Infecção vaginal causada por candida sp: revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARNEIRO, LIGIA MAIA
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: XAVIER, FÁBIO BRANCHES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/433
Resumo: A Candida é um microorganismo saprofítico, oportunista, que ataca sobcondições favoráveis, como um decréscimo do pH vaginal ou alteração nomecanismo de defesa. A presença de corrimento é provavelmente a maisfreqüente queixa de paciente do sexo feminino. O conteúdo vulvovaginal sobforma de corrimento, exudatos ou secreções anormais serão sempre motivode investigação microbiológica. Alguns processos infecciosos são resultadosde um desequilíbrio da flora vaginal normal, sendo que as infecções maiscomumente encontradas são aquelas causadas por Candida sp, Gardnerellavaginalis e Trichomonas vaginalis. A candidíase é a infecção causada porfungos do gênero Candida. Candidas são as causas mais comuns de doençasfúngicas humanas. O agente infeccioso mais comum é a Candida albicans,que pode infectar hospedeiros normais assim como alterados. Outras espéciestem sido identificadas causando infecções: Candida tropicalis, Candidaglabrata, Candida parapisilosis. A presença de leveduras na vagina tem sidoextensivamente estudada. Mulheres com sintomas de prurido e corrimentovaginal tem um número elevado de leveduras. Clinicamente, a vulvovaginitese assemelha ao “sapinho” (candidíase da cavidade oral), porém é caracterizadapor corrimentos inodoros, bastante pruriginosos. Macroscopicamenteobservam-se fissuras na mucosa vaginal e na vulva, resultantes do pruridointenso. A dificuldade em estabelecer o papel dos anticorpos na infecçãofúngica sugere que o fungo tenha uma resistência ou use um mecanismo deescape para neutralizar a ação dos anticorpos.
id UNINGA-1_740447ee785091190ccf881f9b03e77c
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/433
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling Infecção vaginal causada por candida sp: revisão da literaturaA Candida é um microorganismo saprofítico, oportunista, que ataca sobcondições favoráveis, como um decréscimo do pH vaginal ou alteração nomecanismo de defesa. A presença de corrimento é provavelmente a maisfreqüente queixa de paciente do sexo feminino. O conteúdo vulvovaginal sobforma de corrimento, exudatos ou secreções anormais serão sempre motivode investigação microbiológica. Alguns processos infecciosos são resultadosde um desequilíbrio da flora vaginal normal, sendo que as infecções maiscomumente encontradas são aquelas causadas por Candida sp, Gardnerellavaginalis e Trichomonas vaginalis. A candidíase é a infecção causada porfungos do gênero Candida. Candidas são as causas mais comuns de doençasfúngicas humanas. O agente infeccioso mais comum é a Candida albicans,que pode infectar hospedeiros normais assim como alterados. Outras espéciestem sido identificadas causando infecções: Candida tropicalis, Candidaglabrata, Candida parapisilosis. A presença de leveduras na vagina tem sidoextensivamente estudada. Mulheres com sintomas de prurido e corrimentovaginal tem um número elevado de leveduras. Clinicamente, a vulvovaginitese assemelha ao “sapinho” (candidíase da cavidade oral), porém é caracterizadapor corrimentos inodoros, bastante pruriginosos. Macroscopicamenteobservam-se fissuras na mucosa vaginal e na vulva, resultantes do pruridointenso. A dificuldade em estabelecer o papel dos anticorpos na infecçãofúngica sugere que o fungo tenha uma resistência ou use um mecanismo deescape para neutralizar a ação dos anticorpos.Editora Uningá2006-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/43310.46311/2318-0579.7.eUJ433Revista Uningá; Vol. 7 No. 1 (2006): Revista UningáRevista Uningá; v. 7 n. 1 (2006): Revista Uningá2318-057910.46311/ru.v7i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/433/9510.46311/ru.v7i1.433.g95Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessCARNEIRO, LIGIA MAIAXAVIER, FÁBIO BRANCHES2019-10-01T16:59:32Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/433Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-01T16:59:32Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv Infecção vaginal causada por candida sp: revisão da literatura
title Infecção vaginal causada por candida sp: revisão da literatura
spellingShingle Infecção vaginal causada por candida sp: revisão da literatura
CARNEIRO, LIGIA MAIA
title_short Infecção vaginal causada por candida sp: revisão da literatura
title_full Infecção vaginal causada por candida sp: revisão da literatura
title_fullStr Infecção vaginal causada por candida sp: revisão da literatura
title_full_unstemmed Infecção vaginal causada por candida sp: revisão da literatura
title_sort Infecção vaginal causada por candida sp: revisão da literatura
author CARNEIRO, LIGIA MAIA
author_facet CARNEIRO, LIGIA MAIA
XAVIER, FÁBIO BRANCHES
author_role author
author2 XAVIER, FÁBIO BRANCHES
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARNEIRO, LIGIA MAIA
XAVIER, FÁBIO BRANCHES
description A Candida é um microorganismo saprofítico, oportunista, que ataca sobcondições favoráveis, como um decréscimo do pH vaginal ou alteração nomecanismo de defesa. A presença de corrimento é provavelmente a maisfreqüente queixa de paciente do sexo feminino. O conteúdo vulvovaginal sobforma de corrimento, exudatos ou secreções anormais serão sempre motivode investigação microbiológica. Alguns processos infecciosos são resultadosde um desequilíbrio da flora vaginal normal, sendo que as infecções maiscomumente encontradas são aquelas causadas por Candida sp, Gardnerellavaginalis e Trichomonas vaginalis. A candidíase é a infecção causada porfungos do gênero Candida. Candidas são as causas mais comuns de doençasfúngicas humanas. O agente infeccioso mais comum é a Candida albicans,que pode infectar hospedeiros normais assim como alterados. Outras espéciestem sido identificadas causando infecções: Candida tropicalis, Candidaglabrata, Candida parapisilosis. A presença de leveduras na vagina tem sidoextensivamente estudada. Mulheres com sintomas de prurido e corrimentovaginal tem um número elevado de leveduras. Clinicamente, a vulvovaginitese assemelha ao “sapinho” (candidíase da cavidade oral), porém é caracterizadapor corrimentos inodoros, bastante pruriginosos. Macroscopicamenteobservam-se fissuras na mucosa vaginal e na vulva, resultantes do pruridointenso. A dificuldade em estabelecer o papel dos anticorpos na infecçãofúngica sugere que o fungo tenha uma resistência ou use um mecanismo deescape para neutralizar a ação dos anticorpos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/433
10.46311/2318-0579.7.eUJ433
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/433
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.7.eUJ433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/433/95
10.46311/ru.v7i1.433.g95
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 7 No. 1 (2006): Revista Uningá
Revista Uningá; v. 7 n. 1 (2006): Revista Uningá
2318-0579
10.46311/ru.v7i1
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042160138190848