BIOCOMBUSTÍVEL E SOCIEDADE NO NORTE DE MINAS: A DINÂMICA SÓCIOESPACIAL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toledo Martins, Herbert
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Maria Moura, Josiane, Franklin Sardinha Pinto, Vero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Desenvolvimento Social (Online)
Texto Completo: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1604
Resumo: A presente investigação, em desenvolvimento, pretende apreender a singularidade e formas de inserção da região Norte de Minas no que se refere, especificamente, à sua condição de produtora de agrocombustíveis. Aqui, pretende-se desvelar os mecanismos e o caráter dessa integração tendo como referência, sobretudo, a agricultura de base familiar, no complexo produtivo do biodiesel, segundo parâmetros que compreendam a totalidade e a complexidade sócio-cultural daquele tipo de unidade de produção, incluindo sua dimensão sócio-territorial e ambiental, que envolve aspectos simbólicos e de reprodução da vida cotidiana e o papel do Estado.A transição energética é, talvez, na atualidade, o lugar onde a questão da insuficiência de abordagens disciplinares estanques fica mais patente. Nela, explicitam-se e articulam-se as multideterminações na sua complexidade e “crises”: ambiental, social, econômica, geopolítica, política, cultural, urbana, territorial. Aqui, e em todas as escalas - local, regional, nacional e internacional -, as diversas dimensões da vida, verticalidades e horizontalidades, cotidiano e processos estruturais, local e global, interno e externo se vinculam de modo quase óbvio. O lugar subsume-se ao global, não permitindo veleidades. A verticalidade, veloz, de uns, como “externalidade”, atropela indiferente a relativa lentidão do cotidiano horizontalizado de outros, ameaçando estilos e modos de reprodução social e ecossistemas a eles correlacionados, aparentemente estabilizados, equilibrados.
id UNIMONTES3_87b7a7558534e9530a1b0b150c3d89b3
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1604
network_acronym_str UNIMONTES3
network_name_str Revista Desenvolvimento Social (Online)
repository_id_str
spelling BIOCOMBUSTÍVEL E SOCIEDADE NO NORTE DE MINAS: A DINÂMICA SÓCIOESPACIAL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICAA presente investigação, em desenvolvimento, pretende apreender a singularidade e formas de inserção da região Norte de Minas no que se refere, especificamente, à sua condição de produtora de agrocombustíveis. Aqui, pretende-se desvelar os mecanismos e o caráter dessa integração tendo como referência, sobretudo, a agricultura de base familiar, no complexo produtivo do biodiesel, segundo parâmetros que compreendam a totalidade e a complexidade sócio-cultural daquele tipo de unidade de produção, incluindo sua dimensão sócio-territorial e ambiental, que envolve aspectos simbólicos e de reprodução da vida cotidiana e o papel do Estado.A transição energética é, talvez, na atualidade, o lugar onde a questão da insuficiência de abordagens disciplinares estanques fica mais patente. Nela, explicitam-se e articulam-se as multideterminações na sua complexidade e “crises”: ambiental, social, econômica, geopolítica, política, cultural, urbana, territorial. Aqui, e em todas as escalas - local, regional, nacional e internacional -, as diversas dimensões da vida, verticalidades e horizontalidades, cotidiano e processos estruturais, local e global, interno e externo se vinculam de modo quase óbvio. O lugar subsume-se ao global, não permitindo veleidades. A verticalidade, veloz, de uns, como “externalidade”, atropela indiferente a relativa lentidão do cotidiano horizontalizado de outros, ameaçando estilos e modos de reprodução social e ecossistemas a eles correlacionados, aparentemente estabilizados, equilibrados.Editora Unimontes2020-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1604Revista Desenvolvimento Social; v. 1 n. 4 (2009); 163-1762179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1604/1799Copyright (c) 2009 Revista Desenvolvimento Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessToledo Martins, Herbert Maria Moura, Josiane Franklin Sardinha Pinto, Vero 2020-03-31T13:02:07Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/1604Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2020-03-31T13:02:07Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false
dc.title.none.fl_str_mv BIOCOMBUSTÍVEL E SOCIEDADE NO NORTE DE MINAS: A DINÂMICA SÓCIOESPACIAL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
title BIOCOMBUSTÍVEL E SOCIEDADE NO NORTE DE MINAS: A DINÂMICA SÓCIOESPACIAL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
spellingShingle BIOCOMBUSTÍVEL E SOCIEDADE NO NORTE DE MINAS: A DINÂMICA SÓCIOESPACIAL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
Toledo Martins, Herbert
title_short BIOCOMBUSTÍVEL E SOCIEDADE NO NORTE DE MINAS: A DINÂMICA SÓCIOESPACIAL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
title_full BIOCOMBUSTÍVEL E SOCIEDADE NO NORTE DE MINAS: A DINÂMICA SÓCIOESPACIAL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
title_fullStr BIOCOMBUSTÍVEL E SOCIEDADE NO NORTE DE MINAS: A DINÂMICA SÓCIOESPACIAL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
title_full_unstemmed BIOCOMBUSTÍVEL E SOCIEDADE NO NORTE DE MINAS: A DINÂMICA SÓCIOESPACIAL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
title_sort BIOCOMBUSTÍVEL E SOCIEDADE NO NORTE DE MINAS: A DINÂMICA SÓCIOESPACIAL NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
author Toledo Martins, Herbert
author_facet Toledo Martins, Herbert
Maria Moura, Josiane
Franklin Sardinha Pinto, Vero
author_role author
author2 Maria Moura, Josiane
Franklin Sardinha Pinto, Vero
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toledo Martins, Herbert
Maria Moura, Josiane
Franklin Sardinha Pinto, Vero
description A presente investigação, em desenvolvimento, pretende apreender a singularidade e formas de inserção da região Norte de Minas no que se refere, especificamente, à sua condição de produtora de agrocombustíveis. Aqui, pretende-se desvelar os mecanismos e o caráter dessa integração tendo como referência, sobretudo, a agricultura de base familiar, no complexo produtivo do biodiesel, segundo parâmetros que compreendam a totalidade e a complexidade sócio-cultural daquele tipo de unidade de produção, incluindo sua dimensão sócio-territorial e ambiental, que envolve aspectos simbólicos e de reprodução da vida cotidiana e o papel do Estado.A transição energética é, talvez, na atualidade, o lugar onde a questão da insuficiência de abordagens disciplinares estanques fica mais patente. Nela, explicitam-se e articulam-se as multideterminações na sua complexidade e “crises”: ambiental, social, econômica, geopolítica, política, cultural, urbana, territorial. Aqui, e em todas as escalas - local, regional, nacional e internacional -, as diversas dimensões da vida, verticalidades e horizontalidades, cotidiano e processos estruturais, local e global, interno e externo se vinculam de modo quase óbvio. O lugar subsume-se ao global, não permitindo veleidades. A verticalidade, veloz, de uns, como “externalidade”, atropela indiferente a relativa lentidão do cotidiano horizontalizado de outros, ameaçando estilos e modos de reprodução social e ecossistemas a eles correlacionados, aparentemente estabilizados, equilibrados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1604
url https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1604/1799
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Revista Desenvolvimento Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Revista Desenvolvimento Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Unimontes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Desenvolvimento Social; v. 1 n. 4 (2009); 163-176
2179-6807
1982-8608
reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)
instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron:UNIMONTES
instname_str Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
instacron_str UNIMONTES
institution UNIMONTES
reponame_str Revista Desenvolvimento Social (Online)
collection Revista Desenvolvimento Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
repository.mail.fl_str_mv revista.desenvolvimento@unimontes.br
_version_ 1797053913965264896