMSCI
author Dantas, Dallys
author_facet Dantas, Dallys
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Dallys
description Estado é um dos conceitos centrais da obra do pensador italiano Antônio Gramsci. A centralidade deste conceito no pensamento gramsciano expressa a própria perspectiva analítica do autor: a análise política dos fatos e processos. Associados a ele estão outros igualmente fundamentais, quais sejam, sociedade civil, sociedade política e hegemonia. Por isso, o objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão do conceito de Estado em Gramsci a partir de suas análises sobre a questão meridional. A metodologia empregada baseou-se em revisão bibliográfica dos principais textos do autor relacionados ao tema. São eles: A questão meridional (1987) e Cadernos do Cárcere (1999; 2000a; 2000b; 2002). Constatou-se a relevância do conceito para o entendimento das questões políticas na Itália entre o final do século XIX e início do século XX, a exemplo do Risorgimento e da questão meridional, e também sua ampliação em função das reformulações teóricas do autor durante o cárcere. Conclui-se, portanto, que o conceito gramsciano de Estado constitui um significativo instrumental teórico para se pensar as relações políticas de uma sociedade, tendo sempre em vista – importa salientar – o contexto espacial e histórico em que se desenvolvem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1290
url https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1290/1370
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Desenvolvimento Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Desenvolvimento Social; v. 23 n. 1 (2018); 33-44
2179-6807
1982-8608
reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)
instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron:UNIMONTES
instname_str Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron_str UNIMONTES
institution UNIMONTES
reponame_str Revista Desenvolvimento Social (Online)
collection Revista Desenvolvimento Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
repository.mail.fl_str_mv revista.desenvolvimento@unimontes.br
_version_ 1797053913886621696