HUMANIZAÇÃO–QUALIDADE DE TRABALHO DOS SERVIDORES LABORATORIAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1149 |
Resumo: | A humanização do ambiente hospitalar e da assistência àsaúde não se concretiza se estiver centrada unicamente em fatoresmotivacionais externos ou somente no usuário. O hospital humanizado éaquele que contempla, em sua estrutura física, tecnológica, humana eadministrativa, a valoração e o respeito à dignidade da pessoa humana,seja ela paciente, familiar ou o próprio profissional que nele trabalha,garantindo condições para um atendimento de qualidade. O profissionalda saúde, ao refletir sobre as condições e relações de trabalho e o seumodo de agir, pode inserir-se na realidade, de uma maneira mais crítica econsciente. Problematizar e concretizar a humanização do ambiente, maisespecificamente a partir do trabalhador, implica uma reflexão crítica edialógica acerca dos princípios e valores que norteiam a prática dosprofissionais, de modo a assumirem sua condição de sujeitos e agentes detransformação. O trabalho objetiva explicitar como se desencadeia umprocesso de humanização, numa instituição hospitalar junto aosfuncionários do setor laboratorial, centrado, inicialmente, no trabalhador,mediante a problematização coletiva das condições de trabalho e aconstrução de relações dialógicas, horizontais e reflexivas, com a tomadade consciência e de modificação de si próprio, da equipe, tendo em vistasua humanização e a humanização do meio em torno de si. A pesquisa foidesenvolvida no Hospital Universitário da Universidade Federal daGrande Dourados–UFGD, no período de novembro e dezembro de 2012. Os resultados mostram que os profissionais concluíram que é possívelcontribuir com o processo de humanização, construindo, no coletivo, umambiente favorável para o trabalho e que todos têm potencial para essaconstrução. É possível compreender que a humanização é uma nova visãode atendimento ao paciente/usuário/colaborador/gestor, possibilitando umtrabalho de melhor qualidade. |
id |
UNINGA-1_7d1b8c899bea96fae90f57667c7c88f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/1149 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HUMANIZAÇÃO–QUALIDADE DE TRABALHO DOS SERVIDORES LABORATORIAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGDA humanização do ambiente hospitalar e da assistência àsaúde não se concretiza se estiver centrada unicamente em fatoresmotivacionais externos ou somente no usuário. O hospital humanizado éaquele que contempla, em sua estrutura física, tecnológica, humana eadministrativa, a valoração e o respeito à dignidade da pessoa humana,seja ela paciente, familiar ou o próprio profissional que nele trabalha,garantindo condições para um atendimento de qualidade. O profissionalda saúde, ao refletir sobre as condições e relações de trabalho e o seumodo de agir, pode inserir-se na realidade, de uma maneira mais crítica econsciente. Problematizar e concretizar a humanização do ambiente, maisespecificamente a partir do trabalhador, implica uma reflexão crítica edialógica acerca dos princípios e valores que norteiam a prática dosprofissionais, de modo a assumirem sua condição de sujeitos e agentes detransformação. O trabalho objetiva explicitar como se desencadeia umprocesso de humanização, numa instituição hospitalar junto aosfuncionários do setor laboratorial, centrado, inicialmente, no trabalhador,mediante a problematização coletiva das condições de trabalho e aconstrução de relações dialógicas, horizontais e reflexivas, com a tomadade consciência e de modificação de si próprio, da equipe, tendo em vistasua humanização e a humanização do meio em torno de si. A pesquisa foidesenvolvida no Hospital Universitário da Universidade Federal daGrande Dourados–UFGD, no período de novembro e dezembro de 2012. Os resultados mostram que os profissionais concluíram que é possívelcontribuir com o processo de humanização, construindo, no coletivo, umambiente favorável para o trabalho e que todos têm potencial para essaconstrução. É possível compreender que a humanização é uma nova visãode atendimento ao paciente/usuário/colaborador/gestor, possibilitando umtrabalho de melhor qualidade.Editora Uningá2014-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/114910.46311/2318-0579.39.eUJ1149Revista Uningá; Vol. 39 No. 1 (2014): Revista UNINGÁRevista Uningá; v. 39 n. 1 (2014): Revista UNINGÁ2318-057910.46311/ru.v39i1reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/1149/77110.46311/ru.v39i1.1149.g771Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessFIGUEIREDO, ADRIANA CRISTINA DE ARAUJOCOELHO, CARLA JANICE2019-10-04T15:39:46Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/1149Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-10-04T15:39:46Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
