RELAÇÃO ENTRE PNEUMOCONIOSES E O CÂNCER DE PULMÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonet, Camila
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Chultz, Rogério de Menezes, Freire Zimmer, Melissa, Oliveira Silva, Nilton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Uningá (Online)
Texto Completo: https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2682
Resumo: INTRODUÇÃO: O câncer de pulmão associado às pneumoconioses é considerado ocupacional. Originado pela exposição a agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho. As pneumoconioses são pneumopatias relacionadas à inalação de poeiras em ambientes de trabalho. A carcinogênese é multicausal, existindo diversos fatores envolvidos neste processo que interagem. A história ocupacional é de fundamental importância para o levantamento das hipóteses diagnósticas. OBJETIVO: Investigar a relação de causalidade entre câncer de pulmão e pneumoconioses. MÉTODO: Trata-se de um estudo de revisão de literatura. DISCUSSÃO: As pneumoconioses são doenças respiratórias, não neoplásicas, ocasionadas por exposição a poeiras minerais de diferentes agentes químicos e físicos. Existem vários tipos de pneumoconiose, causadas por tipos diferentes de agentes, entre elas as mais prevalentes são a silicose, asbestose, pneumoconiose de poeira mista, do carvão (PTC); sendo a silicose a mais frequente, seguida da asbestose. A sílica possui poder genotóxico que pode afetar diretamente o DNA das células. O amianto é considerado uma substância de alto potencial cancerígeno em quaisquer das suas formas, podendo causar dano oxidativo ao DNA das células. O risco de câncer pulmonar é maior em pacientes com exposição ocupacional e que possuem contato direto com substâncias cancerígenas, durante a fase de absorção, onde partículas minúsculas de poeira inalada se depositam nos alvéolos, causando danos ao pulmão. CONCLUSÃO: Portanto, não existe real relação entre pneumoconioses e o câncer de pulmão, apenas semelhanças entre o processo de fibrogênese e a carcinogênese. A mistura de substâncias juntamente com outros fatores associados, podem levar a formação do câncer.
id UNINGA-1_851e444430044125ca51d46aa950222e
oai_identifier_str oai:ojs.revista.uninga.br:article/2682
network_acronym_str UNINGA-1
network_name_str Revista Uningá (Online)
repository_id_str
spelling RELAÇÃO ENTRE PNEUMOCONIOSES E O CÂNCER DE PULMÃOpneumoconioses, câncer de pulmão, inalaçãoINTRODUÇÃO: O câncer de pulmão associado às pneumoconioses é considerado ocupacional. Originado pela exposição a agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho. As pneumoconioses são pneumopatias relacionadas à inalação de poeiras em ambientes de trabalho. A carcinogênese é multicausal, existindo diversos fatores envolvidos neste processo que interagem. A história ocupacional é de fundamental importância para o levantamento das hipóteses diagnósticas. OBJETIVO: Investigar a relação de causalidade entre câncer de pulmão e pneumoconioses. MÉTODO: Trata-se de um estudo de revisão de literatura. DISCUSSÃO: As pneumoconioses são doenças respiratórias, não neoplásicas, ocasionadas por exposição a poeiras minerais de diferentes agentes químicos e físicos. Existem vários tipos de pneumoconiose, causadas por tipos diferentes de agentes, entre elas as mais prevalentes são a silicose, asbestose, pneumoconiose de poeira mista, do carvão (PTC); sendo a silicose a mais frequente, seguida da asbestose. A sílica possui poder genotóxico que pode afetar diretamente o DNA das células. O amianto é considerado uma substância de alto potencial cancerígeno em quaisquer das suas formas, podendo causar dano oxidativo ao DNA das células. O risco de câncer pulmonar é maior em pacientes com exposição ocupacional e que possuem contato direto com substâncias cancerígenas, durante a fase de absorção, onde partículas minúsculas de poeira inalada se depositam nos alvéolos, causando danos ao pulmão. CONCLUSÃO: Portanto, não existe real relação entre pneumoconioses e o câncer de pulmão, apenas semelhanças entre o processo de fibrogênese e a carcinogênese. A mistura de substâncias juntamente com outros fatores associados, podem levar a formação do câncer.Editora Uningá2019-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/268210.46311/2318-0579.56.eUJ2682Revista Uningá; Vol. 56 No. 4 (2019): Revista UNINGÁ; 177-186Revista Uningá; v. 56 n. 4 (2019): Revista UNINGÁ; 177-1862318-057910.46311/ru.v56i4reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/2682/214210.46311/ru.v56i4.2682.g2142Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessTonet, CamilaChultz, Rogério de MenezesFreire Zimmer, MelissaOliveira Silva, Nilton2019-11-22T21:04:10Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/2682Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-11-22T21:04:10Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÃO ENTRE PNEUMOCONIOSES E O CÂNCER DE PULMÃO
