CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH: COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS TRATADOS E NÃO TRATADOS COM METILFENIDATO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Uningá (Online) |
Texto Completo: | https://revista.uninga.br/uninga/article/view/779 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo verificar se há um melhor desempenho escolar entre as crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH que fazem o uso de metilfenidato quando comparadas com crianças diagnosticadas que não fazem o uso do medicamento. A coleta de dados foi feita através da aplicação do teste de desempenho escolar (TDE) de Lilian Milnistky Stein, com crianças do sexto ao nono ano, com faixa etária de 11 a 14 anos, de ambos sexos e diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, regularmente matriculadas no Colégio Estadual Princesa Izabel, Umuarama, PR, e que recebem atendimento educacional especializado, Sala de Recursos Multifuncionais, SRM, no contra turno escolar. A aplicação do TDE foi feita de forma individual pelas psicopedagogas responsáveis, observando as condições padrão de iluminação, controle de ruídos e acomodações, que são comuns a outros exames psicopedagógicos. Os resultados obtidos foram convertidos em uma tabela, sendo classificados em: superior, médio e inferior para cada série escolar, a qual foi utilizada para comparação de desempenho de um estudante para outro. Os resultados indicam que o grupo sem tratamento medicamentoso obteve desempenho escolar maior que o grupo em tratamento medicamentoso para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade confirmando a hipótese de que o tratamento medicamentoso isolado não é suficiente para o combate de um transtorno multifatorial como o TDAH. |
id |
UNINGA-1_8d04f5c00a3f9500cd0f8ce5c9455c7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.uninga.br:article/779 |
network_acronym_str |
UNINGA-1 |
network_name_str |
Revista Uningá (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH: COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS TRATADOS E NÃO TRATADOS COM METILFENIDATOTranstornoDéficit de atençãoHiperatividadeMetilfenidatoRitalinaO presente estudo tem por objetivo verificar se há um melhor desempenho escolar entre as crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH que fazem o uso de metilfenidato quando comparadas com crianças diagnosticadas que não fazem o uso do medicamento. A coleta de dados foi feita através da aplicação do teste de desempenho escolar (TDE) de Lilian Milnistky Stein, com crianças do sexto ao nono ano, com faixa etária de 11 a 14 anos, de ambos sexos e diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, regularmente matriculadas no Colégio Estadual Princesa Izabel, Umuarama, PR, e que recebem atendimento educacional especializado, Sala de Recursos Multifuncionais, SRM, no contra turno escolar. A aplicação do TDE foi feita de forma individual pelas psicopedagogas responsáveis, observando as condições padrão de iluminação, controle de ruídos e acomodações, que são comuns a outros exames psicopedagógicos. Os resultados obtidos foram convertidos em uma tabela, sendo classificados em: superior, médio e inferior para cada série escolar, a qual foi utilizada para comparação de desempenho de um estudante para outro. Os resultados indicam que o grupo sem tratamento medicamentoso obteve desempenho escolar maior que o grupo em tratamento medicamentoso para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade confirmando a hipótese de que o tratamento medicamentoso isolado não é suficiente para o combate de um transtorno multifatorial como o TDAH.Editora Uningá2019-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/77910.46311/2318-0579.56.eUJ779Revista Uningá; Vol. 56 No. 2 (2019): Revista UNINGÁ; 151-159Revista Uningá; v. 56 n. 2 (2019): Revista UNINGÁ; 151-1592318-057910.46311/ru.v56i2reponame:Revista Uningá (Online)instname:Centro Universitário Uningáinstacron:UNINGAporhttps://revista.uninga.br/uninga/article/view/779/197510.46311/ru.v56i2.779.g1975Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁinfo:eu-repo/semantics/openAccessBento, Luiz AntonioFerreira, Mariana AfonsoLima, Sandra EdneaManganotti, Sueli Aparecida2019-06-03T04:32:07Zoai:ojs.revista.uninga.br:article/779Revistahttps://revista.uninga.br/uninga/indexPUBhttps://revista.uninga.br/uninga/oairevistauninga@uninga.edu.br2318-05792318-0579opendoar:2019-06-03T04:32:07Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningáfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH: COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS TRATADOS E NÃO TRATADOS COM METILFENIDATO |