HUMANIZAÇÃO–QUALIDADE DE TRABALHO DOS SERVIDORES LABORATORIAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD |
title |
HUMANIZAÇÃO–QUALIDADE DE TRABALHO DOS SERVIDORES LABORATORIAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD |
spellingShingle |
HUMANIZAÇÃO–QUALIDADE DE TRABALHO DOS SERVIDORES LABORATORIAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD FIGUEIREDO, ADRIANA CRISTINA DE ARAUJO |
title_short |
HUMANIZAÇÃO–QUALIDADE DE TRABALHO DOS SERVIDORES LABORATORIAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD |
title_full |
HUMANIZAÇÃO–QUALIDADE DE TRABALHO DOS SERVIDORES LABORATORIAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD |
title_fullStr |
HUMANIZAÇÃO–QUALIDADE DE TRABALHO DOS SERVIDORES LABORATORIAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD |
title_full_unstemmed |
HUMANIZAÇÃO–QUALIDADE DE TRABALHO DOS SERVIDORES LABORATORIAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD |
title_sort |
HUMANIZAÇÃO–QUALIDADE DE TRABALHO DOS SERVIDORES LABORATORIAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD |
author |
FIGUEIREDO, ADRIANA CRISTINA DE ARAUJO |
author_facet |
FIGUEIREDO, ADRIANA CRISTINA DE ARAUJO COELHO, CARLA JANICE |
author_role |
author |
author2 |
COELHO, CARLA JANICE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FIGUEIREDO, ADRIANA CRISTINA DE ARAUJO COELHO, CARLA JANICE |
description |
A humanização do ambiente hospitalar e da assistência àsaúde não se concretiza se estiver centrada unicamente em fatoresmotivacionais externos ou somente no usuário. O hospital humanizado éaquele que contempla, em sua estrutura física, tecnológica, humana eadministrativa, a valoração e o respeito à dignidade da pessoa humana,seja ela paciente, familiar ou o próprio profissional que nele trabalha,garantindo condições para um atendimento de qualidade. O profissionalda saúde, ao refletir sobre as condições e relações de trabalho e o seumodo de agir, pode inserir-se na realidade, de uma maneira mais crítica econsciente. Problematizar e concretizar a humanização do ambiente, maisespecificamente a partir do trabalhador, implica uma reflexão crítica edialógica acerca dos princípios e valores que norteiam a prática dosprofissionais, de modo a assumirem sua condição de sujeitos e agentes detransformação. O trabalho objetiva explicitar como se desencadeia umprocesso de humanização, numa instituição hospitalar junto aosfuncionários do setor laboratorial, centrado, inicialmente, no trabalhador,mediante a problematização coletiva das condições de trabalho e aconstrução de relações dialógicas, horizontais e reflexivas, com a tomadade consciência e de modificação de si próprio, da equipe, tendo em vistasua humanização e a humanização do meio em torno de si. A pesquisa foidesenvolvida no Hospital Universitário da Universidade Federal daGrande Dourados–UFGD, no período de novembro e dezembro de 2012. Os resultados mostram que os profissionais concluíram que é possívelcontribuir com o processo de humanização, construindo, no coletivo, umambiente favorável para o trabalho e que todos têm potencial para essaconstrução. É possível compreender que a humanização é uma nova visãode atendimento ao paciente/usuário/colaborador/gestor, possibilitando umtrabalho de melhor qualidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1149 10.46311/2318-0579.39.eUJ1149 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1149 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.39.eUJ1149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/1149/771 10.46311/ru.v39i1.1149.g771 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 39 No. 1 (2014): Revista UNINGÁ Revista Uningá; v. 39 n. 1 (2014): Revista UNINGÁ 2318-0579 10.46311/ru.v39i1 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042163081543680 |