title RELAÇÃO ENTRE PNEUMOCONIOSES E O CÂNCER DE PULMÃO
spellingShingle RELAÇÃO ENTRE PNEUMOCONIOSES E O CÂNCER DE PULMÃO
Tonet, Camila
pneumoconioses, câncer de pulmão, inalação
title_short RELAÇÃO ENTRE PNEUMOCONIOSES E O CÂNCER DE PULMÃO
title_full RELAÇÃO ENTRE PNEUMOCONIOSES E O CÂNCER DE PULMÃO
title_fullStr RELAÇÃO ENTRE PNEUMOCONIOSES E O CÂNCER DE PULMÃO
title_full_unstemmed RELAÇÃO ENTRE PNEUMOCONIOSES E O CÂNCER DE PULMÃO
title_sort RELAÇÃO ENTRE PNEUMOCONIOSES E O CÂNCER DE PULMÃO
author Tonet, Camila
author_facet Tonet, Camila
Chultz, Rogério de Menezes
Freire Zimmer, Melissa
Oliveira Silva, Nilton
author_role author
author2 Chultz, Rogério de Menezes
Freire Zimmer, Melissa
Oliveira Silva, Nilton
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonet, Camila
Chultz, Rogério de Menezes
Freire Zimmer, Melissa
Oliveira Silva, Nilton
dc.subject.por.fl_str_mv pneumoconioses, câncer de pulmão, inalação
topic pneumoconioses, câncer de pulmão, inalação
description INTRODUÇÃO: O câncer de pulmão associado às pneumoconioses é considerado ocupacional. Originado pela exposição a agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho. As pneumoconioses são pneumopatias relacionadas à inalação de poeiras em ambientes de trabalho. A carcinogênese é multicausal, existindo diversos fatores envolvidos neste processo que interagem. A história ocupacional é de fundamental importância para o levantamento das hipóteses diagnósticas. OBJETIVO: Investigar a relação de causalidade entre câncer de pulmão e pneumoconioses. MÉTODO: Trata-se de um estudo de revisão de literatura. DISCUSSÃO: As pneumoconioses são doenças respiratórias, não neoplásicas, ocasionadas por exposição a poeiras minerais de diferentes agentes químicos e físicos. Existem vários tipos de pneumoconiose, causadas por tipos diferentes de agentes, entre elas as mais prevalentes são a silicose, asbestose, pneumoconiose de poeira mista, do carvão (PTC); sendo a silicose a mais frequente, seguida da asbestose. A sílica possui poder genotóxico que pode afetar diretamente o DNA das células. O amianto é considerado uma substância de alto potencial cancerígeno em quaisquer das suas formas, podendo causar dano oxidativo ao DNA das células. O risco de câncer pulmonar é maior em pacientes com exposição ocupacional e que possuem contato direto com substâncias cancerígenas, durante a fase de absorção, onde partículas minúsculas de poeira inalada se depositam nos alvéolos, causando danos ao pulmão. CONCLUSÃO: Portanto, não existe real relação entre pneumoconioses e o câncer de pulmão, apenas semelhanças entre o processo de fibrogênese e a carcinogênese. A mistura de substâncias juntamente com outros fatores associados, podem levar a formação do câncer.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2682
10.46311/2318-0579.56.eUJ2682
url https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2682
identifier_str_mv 10.46311/2318-0579.56.eUJ2682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uninga.br/uninga/article/view/2682/2142
10.46311/ru.v56i4.2682.g2142
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
publisher.none.fl_str_mv Editora Uningá
dc.source.none.fl_str_mv Revista Uningá; Vol. 56 No. 4 (2019): Revista UNINGÁ; 177-186
Revista Uningá; v. 56 n. 4 (2019): Revista UNINGÁ; 177-186
2318-0579
10.46311/ru.v56i4
reponame:Revista Uningá (Online)
instname:Centro Universitário Uningá
instacron:UNINGA
instname_str Centro Universitário Uningá
instacron_str UNINGA
institution UNINGA
reponame_str Revista Uningá (Online)
collection Revista Uningá (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá
repository.mail.fl_str_mv revistauninga@uninga.edu.br
_version_ 1797042165443985408