A música D’Além Mar nas paisagens sonoras do cerrado: a envolvência sentimental do Fado em Goiás e Distrito Federal
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Cerrados (Montes Claros. Online) |
Texto Completo: | https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/4875 |
Resumo: | Envoltas nas teias da geografia urbana, da memória ou da tradição, as origens pouco claras do Fado remontam ao século XIX, a episódios vivenciados nas vielas de Lisboa, ou nos salões aristocráticos, entre marginais e fidalgos. Assim, ao tornar-se Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, essa arte sonora lusitana alcançou todos os continentes do mundo, ganhou diferentes paisagens e territórios do espaço global. Nesse contexto, como sinal de um processo de internacionalização no tempo e espaço, este artigo apresenta uma reflexão sobre a presença do Fado no cerrado brasileiro, mais especificamente em cidades do estado de Goiás e Distrito Federal. Assim, no que tange ao embasamento teórico deste manuscrito, os procedimentos investigativos iniciaram pelas leituras aprofundadas das publicações já produzidas - Valente (2008), Barreira (2010), Boscarino Júnior (2010), Cantero (2011), Monteiro (2013), Nunes (2013), Ulhôa (2013), Santos (2020), Silvestre (2015) -, sendo este preparado a partir do método qualitativo. Os resultados mostram que teatros, espaços de eventos e restaurantes são os alicerces para a presença do gênero musical lusitano nas cidades do cerrado, com destaque para os desdobramentos nas regiões metropolitanas de Goiânia e Brasília. |
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A música D’Além Mar nas paisagens sonoras do cerrado: a envolvência sentimental do Fado em Goiás e Distrito FederalLa musique d'outre-mer dans les paysages sonores du cerrado: l’envoûtant Fado dans l'État de Goiás et dans le District Fédéral, BrésilOverseas music in the soundscapes of the cerrado: the captivating Fado in the state of Goiás and in the Federal District, BrazilCaldas Novas. Goiânia. Brasilia. Region.Caldas Novas. Goiânia. Brasília. Região. Caldas Novas. Goiânia. Brasília. Région. Envoltas nas teias da geografia urbana, da memória ou da tradição, as origens pouco claras do Fado remontam ao século XIX, a episódios vivenciados nas vielas de Lisboa, ou nos salões aristocráticos, entre marginais e fidalgos. Assim, ao tornar-se Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, essa arte sonora lusitana alcançou todos os continentes do mundo, ganhou diferentes paisagens e territórios do espaço global. Nesse contexto, como sinal de um processo de internacionalização no tempo e espaço, este artigo apresenta uma reflexão sobre a presença do Fado no cerrado brasileiro, mais especificamente em cidades do estado de Goiás e Distrito Federal. Assim, no que tange ao embasamento teórico deste manuscrito, os procedimentos investigativos iniciaram pelas leituras aprofundadas das publicações já produzidas - Valente (2008), Barreira (2010), Boscarino Júnior (2010), Cantero (2011), Monteiro (2013), Nunes (2013), Ulhôa (2013), Santos (2020), Silvestre (2015) -, sendo este preparado a partir do método qualitativo. Os resultados mostram que teatros, espaços de eventos e restaurantes são os alicerces para a presença do gênero musical lusitano nas cidades do cerrado, com destaque para os desdobramentos nas regiões metropolitanas de Goiânia e Brasília.Enveloppées dans les trames d'une géographie urbaine, d'une mémoire ou d'une tradition, les origines floues du Fado remontent au XIXe siècle, à des épisodes vécus dans les ruelles de Lisbonne ou dans les salons aristocratiques, entre des marginaux et des nobles. Lorsque le Fado est devenu un patrimoine culturel immatériel de l'humanité de l'UNESCO, cet art sonore portugais est arrivé à tous les continents, en entrant dans des différents paysages et des territoires du monde entier. Dans ce cadre, en tant que signe d'un processus d'internationalisation dans le temps et dans l'espace, cet article réfléchit sur la présence du Fado dans les villes du cerrado brésilien de l'État de Goiás et du District Fédéral. On utilise donc dans ce manuscrit la méthode de recherche qualitative, faire dialoguer avec Valente (2008), Barreira (2010), Boscarino Júnior (2010), Cantero (2011), Monteiro (2013), Nunes (2013), Ulhôa (2013), Santos (2020), Silvestre (2015). Les résultats de cette recherche montrent que les théâtres, les espaces événementiels et les restaurants sont les fondements de la présence de ce genre musical portugais dans les villes étudiées précitées, notamment dans les régions métropolitaines de Goiânia et Brasília.Wrapped in the webs of an urban geography, a memory, or a tradition, the unclear origins of Fado date back to the 19th century, to episodes experienced in the alleys of Lisbon or in the aristocratic halls, between marginal people and nobles. When Fado became an UNESCO Intangible Cultural Heritage of Humanity, this Portuguese sound art reached all continents, entering different landscapes and territories around the globe. As a sign of an internationalization process in time and space, this article reflects on the presence of Fado in cities of the Brazilian cerrado in the state of Goiás and the Federal District. Using the qualitative method, the investigated scientific publications in depth: Valente (2008), Barreira (2010), Boscarino Júnior (2010), Cantero (2011), Monteiro (2013), Nunes (2013), Ulhôa (2013), Santos (2020), Silvestre (2015). Theaters, venues, and restaurants are the foundations of the presence of this Portuguese musical genre in the cities studied, with emphasis on its developments in the metropolitan regions of Goiania and Brasilia.Editora Unimontes2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://www.periodicos.unimontes.br/index.php/cerrados/article/view/487510.46551/rc24482692202301Revista Cerrados; v. 21 n. 01 (2023): Revista Cerrados ; 03-192448-26921678-834610.46551/rc244826922023v01reponame:Revista Cerrados (Montes Claros. 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