Saúde vocal do professor: conhecimentos e informações sobre o uso da voz entre profissionais
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/753 |
Resumo: | Objetivo: realizar um estudo exploratório, a fim de obterinformações sobre os conhecimentos de saúde vocal de professores deduas escolas públicas do município de Piracicaba, SP, e levantar dadospara a implementação de estratégias preventivas. Métodos: a amostra foicomposta por 17 professores e a coleta dos dados foi feita por meio deentrevistas. Os dados foram analisados por meio de análise estatísticadescritiva e apresentados em tabelas de freqüência. Resultados: dentre osprofessores entrevistados, 16 (94,1%) eram do sexo feminino e a maioriaapresentava um ou mais sintomas de problemas vocais, sendo que 11(64,7%) relataram apresentar problemas de voz há mais de 3 anos eapenas 4 (23,5%) praticavam algum hábito de higiene vocal. Embora agrande maioria dos entrevistados já tenha tido, em algum momento,contato com fontes de conhecimentos sobre cuidados da voz, todosalmejavam receber informações sobre cuidados com a voz e açõeseducativas mais próximas do seu local de trabalho. Conclusão: a minoriados professores apresentava conhecimentos e informações satisfatóriosrelativos a hábitos saudáveis em higiene vocal. Recomenda-se o estímuloà parceria entre profissionais da saúde e da educação para promovertransformações e benefícios à saúde vocal do professor. |
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Saúde vocal do professor: conhecimentos e informações sobre o uso da voz entre profissionaisObjetivo: realizar um estudo exploratório, a fim de obterinformações sobre os conhecimentos de saúde vocal de professores deduas escolas públicas do município de Piracicaba, SP, e levantar dadospara a implementação de estratégias preventivas. Métodos: a amostra foicomposta por 17 professores e a coleta dos dados foi feita por meio deentrevistas. Os dados foram analisados por meio de análise estatísticadescritiva e apresentados em tabelas de freqüência. Resultados: dentre osprofessores entrevistados, 16 (94,1%) eram do sexo feminino e a maioriaapresentava um ou mais sintomas de problemas vocais, sendo que 11(64,7%) relataram apresentar problemas de voz há mais de 3 anos eapenas 4 (23,5%) praticavam algum hábito de higiene vocal. Embora agrande maioria dos entrevistados já tenha tido, em algum momento,contato com fontes de conhecimentos sobre cuidados da voz, todosalmejavam receber informações sobre cuidados com a voz e açõeseducativas mais próximas do seu local de trabalho. Conclusão: a minoriados professores apresentava conhecimentos e informações satisfatóriosrelativos a hábitos saudáveis em higiene vocal. Recomenda-se o estímuloà parceria entre profissionais da saúde e da educação para promovertransformações e benefícios à saúde vocal do professor.Editora Uningá2009-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/75310.46311/2318-0579.19.eUJ753Revista Uningá; Vol. 19 No. 1 (2009): Revista UningáRevista Uningá; v. 19 n. 1 (2009): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v19i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/753/39810.46311/ru.v19i1.753.g398Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessPIZOLATO, RAQUEL APARECIDAMIALHE, FÁBIO LUIZPEREIRA, ANTONIO CARLOS2019-10-01T20:31:34Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/753Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T20:31:34Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
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