title |
CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH: COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS TRATADOS E NÃO TRATADOS COM METILFENIDATO |
spellingShingle |
CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH: COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS TRATADOS E NÃO TRATADOS COM METILFENIDATO Bento, Luiz Antonio Transtorno Déficit de atenção Hiperatividade Metilfenidato Ritalina |
title_short |
CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH: COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS TRATADOS E NÃO TRATADOS COM METILFENIDATO |
title_full |
CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH: COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS TRATADOS E NÃO TRATADOS COM METILFENIDATO |
title_fullStr |
CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH: COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS TRATADOS E NÃO TRATADOS COM METILFENIDATO |
title_full_unstemmed |
CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH: COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS TRATADOS E NÃO TRATADOS COM METILFENIDATO |
title_sort |
CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE – TDAH: COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS TRATADOS E NÃO TRATADOS COM METILFENIDATO |
author |
Bento, Luiz Antonio |
author_facet |
Bento, Luiz Antonio Ferreira, Mariana Afonso Lima, Sandra Ednea Manganotti, Sueli Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Mariana Afonso Lima, Sandra Ednea Manganotti, Sueli Aparecida |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Luiz Antonio Ferreira, Mariana Afonso Lima, Sandra Ednea Manganotti, Sueli Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno Déficit de atenção Hiperatividade Metilfenidato Ritalina |
topic |
Transtorno Déficit de atenção Hiperatividade Metilfenidato Ritalina |
description |
O presente estudo tem por objetivo verificar se há um melhor desempenho escolar entre as crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade – TDAH que fazem o uso de metilfenidato quando comparadas com crianças diagnosticadas que não fazem o uso do medicamento. A coleta de dados foi feita através da aplicação do teste de desempenho escolar (TDE) de Lilian Milnistky Stein, com crianças do sexto ao nono ano, com faixa etária de 11 a 14 anos, de ambos sexos e diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, regularmente matriculadas no Colégio Estadual Princesa Izabel, Umuarama, PR, e que recebem atendimento educacional especializado, Sala de Recursos Multifuncionais, SRM, no contra turno escolar. A aplicação do TDE foi feita de forma individual pelas psicopedagogas responsáveis, observando as condições padrão de iluminação, controle de ruídos e acomodações, que são comuns a outros exames psicopedagógicos. Os resultados obtidos foram convertidos em uma tabela, sendo classificados em: superior, médio e inferior para cada série escolar, a qual foi utilizada para comparação de desempenho de um estudante para outro. Os resultados indicam que o grupo sem tratamento medicamentoso obteve desempenho escolar maior que o grupo em tratamento medicamentoso para transtorno de déficit de atenção e hiperatividade confirmando a hipótese de que o tratamento medicamentoso isolado não é suficiente para o combate de um transtorno multifatorial como o TDAH. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/779 10.46311/2318-0579.56.eUJ779 |
url |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/779 |
identifier_str_mv |
10.46311/2318-0579.56.eUJ779 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uninga.br/uninga/article/view/779/1975 10.46311/ru.v56i2.779.g1975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA UNINGÁ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Uningá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Uningá; Vol. 56 No. 2 (2019): Revista UNINGÁ; 151-159 Revista Uningá; v. 56 n. 2 (2019): Revista UNINGÁ; 151-159 2318-0579 10.46311/ru.v56i2 reponame:Revista Uningá (Online) instname:Centro Universitário Uningá instacron:UNINGA |
instname_str |
Centro Universitário Uningá |
instacron_str |
UNINGA |
institution |
UNINGA |
reponame_str |
Revista Uningá (Online) |
collection |
Revista Uningá (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Uningá (Online) - Centro Universitário Uningá |
repository.mail.fl_str_mv |
revistauninga@uninga.edu.br |
_version_ |
1797042161556914176 |