É preciso aquilombar o território educacional : It is necessary to aquilombar the educational territory
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Desenvolvimento Social (Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6116 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo trazer a minha trajetória acadêmica como estudante cotista do programa UFGInclui. Neste longo caminho percorrido pude experimentar no corpo e na alma as violências visíveis e invisíveis do(s) racismo(s) que são produzidas pela branquitude. Portanto, me fortaleci na coletividade, no aquilombamento entre negras/os quilombolas e indígenas, fizemos redes estratégicas de afeto, escuta e acolhimento para sobreviver no território acadêmico. Neste sentido, pensar a política de permanência e a conclusão nos cursos de graduação de estudantes indígenas, negras/os quilombolas e outros que não pertencem ao rol dos privilegiados se faz necessário. |
id |
UNIMONTES3_9bd0ad90dc03cdc84f3377bbda7915a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/6116 |
network_acronym_str |
UNIMONTES3 |
network_name_str |
Revista Desenvolvimento Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
É preciso aquilombar o território educacional : It is necessary to aquilombar the educational territoryUFGIncluiUFGAções AfirmativasPermanênciaEste artigo tem como objetivo trazer a minha trajetória acadêmica como estudante cotista do programa UFGInclui. Neste longo caminho percorrido pude experimentar no corpo e na alma as violências visíveis e invisíveis do(s) racismo(s) que são produzidas pela branquitude. Portanto, me fortaleci na coletividade, no aquilombamento entre negras/os quilombolas e indígenas, fizemos redes estratégicas de afeto, escuta e acolhimento para sobreviver no território acadêmico. Neste sentido, pensar a política de permanência e a conclusão nos cursos de graduação de estudantes indígenas, negras/os quilombolas e outros que não pertencem ao rol dos privilegiados se faz necessário.Editora Unimontes2022-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/611610.46551/issn2179-6807v28n2p11-26Revista Desenvolvimento Social; v. 28 n. 2 (2022): Trajetórias nas universidades: Experiências da lei de cotas, transformações políticas e epistemológicas; 11-262179-68071982-8608reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online)instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)instacron:UNIMONTESporhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6116/6287https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6116/6288Copyright (c) 2022 Marta Quintilianohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQuintiliano, Marta2023-04-20T23:19:23Zoai:ojs2.periodicos.unimontes.br:article/6116Revistahttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/indexPUBhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/oairevista.desenvolvimento@unimontes.br2179-68071982-8608opendoar:2023-04-20T23:19:23Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
É preciso aquilombar o território educacional : It is necessary to aquilombar the educational territory |
title |
É preciso aquilombar o território educacional : It is necessary to aquilombar the educational territory |
spellingShingle |
É preciso aquilombar o território educacional : It is necessary to aquilombar the educational territory Quintiliano, Marta UFGInclui UFG Ações Afirmativas Permanência |
title_short |
É preciso aquilombar o território educacional : It is necessary to aquilombar the educational territory |
title_full |
É preciso aquilombar o território educacional : It is necessary to aquilombar the educational territory |
title_fullStr |
É preciso aquilombar o território educacional : It is necessary to aquilombar the educational territory |
title_full_unstemmed |
É preciso aquilombar o território educacional : It is necessary to aquilombar the educational territory |
title_sort |
É preciso aquilombar o território educacional : It is necessary to aquilombar the educational territory |
author |
Quintiliano, Marta |
author_facet |
Quintiliano, Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quintiliano, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
UFGInclui UFG Ações Afirmativas Permanência |
topic |
UFGInclui UFG Ações Afirmativas Permanência |
description |
Este artigo tem como objetivo trazer a minha trajetória acadêmica como estudante cotista do programa UFGInclui. Neste longo caminho percorrido pude experimentar no corpo e na alma as violências visíveis e invisíveis do(s) racismo(s) que são produzidas pela branquitude. Portanto, me fortaleci na coletividade, no aquilombamento entre negras/os quilombolas e indígenas, fizemos redes estratégicas de afeto, escuta e acolhimento para sobreviver no território acadêmico. Neste sentido, pensar a política de permanência e a conclusão nos cursos de graduação de estudantes indígenas, negras/os quilombolas e outros que não pertencem ao rol dos privilegiados se faz necessário. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6116 10.46551/issn2179-6807v28n2p11-26 |
url |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6116 |
identifier_str_mv |
10.46551/issn2179-6807v28n2p11-26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6116/6287 https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6116/6288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marta Quintiliano https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marta Quintiliano https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Desenvolvimento Social; v. 28 n. 2 (2022): Trajetórias nas universidades: Experiências da lei de cotas, transformações políticas e epistemológicas; 11-26 2179-6807 1982-8608 reponame:Revista Desenvolvimento Social (Online) instname:Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) instacron:UNIMONTES |
instname_str |
Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
instacron_str |
UNIMONTES |
institution |
UNIMONTES |
reponame_str |
Revista Desenvolvimento Social (Online) |
collection |
Revista Desenvolvimento Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Desenvolvimento Social (Online) - Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.desenvolvimento@unimontes.br |
_version_ |
1797053913302564864 |