Saúde vocal do professor: conhecimentos e informações sobre o uso da voz entre profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIZOLATO, RAQUEL APARECIDA
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: MIALHE, FÁBIO LUIZ, PEREIRA, ANTONIO CARLOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/753
Resumo: Objetivo: realizar um estudo exploratório, a fim de obterinformações sobre os conhecimentos de saúde vocal de professores deduas escolas públicas do município de Piracicaba, SP, e levantar dadospara a implementação de estratégias preventivas. Métodos: a amostra foicomposta por 17 professores e a coleta dos dados foi feita por meio deentrevistas. Os dados foram analisados por meio de análise estatísticadescritiva e apresentados em tabelas de freqüência. Resultados: dentre osprofessores entrevistados, 16 (94,1%) eram do sexo feminino e a maioriaapresentava um ou mais sintomas de problemas vocais, sendo que 11(64,7%) relataram apresentar problemas de voz há mais de 3 anos eapenas 4 (23,5%) praticavam algum hábito de higiene vocal. Embora agrande maioria dos entrevistados já tenha tido, em algum momento,contato com fontes de conhecimentos sobre cuidados da voz, todosalmejavam receber informações sobre cuidados com a voz e açõeseducativas mais próximas do seu local de trabalho. Conclusão: a minoriados professores apresentava conhecimentos e informações satisfatóriosrelativos a hábitos saudáveis em higiene vocal. Recomenda-se o estímuloà parceria entre profissionais da saúde e da educação para promovertransformações e benefícios à saúde vocal do professor.
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