PERCEPÇÃO DOS PAIS NO IMPACTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIBERATTI, GIOVANNI AGUIRRA
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDES, SILVA, THIAGO CRUVINEL, FRANCO, RODRIGO MARACCINI, VALARELLI, FABRÍCIO PINELLI, OLIVEIRA, THAIS MARCHINI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1281
Resumo: Objetivo: Avaliar o impacto de um programa de educaçãoem saúde bucal realizado em escola na qualidade de vida depré-escolares e seus familiares. Métodos: Foram selecionadas86 crianças, de 2 a 6 anos. As crianças selecionadasforam divididas em 2 grupos: Grupo 1 – Pais de criançasque participam de programa de educação em saúde bucalna escola; Grupo 2 – Pais de crianças que não participamde programa de educação em saúde bucal na escola. A qualidadede vida das crianças foi avaliada pela aplicação dequestionário relacionado à saúde bucal (B-ECOHIS). Aanálise estatística foi realizada por meio do teste U deMann-Whitney. Resultados: Houve diferença estatisticamentesignificativa para a percepção dos pais no impactoda educação em saúde bucal na qualidade de vida(P<0.0001). Quando analisados os domínios separadamente,o impacto dos problemas bucais sobre a criança (P<0.0001),e problemas bucais da criança sobre a sua família(P<0.0001) observou-se que houve diferença significativaentre os grupos. Conclusão: Com base nos resultados obtidosfoi possível constatar que participar de programa deeducação em saúde bucal na escola tem impacto positivo naqualidade de vida de crianças pré-escolares e seus familiares.
id UNINGA-1_2b051bf01eb81dbb15bd20fa3a13329f
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/1281
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DOS PAIS NO IMPACTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARESObjetivo: Avaliar o impacto de um programa de educaçãoem saúde bucal realizado em escola na qualidade de vida depré-escolares e seus familiares. Métodos: Foram selecionadas86 crianças, de 2 a 6 anos. As crianças selecionadasforam divididas em 2 grupos: Grupo 1 – Pais de criançasque participam de programa de educação em saúde bucalna escola; Grupo 2 – Pais de crianças que não participamde programa de educação em saúde bucal na escola. A qualidadede vida das crianças foi avaliada pela aplicação dequestionário relacionado à saúde bucal (B-ECOHIS). Aanálise estatística foi realizada por meio do teste U deMann-Whitney. Resultados: Houve diferença estatisticamentesignificativa para a percepção dos pais no impactoda educação em saúde bucal na qualidade de vida(P<0.0001). Quando analisados os domínios separadamente,o impacto dos problemas bucais sobre a criança (P<0.0001),e problemas bucais da criança sobre a sua família(P<0.0001) observou-se que houve diferença significativaentre os grupos. Conclusão: Com base nos resultados obtidosfoi possível constatar que participar de programa deeducação em saúde bucal na escola tem impacto positivo naqualidade de vida de crianças pré-escolares e seus familiares.Editora Uningá2016-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/128110.46311/2318-0579.48.eUJ1281Revista Uningá; Vol. 48 No. 1 (2016): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 48 n. 1 (2016): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v48i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1281/90110.46311/ru.v48i1.1281.g901Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessLIBERATTI, GIOVANNI AGUIRRAMELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDESSILVA, THIAGO CRUVINELFRANCO, RODRIGO MARACCINIVALARELLI, FABRÍCIO PINELLIOLIVEIRA, THAIS MARCHINI2019-10-04T17:16:47Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1281Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T17:16:47Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DOS PAIS NO IMPACTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
title PERCEPÇÃO DOS PAIS NO IMPACTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
spellingShingle PERCEPÇÃO DOS PAIS NO IMPACTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
LIBERATTI, GIOVANNI AGUIRRA
title_short PERCEPÇÃO DOS PAIS NO IMPACTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
title_full PERCEPÇÃO DOS PAIS NO IMPACTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
title_fullStr PERCEPÇÃO DOS PAIS NO IMPACTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DOS PAIS NO IMPACTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
title_sort PERCEPÇÃO DOS PAIS NO IMPACTO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA QUALIDADE DE VIDA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES
author LIBERATTI, GIOVANNI AGUIRRA
author_facet LIBERATTI, GIOVANNI AGUIRRA
MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDES
SILVA, THIAGO CRUVINEL
FRANCO, RODRIGO MARACCINI
VALARELLI, FABRÍCIO PINELLI
OLIVEIRA, THAIS MARCHINI
author_role author
author2 MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDES
SILVA, THIAGO CRUVINEL
FRANCO, RODRIGO MARACCINI
VALARELLI, FABRÍCIO PINELLI
OLIVEIRA, THAIS MARCHINI
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIBERATTI, GIOVANNI AGUIRRA
MELLO, BIANCA ZEPONI FERNANDES
SILVA, THIAGO CRUVINEL
FRANCO, RODRIGO MARACCINI
VALARELLI, FABRÍCIO PINELLI
OLIVEIRA, THAIS MARCHINI
description Objetivo: Avaliar o impacto de um programa de educaçãoem saúde bucal realizado em escola na qualidade de vida depré-escolares e seus familiares. Métodos: Foram selecionadas86 crianças, de 2 a 6 anos. As crianças selecionadasforam divididas em 2 grupos: Grupo 1 – Pais de criançasque participam de programa de educação em saúde bucalna escola; Grupo 2 – Pais de crianças que não participamde programa de educação em saúde bucal na escola. A qualidadede vida das crianças foi avaliada pela aplicação dequestionário relacionado à saúde bucal (B-ECOHIS). Aanálise estatística foi realizada por meio do teste U deMann-Whitney. Resultados: Houve diferença estatisticamentesignificativa para a percepção dos pais no impactoda educação em saúde bucal na qualidade de vida(P<0.0001). Quando analisados os domínios separadamente,o impacto dos problemas bucais sobre a criança (P<0.0001),e problemas bucais da criança sobre a sua família(P<0.0001) observou-se que houve diferença significativaentre os grupos. Conclusão: Com base nos resultados obtidosfoi possível constatar que participar de programa deeducação em saúde bucal na escola tem impacto positivo naqualidade de vida de crianças pré-escolares e seus familiares.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1281
10.46311/2318-0579.48.eUJ1281
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1281
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.48.eUJ1281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1281/901
10.46311/ru.v48i1.1281.g901
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 48 No. 1 (2016): Revista UNINGÁ
Revista Uningá; v. 48 n. 1 (2016): Revista UNINGÁ
2318-0579
10.46311/ru.v48i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042163672940544