Teorias do materialismo histórico-dialético e históricocultural como fundamento para a formação docente
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/424 |
Resumo: | Este artigo é resultado das pesquisas realizadas por um grupo de Estudose Pesquisas vinculado à área de Prática de Ensino do Curso de Pedagogiada Universidade Estadual de Maringá, o qual tem por finalidadecompreender nos marcos do materialismo histórico e da teoria históricoculturalo processo de desenvolvimento humano com a intenção decontribuir para a discussão acerca da formação e prática pedagógica doprofessor. Tal abordagem teórica é uma fonte científica de grande valorque melhor explica as contradições sociais vividas pelo homem. Osautores que subsidiam o trabalho do grupo estão vinculados a umaperspectiva dialética, cujo eixo é relacionar os fundamentos teóricos comas práticas objetivadas, tanto na sociedade como na profissão doprofessor. O artigo permeou uma problemática buscando entender oprocesso histórico que se construiu em relação ao papel do professor, equal a função do professor em uma sociedade organização sob princípioscapitalistas e sob o dogma do mercado e como este pode contribuir com aformação intelectual do aluno. Como fundamento estudamos o pensamentode Marx, Engels, bem como de seus seguidores: Vygotski, Lúria,Leontiev, dentre outros, os quais nos auxiliam a pensar uma forma decompreender o ato de ensino que volorize o saber escolar, pautando-se noconhecimento científico, teórico, acadêmico. Nesse sentido, para que oprofessor desenvolva um trabalho educativo que vise o desenvolvimentodas potencialidades intelectuais do aluno é essencial que o mesmo valorize, conheça e compreenda as bases psicológicas da formação dasfunções psíquicas superiores, como condição primordial da realização dotrabalho docente. |
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