Associação de métodos educativos sobre saúde bucal em escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, VANESSA RANNUCOLLI
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: DOMINGO, PATRICIAS ALEIXO DOS SANTOS, CAMPOS, JULIANA ALVARES DUARTE BONINI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/878
Resumo: Objetivo: Avaliar o aprendizado infantil sobre saúde bucal, a partir de programaeducativo-preventivo aplicado a escolares de uma escola da rede pública do municípiode Araraquara-SP. Métodos: A amostra foi composta por 61 escolares, de ambos ossexos, matriculados na terceira série do ensino fundamental. Realizou-se palestras sobrehigiene bucal, “amigos” (escova dental, creme dental, flúor, alimentação saudável evisita ao dentista) e “inimigos do dente” (alimentos pegajosos, ácidos, dieta cariogênica,falta de higienização dental), placa bacteriana e evolução da cárie dental, seguidas degincanas e escovação supervisionada. A avaliação da condição de higiene foi realizadapelo índice de placa (IP - O’Leary) antes e depois do programa (intervalo de 30 dias).Realizou-se estatística descritiva e aplicou-se o teste t student pareado (p<0,05) e nãopareado(p<0,05) para as comparações. Resultados: Na comparação entre os IPsegundo sexo, observou-se que, inicialmente, as meninas apresentaram um IPsignificativamente maior que os meninos, no entanto, esta diferença não foi notada no2º momento de avaliação. Comparando os dois momentos de avaliação, verificou-seque, para ambos os sexos, houve significante diminuição no IP. Conclusão: Oprograma educativo-preventivo obteve resposta positiva, pois houve melhora noscuidados com a higiene bucal
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