Associação de métodos educativos sobre saúde bucal em escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/878 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar o aprendizado infantil sobre saúde bucal, a partir de programaeducativo-preventivo aplicado a escolares de uma escola da rede pública do municípiode Araraquara-SP. Métodos: A amostra foi composta por 61 escolares, de ambos ossexos, matriculados na terceira série do ensino fundamental. Realizou-se palestras sobrehigiene bucal, “amigos” (escova dental, creme dental, flúor, alimentação saudável evisita ao dentista) e “inimigos do dente” (alimentos pegajosos, ácidos, dieta cariogênica,falta de higienização dental), placa bacteriana e evolução da cárie dental, seguidas degincanas e escovação supervisionada. A avaliação da condição de higiene foi realizadapelo índice de placa (IP - O’Leary) antes e depois do programa (intervalo de 30 dias).Realizou-se estatística descritiva e aplicou-se o teste t student pareado (p<0,05) e nãopareado(p<0,05) para as comparações. Resultados: Na comparação entre os IPsegundo sexo, observou-se que, inicialmente, as meninas apresentaram um IPsignificativamente maior que os meninos, no entanto, esta diferença não foi notada no2º momento de avaliação. Comparando os dois momentos de avaliação, verificou-seque, para ambos os sexos, houve significante diminuição no IP. Conclusão: Oprograma educativo-preventivo obteve resposta positiva, pois houve melhora noscuidados com a higiene bucal |
id |
UNINGA-1_2e05d7275a2ff4049386e2c6c3782a3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/878 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Associação de métodos educativos sobre saúde bucal em escolaresObjetivo: Avaliar o aprendizado infantil sobre saúde bucal, a partir de programaeducativo-preventivo aplicado a escolares de uma escola da rede pública do municípiode Araraquara-SP. Métodos: A amostra foi composta por 61 escolares, de ambos ossexos, matriculados na terceira série do ensino fundamental. Realizou-se palestras sobrehigiene bucal, “amigos” (escova dental, creme dental, flúor, alimentação saudável evisita ao dentista) e “inimigos do dente” (alimentos pegajosos, ácidos, dieta cariogênica,falta de higienização dental), placa bacteriana e evolução da cárie dental, seguidas degincanas e escovação supervisionada. A avaliação da condição de higiene foi realizadapelo índice de placa (IP - O’Leary) antes e depois do programa (intervalo de 30 dias).Realizou-se estatística descritiva e aplicou-se o teste t student pareado (p<0,05) e nãopareado(p<0,05) para as comparações. Resultados: Na comparação entre os IPsegundo sexo, observou-se que, inicialmente, as meninas apresentaram um IPsignificativamente maior que os meninos, no entanto, esta diferença não foi notada no2º momento de avaliação. Comparando os dois momentos de avaliação, verificou-seque, para ambos os sexos, houve significante diminuição no IP. Conclusão: Oprograma educativo-preventivo obteve resposta positiva, pois houve melhora noscuidados com a higiene bucalEditora Uningá2010-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/87810.46311/2318-0579.24.eUJ878Revista Uningá; Vol. 24 No. 1 (2010): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 24 n. 1 (2010): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v24i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/878/54910.46311/ru.v24i1.878.g549Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessSILVA, VANESSA RANNUCOLLIDOMINGO, PATRICIAS ALEIXO DOS SANTOSCAMPOS, JULIANA ALVARES DUARTE BONINI2019-10-01T21:06:52Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/878Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T21:06:52Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Associação de métodos educativos sobre saúde bucal em escolares |
title |
Associação de métodos educativos sobre saúde bucal em escolares |
spellingShingle |
Associação de métodos educativos sobre saúde bucal em escolares SILVA, VANESSA RANNUCOLLI |
title_short |
Associação de métodos educativos sobre saúde bucal em escolares |
title_full |
Associação de métodos educativos sobre saúde bucal em escolares |
title_fullStr |
Associação de métodos educativos sobre saúde bucal em escolares |
title_full_unstemmed |
Associação de métodos educativos sobre saúde bucal em escolares |
title_sort |
Associação de métodos educativos sobre saúde bucal em escolares |
author |
SILVA, VANESSA RANNUCOLLI |
author_facet |
SILVA, VANESSA RANNUCOLLI DOMINGO, PATRICIAS ALEIXO DOS SANTOS CAMPOS, JULIANA ALVARES DUARTE BONINI |
author_role |
author |
author2 |
DOMINGO, PATRICIAS ALEIXO DOS SANTOS CAMPOS, JULIANA ALVARES DUARTE BONINI |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, VANESSA RANNUCOLLI DOMINGO, PATRICIAS ALEIXO DOS SANTOS CAMPOS, JULIANA ALVARES DUARTE BONINI |
description |
Objetivo: Avaliar o aprendizado infantil sobre saúde bucal, a partir de programaeducativo-preventivo aplicado a escolares de uma escola da rede pública do municípiode Araraquara-SP. Métodos: A amostra foi composta por 61 escolares, de ambos ossexos, matriculados na terceira série do ensino fundamental. Realizou-se palestras sobrehigiene bucal, “amigos” (escova dental, creme dental, flúor, alimentação saudável evisita ao dentista) e “inimigos do dente” (alimentos pegajosos, ácidos, dieta cariogênica,falta de higienização dental), placa bacteriana e evolução da cárie dental, seguidas degincanas e escovação supervisionada. A avaliação da condição de higiene foi realizadapelo índice de placa (IP - O’Leary) antes e depois do programa (intervalo de 30 dias).Realizou-se estatística descritiva e aplicou-se o teste t student pareado (p<0,05) e nãopareado(p<0,05) para as comparações. Resultados: Na comparação entre os IPsegundo sexo, observou-se que, inicialmente, as meninas apresentaram um IPsignificativamente maior que os meninos, no entanto, esta diferença não foi notada no2º momento de avaliação. Comparando os dois momentos de avaliação, verificou-seque, para ambos os sexos, houve significante diminuição no IP. Conclusão: Oprograma educativo-preventivo obteve resposta positiva, pois houve melhora noscuidados com a higiene bucal |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/878 10.46311/2318-0579.24.eUJ878 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/878 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.24.eUJ878 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/878/549 10.46311/ru.v24i1.878.g549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 24 No. 1 (2010): Revista UNINGÁ Revista Uningá; v. 24 n. 1 (2010): Revista UNINGÁ 2318-0579 10.46311/ru.v24i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042161663868928 |