SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/11 |
Resumo: | Antes do Sistema Único de Saúde (SUS), os cursos na área da saúde eram desenvolvidos nos Institutos de Ensino Superior (IES) os quais não possuíam diretrizes curriculares e nem metologia. Após a institucionalização do SUS percebeu-se a necessidade de uma reforma no ensino na graduação de enfermagem frente a esse novo modelo de atendimento e que vai até os dias atuais. Através de uma revisão sistemática da literatura foram encontrados diversos artigos sobre o tema. Discutiu-se que repensar a atuação do educador no ensejo da formação a partir de sua interação com a comunidade, talvez seja um ponto crucial para despertar no estudante a compreensão real do SUS. A cisão teoria/pratica é agravante da qualidade da formação por isso, pensar na transformação das praticas em saúde é uma necessidade para a melhoria da população. Podemos concluir que tanto os docentes, alunos de enfermagem ainda tem um grande quanto às políticas do SUS. |
id |
UNINGA-1_17f0cec5c9fbeb7daca74e99d81a71f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/11 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIROSistema Único de Saúde-enfermagem-ensinoAntes do Sistema Único de Saúde (SUS), os cursos na área da saúde eram desenvolvidos nos Institutos de Ensino Superior (IES) os quais não possuíam diretrizes curriculares e nem metologia. Após a institucionalização do SUS percebeu-se a necessidade de uma reforma no ensino na graduação de enfermagem frente a esse novo modelo de atendimento e que vai até os dias atuais. Através de uma revisão sistemática da literatura foram encontrados diversos artigos sobre o tema. Discutiu-se que repensar a atuação do educador no ensejo da formação a partir de sua interação com a comunidade, talvez seja um ponto crucial para despertar no estudante a compreensão real do SUS. A cisão teoria/pratica é agravante da qualidade da formação por isso, pensar na transformação das praticas em saúde é uma necessidade para a melhoria da população. Podemos concluir que tanto os docentes, alunos de enfermagem ainda tem um grande quanto às políticas do SUS.Editora Uningá2017-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1110.46311/2318-0579.54.eUJ11Revista Uningá; Vol. 54 No. 1 (2017): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 54 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v54i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/11/45610.46311/ru.v54i1.11.g456Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessApolonio, Fernanda RibeiroCardoso, Adilson Lopes2019-10-07T20:48:26Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/11Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-07T20:48:26Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO |
title |
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO |
spellingShingle |
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO Apolonio, Fernanda Ribeiro Sistema Único de Saúde-enfermagem-ensino |
title_short |
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO |
title_full |
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO |
title_fullStr |
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO |
title_full_unstemmed |
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO |
title_sort |
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO |
author |
Apolonio, Fernanda Ribeiro |
author_facet |
Apolonio, Fernanda Ribeiro Cardoso, Adilson Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Adilson Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Apolonio, Fernanda Ribeiro Cardoso, Adilson Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Único de Saúde-enfermagem-ensino |
topic |
Sistema Único de Saúde-enfermagem-ensino |
description |
Antes do Sistema Único de Saúde (SUS), os cursos na área da saúde eram desenvolvidos nos Institutos de Ensino Superior (IES) os quais não possuíam diretrizes curriculares e nem metologia. Após a institucionalização do SUS percebeu-se a necessidade de uma reforma no ensino na graduação de enfermagem frente a esse novo modelo de atendimento e que vai até os dias atuais. Através de uma revisão sistemática da literatura foram encontrados diversos artigos sobre o tema. Discutiu-se que repensar a atuação do educador no ensejo da formação a partir de sua interação com a comunidade, talvez seja um ponto crucial para despertar no estudante a compreensão real do SUS. A cisão teoria/pratica é agravante da qualidade da formação por isso, pensar na transformação das praticas em saúde é uma necessidade para a melhoria da população. Podemos concluir que tanto os docentes, alunos de enfermagem ainda tem um grande quanto às políticas do SUS. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/11 10.46311/2318-0579.54.eUJ11 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/11 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.54.eUJ11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/11/456 10.46311/ru.v54i1.11.g456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 54 No. 1 (2017): Revista UNINGÁ Revista Uningá; v. 54 n. 1 (2017): Revista UNINGÁ 2318-0579 10.46311/ru.v54i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042159432499200 |