SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1177 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo revisar integrativamenteparte da produção científica nacional de enfermagem queaborda a Síndrome de Burnout e identificar seus aspectosrelevantes. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica atravésdos descritores “Burnout” e “enfermagem” nas basesde dados da Literatura científica e técnica da América Latinae Caribe Lilacs, Scientific Electronic Library Online –SciELO, no período de agosto de 2013. Para a triagem utilizou-se seleção de publicações nacionais e com período depublicação entre 2010 e 2013. Selecionou-se 13 publicaçõesde interesse. Identificou-se uma prevalência de estudospublicados entre 2012 e 2013 (10 estudos), e maior proporçãode estudos quantitativos (9 estudos) que utilizam emsua maioria o emprego do questionário “Maslach BurnoutInventory” (MBI). Os estudos concentraram-se no campohospitalar (5 estudos), seguido pelo campo universitário (3estudos) e pelo campo dos cursos técnicos de enfermagem(2 estudos) e identificou-se uma predominância de estudosque analisaram a equipe de enfermagem (3 estudos), seguidospelos enfermeiros e os estudantes de graduação deenfermagem (2 estudos respectivamente). As variáveis maisanalisadas pelos estudos foram gênero, idade e tempo deformação. Conclui-se que existe a necessidade de maiorespesquisas sobre a Síndrome de Burnout, que incluam ocampo da Atenção Básica à Saúde e a metodologia qualitativa,pouco evidenciados neste estudo. |
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SÍNDROME DE BURNOUT ENTRE PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVAEste artigo teve como objetivo revisar integrativamenteparte da produção científica nacional de enfermagem queaborda a Síndrome de Burnout e identificar seus aspectosrelevantes. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica atravésdos descritores “Burnout” e “enfermagem” nas basesde dados da Literatura científica e técnica da América Latinae Caribe Lilacs, Scientific Electronic Library Online –SciELO, no período de agosto de 2013. Para a triagem utilizou-se seleção de publicações nacionais e com período depublicação entre 2010 e 2013. Selecionou-se 13 publicaçõesde interesse. Identificou-se uma prevalência de estudospublicados entre 2012 e 2013 (10 estudos), e maior proporçãode estudos quantitativos (9 estudos) que utilizam emsua maioria o emprego do questionário “Maslach BurnoutInventory” (MBI). Os estudos concentraram-se no campohospitalar (5 estudos), seguido pelo campo universitário (3estudos) e pelo campo dos cursos técnicos de enfermagem(2 estudos) e identificou-se uma predominância de estudosque analisaram a equipe de enfermagem (3 estudos), seguidospelos enfermeiros e os estudantes de graduação deenfermagem (2 estudos respectivamente). As variáveis maisanalisadas pelos estudos foram gênero, idade e tempo deformação. Conclui-se que existe a necessidade de maiorespesquisas sobre a Síndrome de Burnout, que incluam ocampo da Atenção Básica à Saúde e a metodologia qualitativa,pouco evidenciados neste estudo.Editora Uningá2014-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/117710.46311/2318-0579.41.eUJ1177Revista Uningá; Vol. 41 No. 1 (2014): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 41 n. 1 (2014): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v41i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1177/79910.46311/ru.v41i1.1177.g799Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessPEREIRA, ERICA BIANCHESSIANTONIASSI, RAQUEL PINHEIRO NIEHUES2019-10-04T15:59:29Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1177Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T15:59:29Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
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